Ao longo da sua história, a Alfa Romeo tem sido inovadora em carros com uma estética marcante e (para muitos) atemporal. É o caso da versão de estrada do protótipo de corridas Autodelta Tipo 33, o 33 Stradale. Desenhado por Franco Scaglione, foram produzidas pela mão da Carrozzeria Marazzi apenas 18 unidades entre 1967 e 1969 deste esportivo. O modelo foi uma tentativa da marca italiana trazer para a estrada alguma tecnologia que utilizou em competições. Na história da indústria automobilística há vários exemplos de fantásticos modelos de competição que chegaram às ruas. Um deles é o Alfa Romeo 33 Stradale, um dos grandes nomes da marca italiana que esta semana cumpriu seus 55 anos.

Projetado por Franco Scaglione, esse modelo era vendido por um preço exorbitante para a época. Era por volta de sete vezes mais caro que o valor médio que se pagava por um carro nos anos 70. No verão europeu de 1967 surgiu pela primeira vez, e hoje é cotado em perto de 2.5 milhões de euros, preço médio que se paga nos leilões.

O novo desportivo da casa milanesa conquista imediatamente o público, pelas suas linhas redondas, sem ailerons ou spoilers para interferir na pureza do desenho. Em vez de agressividade, as curvas do Stradale acabam tendo certa, digamos, sensualidade. O V8 é visível através do visor traseiro e a abertura de portas em borboleta estende-se até ao capô, facilitando desta maneira o acesso a um veículo que nem chega a um metro de altura.

PURA INSPIRAÇÃO

Inspirado no Alfa Romeo Tipo 33, para tornar-se um veículo de rua teve que deixar pelo caminho uma boa cavalaria de potência. Passou de 270 a 230 cv, energia que desenvolvia o motor V8 de 2.0 litros que contava com duas velas de ignição por cilindro. Para governá-lo era utilizada uma transmissão de seis velocidades. Oficialmente o modelo de dois lugares da Alfa Romeo anunciava uma velocidade máxima de 260 km/h. Sua aceleração era forte, já que cumpria o sprint de 0 a 100 km/h em somente 5,5 segundos. Para celebrar os 55 anos do modelo, a marca celebrará uma exposição no Museo Storico Alfa Romeo de Arese.