![](https://revistamensch.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Alfa-01.jpg)
Ao longo da sua história, a Alfa Romeo tem sido inovadora em carros com uma estética marcante e (para muitos) atemporal. É o caso da versão de estrada do protótipo de corridas Autodelta Tipo 33, o 33 Stradale. Desenhado por Franco Scaglione, foram produzidas pela mão da Carrozzeria Marazzi apenas 18 unidades entre 1967 e 1969 deste esportivo. O modelo foi uma tentativa da marca italiana trazer para a estrada alguma tecnologia que utilizou em competições. Na história da indústria automobilística há vários exemplos de fantásticos modelos de competição que chegaram às ruas. Um deles é o Alfa Romeo 33 Stradale, um dos grandes nomes da marca italiana que esta semana cumpriu seus 55 anos.
![](https://revistamensch.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Alfa-02-660x1024.jpg)
![](https://revistamensch.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Alfa-05.jpg)
Projetado por Franco Scaglione, esse modelo era vendido por um preço exorbitante para a época. Era por volta de sete vezes mais caro que o valor médio que se pagava por um carro nos anos 70. No verão europeu de 1967 surgiu pela primeira vez, e hoje é cotado em perto de 2.5 milhões de euros, preço médio que se paga nos leilões.
O novo desportivo da casa milanesa conquista imediatamente o público, pelas suas linhas redondas, sem ailerons ou spoilers para interferir na pureza do desenho. Em vez de agressividade, as curvas do Stradale acabam tendo certa, digamos, sensualidade. O V8 é visível através do visor traseiro e a abertura de portas em borboleta estende-se até ao capô, facilitando desta maneira o acesso a um veículo que nem chega a um metro de altura.
PURA INSPIRAÇÃO
Inspirado no Alfa Romeo Tipo 33, para tornar-se um veículo de rua teve que deixar pelo caminho uma boa cavalaria de potência. Passou de 270 a 230 cv, energia que desenvolvia o motor V8 de 2.0 litros que contava com duas velas de ignição por cilindro. Para governá-lo era utilizada uma transmissão de seis velocidades. Oficialmente o modelo de dois lugares da Alfa Romeo anunciava uma velocidade máxima de 260 km/h. Sua aceleração era forte, já que cumpria o sprint de 0 a 100 km/h em somente 5,5 segundos. Para celebrar os 55 anos do modelo, a marca celebrará uma exposição no Museo Storico Alfa Romeo de Arese.
![](https://revistamensch.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Alfa-04.jpg)
![](https://revistamensch.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Alfa-03.jpg)