A montadora britânica Jaguar lançou a segunda geração do Jaguar mais vendido em todo o mundo, o XF chega com carroceria de alumínio e um peso 80 Kg mais leve que seus concorrentes. Com um visual elegante, progressivo e esguio, redefinindo os padrões de estética e dinâmica de condução para o segmento dos sedãs, com seu estilo esportivo, mas sem abrir mão do conforto e do luxo de um veículo Jaguar. Se comparado com a versão anterior, o modelo ficou 28% mais rígido e até 190 kg mais leve, com 75% da carroceria em alumínio. Ao mesmo tempo, a distância entre-eixos aumentou em 51 milímetros, proporcionando maior espaço interno.
No interior, um espaço do banco traseiro que é líder do segmento, com duas opções de cores nos bancos com revestimento em couro. Outro detalhe é o sistema de entretenimento InControl Apps, que garante a conectividade com smartphones em uma tela sensível ao toque de oito polegadas. O sistema de som é digital Bespoke com 825W e 17 alto-falantes. Por fora a versão de entrada tem rodas aro 18 polegadas, faróis bixenon e teto solar panorâmico por fora, além de bancos, portas e painel em couro, ar condicionado de duas zonas, controle de cruzeiro, GPS, assistente de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré por dentro.
Enquanto os modelos Prestige e R-Sport são equipados com motor 2.0 GTDi Turbo, que desenvolvem 240 cavalos de potência e levam 7 segundos para chegar aos 100 km/h, a versão topo de linha S é equipada com um 3.0 V6 Supercharged de 380 cavalos – o mesmo presente no superesportivo F-Type. Com ele, é possível chegar aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h. O Jaguar XF vem com motor 2.0 Ingenium diesel de 163 cavalos e 380Nm pode estar associado a uma caixa manual de seis marchas. Todos os outros motores estão associados exclusivamente com uma caixa automática de oito velocidades. O motor turbo de 2.0 litros a gasolina de injeção direta desenvolve 240 cavalos e 340Nm de torque. O novo Jaguar XF também oferece uma ampla gama de sistemas de assistência ao condutor, e é também o primeiro Jaguar a oferecer faróis full-LED.
Já disponível no mercado, o modelo é apresentado em três versões: a de entrada Prestige, por R$ 264.700, a esportiva R-Sport, de R$ 288.600, e a topo de linha S, de R$ 381.100. Todas as versões são equipadas com o sistema de transmissão ZF de oito velocidades.
Fonte: Jaguar, AutoEsporte, G1