Degustar um excelente vinho cercado de vinhedos verdes com picos nevados ao fundo parece uma experiência de luxo Européia, mas esta bem mais próxima e acessível do que imaginamos. Mendoza oferece um roteiro de vinhos maravilhoso que em nada deixa a desejar aos tradicionais roteiros Europeus.
Localizado nos pés da Cordilheira dos Andes mais próximo de Santiago do que de Buenos Aires Mendoza é uma cidade pacata e agradável famosa por produzir alguns dos melhores vinhos das Américas. As principais plantações de vinhedo ficam em três regiões próximas a cidade: Lujan de Cuyo, Maipo e Vale do Uco. Vale reservar um dia para cada região visitando de duas a três vinícolas por dia. Comece por Lujan onde está uma das bodegas mais famosas da Argentina, a Catena Zapata. Parada obrigatória em quase todos os roteiros é aqui que são produzidos alguns dos vinhos mais premiados do país. A estrutura é moderna e o centro de visitantes imita uma luxuosa pirâmide Asteca cercada de vinhedos. A visita vale principalmente pela degustação com várias opções no cardápio incluindo os rótulos mais especiais da bodega.
A região mais distante do Vale do Uco guarda algumas das paisagens mais bonitas da região e vale a visita apesar da distancia de mais de 100 km de Mendoza. Aqui o destaque está na moderna e sustentável bodega O Fournier. Com um projeto arquitetônico diferenciado essa bodega inova não só na construção, mas também na recepção dos convidados. A degustação é oferecida apenas a clientes com reserva para refeição e é acompanhada de um delicioso menu degustação harmonizado com cada vinho servido. O restaurante com grandes janelas de vidro tem vista para os Andes e os vinhedos. Em nossa visita acabamos passando a tarde inteira na vinícola apreciando com calma cada prato e cada um dos excelentes vinhos servidos.
A noite não deixe de visitar dois restaurantes espetaculares. Os carnívoros podem abrir os trabalhos no excelente Dom Mario. Longe do centro esse é o restaurante favorito dos locais quando o assunto é parrilha. Quem busca um jantar mais sofisticado deve conhecer o Restaurante Frances Malmo que fica dentro da Bodega Escahuela a poucos minutos do centro da cidade. Vá a Mendoza com pelo menos quatro noites para curtir o roteiro com calma, afinal são mais de 2.000 bodegas e visitar mais de três por dia é experiência etílica comparável a um dia de Oktoberfet. Mendonza é um roteiro maravilhoso que assim como um bom vinho deve ser apreciado com calma e tranquilidade.