Por Márcia Dornelles
Convidamos o empresário Marcelo Riformato para nos contar sobre sua atuação no mundo Miss como CEO da franquia Terra no Brasil. Marcelo é engenheiro na área da construção civil, mas sempre investiu em projetos sustentáveis e com engajamentos no viés socioambiental. À frente do Miss Brasil Terra por dois anos consecutivos, ele conta com a expertise da competente Flávia Cavalcante para comandar o time de misses. Flávia é diretora executiva do concurso, cuida do conceito da marca e coordena a atuação das misses, além de atuar como mestre de cerimônias do evento. A vencedora deste ano foi a dentista cearense Morgana Carlos que irá representar o Brasil no Vietnã em novembro. Morgana já passou pela MENSCH recentemente.
ENTREVISTA COM MARCELO RIFORMATO
Marcelo você investiu na exibição do Miss Brasil Terra 2023 na TV aberta, em maio deste ano. Você acha que isto pode marcar a volta da transmissão dos concursos de beleza às grandes emissoras? Um dos meus sonhos quando iniciei esta jornada com a franquia Terra no Brasil era poder transmitir o concurso Miss Brasil Terra na TV, então quando surgiu esta oportunidade pela Rede TV foi sensacional. Os níveis de audiência foram fantásticos, se não me engano ficamos entre a quinta audiência do Brasil no dia da exibição. Nem me lembro quando foi a última vez que foi transmitido um concurso pela TV aberta. Acho que esta iniciativa é um resgate do glamour, de trazer de volta um concurso de beleza a nível nacional para a TV aberta.
Muitas pessoas confundem os nomes dos concursos de Miss Brasil e suas atribuições, qual a diferença do Miss Brasil Terra em relação aos demais? Nosso concurso faz parte do Grand Slam, um dos quatro maiores concursos de beleza do mundo. E há dois anos consecutivos estamos conseguindo colocá-lo como um dos maiores concursos de beleza do Brasil. O viés da sustentabilidade é o diferencial de nosso concurso. Isto agrega muito, pois trata-se de uma atitude fundamental a todas as empresas que se preocupam com o futuro do nosso planeta. Fomentar a cultura socioambiental é imprescindível a todas as empresas que praticam a responsabilidade social.
O Miss Brasil Terra foi recebido pelo governador do estado de SP, como foi a experiência? Foi uma grande honra sermos recebidos pelo governador no palácio dos Bandeirantes em São Paulo. Nosso governador foi muito atencioso! Fomos muito bem recebidos, inclusive a sua esposa se prontificou a participar como jurada do concurso. A reação da primeira dama foi a melhor possível! Foi um espetáculo emocionante! Imagina pessoas de vários estados brasileiros assistindo ao vivo pelo YouTube e depois também pela TV. Quando estas candidatas vêm para um concurso dessa magnitude elas mobilizam familiares, amigos, torcida, apoiadores. Elas trazem este engajamento. É uma pena que os concursos de beleza não estejam sendo aproveitados devidamente, e é isso que estamos fazendo hoje. Você mobiliza muito as pessoas com estes concursos.
Recentemente você patrocinou a coroa em homenagem à nossa primeira Miss Universo brasileira Iêda Maria Vargas, foi um momento icônico para o mundo miss? Sim, foi um momento icônico porque marca os sessenta anos de reinado da nossa primeira miss universo brasileira. Foi uma iniciativa do grupo « Misses do Brasil » onde suas fundadoras organizaram uma cerimônia para que Iêda fosse coroada relembrando a data de sua vitória em 1963. Por ocasião de sua coroação a miss vencedora não ficava com a coroa. Naquela época a coroa era passada de miss a miss, ano após ano, conforme iam sendo eleitas novas misses universo. Por isso foi uma honra patrocinar esta coroa em homenagem à Iêda e que desta vez ficará com ela.
Qual a expectativa e próximos passos para a grande final do Miss Earth? São as melhores possíveis, pois tivemos a sorte de ter uma Miss eleita muito bem preparada, competente, com uma força de vontade incrível e com beleza ímpar. E este ano elegemos nossa miss com muita antecedência! Além de termos uma Miss pronta, ainda teremos mais sete meses pela frente para que ela termine sua preparação.
Como está sendo a preparação da Miss Brasil eleita Morgana Carlos rumo ao Vietnã? Morgana é uma miss pronta, ela tem um rosto lindo, harmonioso, um corpo perfeito, tanto que ela ganhou o prêmio de melhor corpo também. Ela está fazendo o intensivo de inglês para aprimorar ainda mais o idioma tendo aulas diariamente, além de aulas de passarela. Nós da franquia Terra estamos proporcionando todas as condições necessárias para este período de preparação, como parcerias com clínicas de Estética, academia, Oratória, parcerias com marcas para organizar o guarda-roupa dela e tudo o que for necessário para que ela possa aprimorar ainda mais seus talentos. Nós da equipe Terra estamos acreditando muito que Morgana possui todos os atributos para trazer a coroa EARTH para o Brasil!
Fotos Anderson Barbosa / Beleza Heris Santos