Todo mundo é influenciador, desde o momento que nasce – essa é a tese que o empresário Bernardo Romaguera (@beromaguera) carrega consigo. Há 6 anos nesse mercado e a frente da @55connect_ar, faz com que marcas e influenciadores criem conexões genuínas de resultados expressivos. E é ai que vem o próximo passo: educar o mercado com o lançamento de uma EdTech do setor, que além de levar metodologia de influenciador para influenciador, carregará consigo uma bandeira social que fomentará acesso à Profissão Influencer. Veja a matéria completa e aprenda um pouco mais sobre influência, conteúdo e impacto, no link da bio.
Bernardo, formado em publicidade você direcionou sua carreira para o marketing de influência e tem feito um trabalho que merece destaque na área. Como a publicidade te ajudou nisso e quando teve essa virada de chave para o trabalho de influencer? A primeira porta de entrada para a remuneração, para a geração de receita aos influenciadores é a propaganda… Digo isso, pois eles criam conteúdo, atraem uma audiência e as marcas se interessam por isso, e criam desejo de aparecerem ali… Essa fórmula funciona desde sempre, em qualquer veículo, e sem dúvida me forma na área me ajudou a visualizar o mercado mais rápido, até porque comecei a trabalhar com isso logo no início do curso, meados de 2017.
O que resultou na sua agência 55 Connect. Para quem não conhece explica um pouco como é o trabalho da agência? A agência foi resultado da minha proximidade com o mercado publicitário, mas também com influenciadores. Quando vi o potencial de mercado comecei a oferecer, de forma transparente e genuína, o serviço de agenciamento e representação para perfis que eu enxergava uma oportunidade de crescimento. Assim eu fundei a 55 e hoje somos uma agência de marketing de influência que faz agenciamento, representação, captação de patrocínio, e também operamos campanhas diretas para marcas via influenciadores, criando um squad personalizado, trazendo o influenciador certo para aquela campanha, de uma marca específica.
De influencer para ser uma referência de influenciadores. Tanto que você fundou a EDI – Escola do Influenciador. O que mais procuram os influencers? A EDI promete. O influenciador procura, mais do que o sucesso, num primeiro momento, meios de se destacar e de se auto sustentar. Mas pra isso, existe um processo. Queremos fomentar o acesso a esse mercado de forma educacional e realista. Encurtar o caminho das pedras para pessoas que desejam se adentrar na profissão Influencer.
Com as redes sociais todo mundo de certa forma virou um influencer. O que difere são os profissionais e os orgânicos. Como você avalia quem realmente é um influencer nato? Todo mundo é influenciador, desde o momento que nasce. Quando você nasce você é um ponto de atenção para algum grupo de pessoas, nem que apenas para os médicos e enfermeiros responsáveis pelo parto, ou sua própria família. O que difere os profissionais ou os orgânicos é a intenção, ou melhor, como eu trabalho a minha influência a favor de algo ou algum objetivo.
E com tanta gente querendo ser influencer profissional, qual o futuro disso? Como o mercado vai absorver todo esse volume de influencers? O mercado irá absorver e está absorvendo influenciadores que trabalham de forma consistente e possuem uma comunidade de seguidores engajada. Não importa a quantidade de seguidores desse influenciador, mas importa a qualidade de quem o segue, se realmente compram o barulho que aquele perfil faz. Além disso, cada vez mais veremos influenciadores com seus próprios produtos ou filiados a alguma empresa, os futuros vendedores são acima de tudo influenciadores, livres via mercado, mas com comunidades de nicho e possivelmente interessadas nas ofertas dele, como consequência da relevância que ele criou através do conteúdo que ele oferece.
Para o cliente ou empresa que pensa em contratar um influencer, o que ele deve ter em mente? Como escolher o que melhor vai dar retorno? Dentro da empresa, da marca, o time responsável pelo marketing deve entender que influenciador é mais um canal de distribuição de mídia ou de aquisição para alavancar a mensagem da marca. Por isso, você deve ter um objetivo de negócio muito bem definido para trabalhar com esse “canal”, digamos assim, e claro, o quão mais organizado e estruturado esse trabalho for feito em conjunto com uma agência especialista no assunto, assim como é a 55, mais resultado vai gerar. Os resultados podem ser vários, desde reconhecimento de marca a conversão direta, mas existem estratégias necessárias para alcançar cada meta embasada.
Sabemos que número de seguidores não quer dizer efetivamente engajamento. No caso, quantidade não é qualidade. Como avaliar isso? Uma comunidade forte é o que mais importa. O quão mais atenção seus seguidores te dão, mais engajado você é com eles, e mais forte é a sua comunidade. Isso é um ponto chave de construção de marca. Só constrói marca forte quem gera valor. E, no fim do dia, tudo é marca.
Você terminou virando uma referência de lifestyle, que vai do esporte a viagens e tecnologia. Onde se sente mais à vontade? Fico honrado com essa visão, (risos). Mas eu me sinto à vontade encontrando um ponto de equilíbrio nessas áreas, sendo bem sincero. Preciso do meu trabalho para embasar minha missão no mundo, e com bons resultados fomento desejos como os esportes e as viagens que eu faço, onde os treinos também são mega importantes, pois me preparam para as aventuras que eu faço.
Saindo da vida digital, o que te completa? Deus, minha família, amigos, natureza, viagens, treinos e alguns hobbies.
Como cuida do corpo e da mente? Deus, família, treino, trabalho, alimentação, amigos, solitude e natureza. São, de forma resumida, quesitos que em equilíbrio me auxiliam nesses cuidados.
O que mais deseja para o futuro? Quais os próximos passos? Fazer a diferença. Hoje e sempre. Não importa para quantos, mais gerar impacto, positivamente. Só assim algo retorna pra mim ou pra minha empresa.
E para conquistar Bernardo, basta… Ser consistente e não desistir. É impossível derrotar quem não desiste.
Fotos Angelo Pastorello
Produção e Styling Ju Hirschmann