
Texto: André Lima / Fotos: Divulgação

Se você não se contenta em só ficar vendo “Star Wars”, existe uma maneira bem mais concreta de se imaginar no espaço. Porém primeiro é necessário você fazer uma viagem, mas é de avião mesmo, para França. E pra quem pensa que na França só tem historia e tradição está muito enganado. Pois em Toulouse, no sul dos Pirineus, iremos encontrar um dos maiores centros mundiais da indústria espacial. Lá, em 1997, foi inaugurada a cidade-espaço, com o objetivo de fazer com que as pessoas sintam as mesmas experiências de um astronauta no meio do espaço.

Como o destino é focado na astrologia, siga para o parque temático da Cité de l’Espace, que é um lugar não apenas para se divertir, mas também para aprender e experimentar. Possui também um planetário, um centro de meteorologia, um museu com objetos espaciais, jogos e muito mais.
Uma das maiores atrações da cidade espacial é a Ariane 5, mas calma, não é nenhuma hostess gostosa; é o foguete mais moderno da Europa, chegando a medir 55 metros, que por sinal foi pela primeira vez ao espaço em 1970, e já chegou a passar 14 meses longe da terra.
Você também poderá realizar alguns treinamentos que só são feitos pelos astronautas. Outra grande atração do local, é um protótipo idêntico da estação espacial russa, MIR, que é um local onde vários astronautas passam por treinamentos, antes de encarar uma estação espacial de verdade. Funciona como o único lugar do mundo onde os visitantes podem realmente entrar em uma estação espacial. Mostra como é seu cotidiano, como os astronautas se movimentam, onde dormem (em pé por sinal, porem admirando as estrelas) e até como funciona a ida ao banheiro.

Também muito interessante, é o Terradome, que é uma construção em forma de meia esfera que apresenta a história do espaço, quando ocorreu o Big-bang, e também do sistema solar. Inclui um novo planetário de 280 lugares, equipado com uma tela hemisférica de 600 m ², um cinema IMAX apresentando a estação espacial em 3D, com um filmes feito a bordo da estação espacial internacional.
O Cité de l’Espace também está equipado com inúmeras exposições, muitas vezes interativas, como por exemplo, com uma sala de controle próxima a do modelo do Ariane 5, que torna possível preparar o lançamento de um foguete, ajudar com seu vôo e, em seguida, colocar um satélite em órbita. Vale a pena conhecer a cidade, principalmente pelas experiências da cidade-espaço, por lá já passaram mais de quatro milhões de visitantes.
Enquanto isso, visite o site oficial: www.cite-espace.com
Fonte: www.abelard.org/france/cite_espace.php
http://br.franceguide.com/viagem-tematica/turismo-na-cidade/descubra-as-cidades/toulouse/home.html?NodeID=241