A trajetória do executivo Felipe Zogbi, quejá esteve à frente de grandes empresas como Ambev / Ab Inbev, Grupo Votorantim, Movida e o Grupo DPSP (Drogarias São Paulo e Pacheco), é inspiradora. Ao todo já são trinta anos de carreira onde se destacou como líder de várias áreas e setores, capaz de transformar desafios em oportunidades de crescimento e transformação. Atuando tanto no mercado nacional quanto no internacional, ao longo dos anos pôde demonstrar sua capacidade única de impulsionar o crescimento de grandes corporações tendo como aliado uma visão empreendedora que o torna referência no cenário empresarial atual. O resultado de tudo isso foi a criação da FTC Participações com mais dois sócios – Thiago Palazzini e Ricardo Camhaji – onde juntos passaram a impulsionar o crescimento de marcas em setores resilientes do mercado como saúde & beleza e alimentação.
Com trinta anos de carreira você já esteve à frente de grandes empresas como Ambev / Ab Inbev, Grupo Votorantim, Movida e o Grupo DPSP. Qual a melhor forma de encarar desafios e transformá-las em oportunidade de crescimento? Trabalhar em grandes corporações me ajudaram muito na formação de minha base de gestão de pessoas, gestão de rotina, gestão estratégica e toda relação que envolve produto e clientes. Com essa base e principalmente quando você sai de grande corporações e passa lidar com recursos mais limitados, menos estrutura e etc. A palavra FOCO e AGILIDADE se tornam ainda mais fundamentais. Aqui na FTC decidimos focar em duas verticais de negócio – saúde e alimentação por serem setores extremamente resilientes, por ter gigantescas oportunidades de inovação e principalmente por acreditar em nosso knowhow para formatar produtos, serviços e clientes com escala e excelente rentabilidade.
Indo para o início dessa trajetória de sucesso, como tudo começou? Qual sua formação e como foi se tornando o executivo que é hoje? Me formei em administração de empresas e me especializei com MBA em RH e negócio, mas costumo brincar que tudo começou bem cedinho, aos meus 14 anos. Iniciei junto ao meu irmão e meu pai em uma construtora da família, éramos tipo aquele faz tudo (de descarregar caminhão junto com os demais funcionários a comprar um terreno de milhões para virar um prédio. Entender como as coisas funcionam no “chão de fábrica” é fundamental para qualquer pessoa que queira crescer. Te aproxima da realidade, traz propriedade naquilo que você está discutindo. Após quatro anos em nossa construtora, decidi que era hora de “profissionalizar” meu aprendizado. Aos 18 anos entrei em um programa de estágio na Brahma (1998) e lá fiz a grande escola de formação de negócio de minha carreira. Brahma, que posteriormente virou Ambev e depois Inbev.
Passei por todas estas fases, por todas as áreas do negócio, em três países distintos e a oportunidade de trabalhar com excelentes líderes entregando vários desafios. Após estas etapas trabalhei em outras grandes corporações como Grupo Votorantim e mais recentemente em toda trajetória de profissionalização, e expansão da Rede de Drogarias São Paulo e Pacheco (Grupo DPSP). E na DPSP o “bicho do varejo” me picou, loja, cliente e produto. Depois que esta realidade entrou em meu contexto, nunca mais larguei. É um mundo tão dinâmico, tão interessante nas várias realidades que este Brasil tem da uma revista inteira se contar todos os casos. Na DPSP foi meu maior cenário de gestão, tinha sob minha responsabilidade mais de 24 mil colaboradores, 500 MM ano para investir e gerir custos de aproximadamente 2B de reais ao ano. E também o cenário de expansão de lojas e territórios, saímos de 400 lojas em 2014 para 1.400 em 2022, era uma mini fábrica de fazer lojas em todo o Brasil.
Você sempre atuou na indústria de consumo e varejo, isso era algo planejado desde o início ou o trabalho foi te levando a isso? Dizer que foi planejado não seria verdade, porém foi meio que “paixão à primeira vista”. A realidade de você poder materializar um produto, atender a expectativa que um cliente tenha sobre determinada coisa, ir a campo para saber se aquilo está dando certo ou não é maravilhoso. E não tem fórmula mágica, é só vivendo que estas realidades se apresentam. E o varejo tem tudo isso. O mundo de lojas e o de franquias é onde mais atuo, hoje dá a possibilidade de pequenos (e grandes) empreendedores de ter seu negócio próprio, ser o CEO de sua própria operação. Mas tem que lembrar, o varejo e bens de consumo precisam de dedicação do dono, do suor de quem realmente quer fazer a coisa acontecer, pois se não acompanha o negócio não prospera. Tenho diversos casos em nossas redes onde enumero e provo os resultados diferenciados do empresário que está no dia-a-dia de seu negócio.
Grandes marcas agregam grandes valores. E um cuidado redobrado. Quais os maiores cuidados que se deve ter ao cuidar de uma grande marca? Nossas marcas associadas a grandes produtos são a forma que nossos clientes e consumidores se aproximam (ou se afastam) de nós. Cuidar da marca significa entregar aos clientes o atendimento acima de suas expectativas, produtos com qualidade excepcional somado ao ambiente do negócio ao qual seu produto está inserido. Outro ponto fundamental refere-se a nossa equipe, pois você pode ter tudo aquilo que descrevi acima, mas na hora de entregar o produto ao cliente um funcionário mal treinado, rude ou qualquer coisa semelhante pode colocar tudo a perder.
Algumas marcas encantam o consumidor de cara. Isso pode se tornar uma cilada pois não se pode acomodar nesse “sucesso”. Como você encara isso? Levando em conta hoje as marcas que FTC Participações tem em seu grupo? Sim, principalmente no contexto do mercado onde as mídias digitais têm um papel tão relevante (e decisivo) na decisão de consumo dos nossos consumidores. Somos mais tradicionais desde a decisão de formatação de nossos negócios até chegar no que queremos entregar de produto. Por exemplo, tenho certeza da qualidade de nossos produtos da Davvero (nossa Gelateria), todos são produzidos diariamente, produtos naturais, frutas e etc. Itens estudados para entregar sabor e qualidade nutricional a quem nos procura. Neste contexto, dificilmente você irá na Davvero ou em nossos negócios um “topping” só por modismo de mídia social e se tiver é porque tem qualidade, porque foi estudado para estar lá. E não é raro encontrar negócios que saíram rapidamente da modinha e não conseguiram se sustentar na “próxima moda”.
Você tanto atua como atuou no mercado nacional quanto no internacional, sempre trazendo uma visão empreendedora que o torna referência no cenário empresarial atual. Como percebe isso? Vivenciar a oportunidade de trabalhar na América Latina – Argentina, Venezuela, Rep. Dominicana, Guatemala e outros – e também na Europa te coloca em mais um MBA da vida. São realidades diferentes, culturas negociais diferentes, timings muitas vezes diferentes e menos acelerados do que creio que os brasileiros tem. Além disso, te obriga a entender contextos muito mais amplos de risco, de onde colocar o capital para realizar um projeto.
Em 2022, você decidiu se dedicar exclusivamente na FTC Participações com mais dois sócios – Thiago Palazzini e Ricardo Camhaji. Como é a atuação de vocês e como evoluiu a empresa ao longo desses dois anos? Sim, após esses trinta anos como executivo, achei importante esta movimentação de carreira para gerar valor de outra forma. Creio que contribui e aprendi bastante por onde passei e planejei este momento de junto aos meus sócios criamos o “nosso negócio”. E como a vida ensina, nada melhor do que juntar-se a pessoas e profissionais competentes, que tive a sorte de ser antes amigo e agora amigos e sócios. Somamos nossas principais qualidades, vivemos o dia a dia de nossas empresas e cada qual lidera um negócio com suas fortalezas e quando necessário nos complementamos com aquilo que nos falta. Thiago Palazzini tem uma história comercial fantástica por onde passou, é uma pessoa com muitas conexões, gera muito valor, sem falar na energia da convivência e da realização. Ricardo Camhaji não é diferente, vem de experiências em bancos, empresário e um forte atuante em multi-franquias de moda e varejo. Ele sempre nos traz bons cenários de investimentos, traz o equilíbrio nos momentos mais tensos e nos ajuda a organizar as prioridades. E não diferente, fruto do nosso trabalho incansável, desta complementaridade e da sua múltipla experiência estamos avançando bem rápido e com qualidade. A Academia da Face, liderada por Thiago, já caminha para mais de 40 clínicas em todo Brasil, com sellout representativo. A Davvero iniciou sua jornada em agosto de 2023 com 5 operações próprias e em 12 meses devemos alcançar mais de 45 lojas vendidas e cerca de 35 lojas já inauguradas. E com esta expertise e resultados, atraímos novos negócios. A Tropicool, marca de Superfoods & Açai que já estava presente fora do país, passou a fazer parte de nossa cia em maio de 2024, e com isso, já estamos inaugurando a 3 loja das 25 que pretendemos nos próximos 10 meses. Ou seja, muito trabalho e foco em fazer nossos negócios crescerem com qualidade e rentabilidade.
O Brasil vem se destacando muito nessa área. Que produtos ou marcas têm crescido mais? E como uma marca pode fazer parte do grupo FTC? O setor de franquias é uma engrenagem muito importante na geração de empregos em diversos setores, consome muito das indústrias que o abastecem e cresce a mais de 13% a.a (fonte ABF – 2023). Estarmos atuando nele, com o knowhow que acreditamos ter é quase como “estar no lugar certo, na hora certa” em um mercado de mais de R$ 240 B de reais. Não por acaso, nossos focos são os setores que mais crescem – saúde, beleza + 17,9% e alimentação +17,5% em 2023. Nossa jornada é de muita interação e profundidade com estes empreendedores/idealizadores e contribuímos naquilo que eles acreditam (ou nós identificamos) para gerar a escala que o negócio pode chegar.
Quais os planos para médio e longo prazo da empresa? Nosso foco é continuar crescendo nas verticais de saúde e alimentação e no processo de estruturação de gestão como franqueadores de marcas relevantes. Temos em nosso portfólio cias que se posicionam em vários momentos de consumo de nossos clientes e queremos seguir nesta jornada entregando processos produtivos eficientes e simples aos nossos franqueados, que geram produtos de extrema qualidade e que se posicionam em todos os momentos de nossa vida cotidiana.