CARREIRA: FABIANA DE SANCTIS – A ARTE DE RECEBER BEM

NO PRAZER DE REUNIR AMIGOS, A EMPRESÁRIA PERNAMBUCANA FABIANA FALCÃO ENCONTROU A FÓRMULA PARA HONRAR O LEGADO DA FAMÍLIA SEM ABRIR MÃO DA REALIZAÇÃO PESSOAL

Por Larissa Lins

Entre os dons que não podem ser tecnicamente ensinados, Fabiana Falcão foi agraciada com o de reunir amigos. E o que poderia ser apenas um hobby para os finais de semana na varanda de seu apartamento é, na verdade, a principal engrenagem por trás de seu sucesso junto aos negócios da família e projetos pessoais. Dividindo a rotina entre o Recife, São Paulo e Fernando de Noronha, a empresária é CMO do Dolphin VillaHotel Noronha – estrutura pioneira para o turismo na ilha pernambucana – e está à frente do Noronha Prime. Casada, mãe de dois filhos e coordenando mais de trinta colaboradores, explica o malabarismo bem-sucedido de seus compromissos com tranquilidade: “Quando você dá importância aos seus projetos, os outros aprendem a respeitá-los também.”

A história de Fabiana, ela repete sorridente a quem lhe pergunta, se confunde com a do Dolphin VillaHotel e do turismo em Noronha, onde a pernambucana amadureceu assistindo às tratativas dos pais, Luiz Falcão e Maria do Carmo, em prol da consolidação daquele polo. Foram eles os responsáveis por inaugurar o primeiro hotel do arquipélago, nos anos 1980, quando apenas ilhéus e militares que tinham a ilha como base circulavam pela região. “Eles colaram no mapa um destino turístico que ainda não existia. E até hoje continuam trabalhando no Dolphin, administrando os setores Jurídico e de Compras”, conta Fabiana, que se prepara para comemorar nos próximos meses os 41 anos de atuação da família em Noronha e 21 anos do Dolphin VillaHotel.

“Não tenho palavras para descrever o orgulho que sinto dos meus pais. Eram muito jovens quando assumiram o desafio de transformar a ilha em polo turístico. E conseguiram. Quando nem contávamos ainda com órgãos de regulamentação na região, meus pais proibiram pesca com arpão a peixes e a parada para mergulho na Baía dos Golfinhos, percebendo que os animais estavam ameaçados. Como não sentir orgulho disso?”, ela conta. A fauna, a geografia e a vibração de Fernando de Noronha são, para Fabiana, três dos principais atrativos para que o arquipélago pernambucano se mantenha como um “destino-desejo” para brasileiros e estrangeiros. E influenciam, ainda, alguns de seus hábitos e traços de personalidade. É em contato com a natureza que a empresária recarrega as energias e conversa com o divino: “Minha conexão com Deus é assistir a um pôr do sol. Aquelas cores do céu ao entardecer me trazem paz.”

Ancorada em momentos assim, Fabiana Falcão tem procurado novo compasso para a rotina tantas vezes frenética, dividida entre os negócios e a família. A busca por autoconhecimento e o cuidado com a alimentação têm sido algumas das principais estratégias para acompanhar as demandas, que estão sempre sendo somadas a novos projetos. “Estou atenta aos sinais do meu corpo. Tenho buscado desacelerar, ponderar sobre as possibilidades, dar valor a conexões verdadeiras, investir tempo no que me faz bem. Até mesmo aceitar uma certa dose de rotina”, revela. “É um processo de amadurecimento que surgiu de uma autoanálise, quando eu estava à beira de um burnout. Me vi obrigada a parar um pouco e olhar para dentro de mim”, complementa.

Garantir leveza e autocuidado a si mesma será fundamental para este ano, ela sabe, quando há muito o que realizar. Além dos projetos pessoais em andamento neste primeiro semestre, está retomando o perfil Noronha Lovers (@noronhalovers), onde compartilha fotos e dicas relacionadas ao arquipélago. Além do abastecimento na rede social, o projeto ganha agora site e um time para produção de conteúdos regulares. Por trás das pautas, alguém que conhece a região a fundo: “É feito por quem conhece Noronha e sabe o que fazer, quando visitar a ilha, onde comer…”, explica Fabiana, que também orquestra novidades para o Noronha Prime, outro de seus projetos alimentados pelo dom de receber amigos.

“O propósito do Noronha Prime é oferecer experiências exclusivas em Fernando de Noronha. Passeios privativos de barco, sunsets entre amigos, casamentos…”, detalha a empresária. Com registros e bastidores também compartilhados no Instagram (@noronhaprime), o projeto ganha novo fôlego este ano e aposta na realização de eventos e encontros memoráveis no arquipélago pernambucano. Fabiana pretende ampliar o quadro de colaboradores e a quantidade de veículos a serviço do Noronha Prime na ilha, a fim de atender à demanda que vem se multiplicando nos últimos anos. De micro weddings a casamentos de grandes proporções, realizam os passeios que seus clientes idealizam, estejam eles hospedados no Dolphin VillaHotel ou não. “Temos hóspedes diferenciados que nem sempre queriam estar em qualquer passeio turístico, então oferecemos experiências diferenciadas também. Lanchas privativas, festivais de sushi a bordo, casamentos em alto-mar. Começamos atendendo nossos hóspedes, depois outros visitantes da ilha começaram a nos procurar”, ela relata. O Dolphin VillaHotel, inclusive, também terá capacidade de atendimento ampliada ao longo deste ano: “Temos duas novas vilas para serem erguidas, uma delas será concluída ainda em 2022 e outra deve começar a ser construída. Estamos crescendo, mas nunca damos passos maiores do que as pernas, vamos crescendo sólidos, com os pés no chão”, pondera.

“O principal desafio é administrar um negócio em que você não está fisicamente presente todos os dias, o dia todo. Além dos desafios inerentes a qualquer trabalho em Noronha: precisamos de engrenagens que vêm de fora, entre insumos e mão-de-obra, mas precisamos fazer com que as coisas acontecem lá, na ilha”, avalia. Entre a valorização do pioneirismo do Dolphin enquanto estrutura hoteleira na ilha e o cuidado em honrar a visão estratégica de seus pais, Fabiana divide parte das responsabilidades com os negócios da família com o irmão Leonardo, responsável pelo setor Financeiro do Dolphin. “Sem ele, não existe empresa”, destaca. E leva os aprendizados dos últimos anos como combustível para os planos de aprimoramento e expansão: “Foi muito louco o que enfrentamos com a pandemia da Covid-19. Não podíamos parar e, ao mesmo tempo, estávamos numa das únicas localidades do Brasil em que as pessoas foram impedidas de entrar. Dependíamos de decisões do poder público. O maior desafio foi manter o máximo de colaboradores que conseguimos, fechar negócios antecipadamente para que a empresa faturasse”, lembra. Desde setembro de 2020, no entanto, assistem a uma procura ainda maior por hospedagem na ilha: 2021 foi um ano disputado no Dolphin e 2022 promete ser ainda mais. “Ainda estamos recebendo pessoas que compraram diárias durante a pandemia e não conseguiram vir”, conta.

Na lista de hóspedes, nomes famosos: Cléo Pires, Caio Castro, Fernanda Paes Leme, Henry Castelli, Leandro D’Lucca, entre outros artistas e influenciadores. “São gente como a gente. Muitos viraram amigos queridos. Deixá-los se despirem um pouco da fama do continente é fundamental! Sim, porque em Noronha até os famosos são tratados com certa normalidade. Eu mesma nunca fui muito tiete, Noronha sempre atraiu artistas e cresci cercada por eles”, ela pondera. Em tempos de likes e marcações nas redes sociais, faz questão de tratar as celebridades com acolhimento e simplicidade. Sua recompensa é perceber a sensação de pertencimento entre quem se hospeda sob seus cuidados: “Os hóspedes têm a sensação de voltar para casa. Nosso time conhece até o drink de que mais gostam. Recebo hóspedes e, no final, me despeço de amigos”, comemora. Mas é na varanda de casa – que ampliou para promover encontros ainda maiores -, ao lado do marido Fábio e dos filhos João Vitor (12) e Davi (17), que Fabiana Falcão recarrega as energias para manter seus projetos em movimento. E aconselha: “É preciso botar as caras. Independentemente de familiares, filhos, marido, compromissos, nenhuma mulher deve se esquecer de quem é. Não se apague para que o outro te controle. Se você não tiver respeito por suas escolhas, ideais e prioridades, ninguém vai ter.”