ESTILO: ALMA SALGADA: STUDIO ORLA É PIONEIRA NO ESTILO FEITO À MÃO

SOB O COMANDO DE THIAGO MACIEL, MARCA CEARENSE É CONHECIDA POR PEÇAS AUTÊNTICAS QUE ENALTECEM A ANCESTRALIDADE NORDESTINA

Por Ivan Reis

Não é difícil perceber que as técnicas manuais entraram como uma das tendências mais vistas nas semanas de moda e nas ruas. Comandada pelo designer fortalezense Thiago Maciel, a Studio Orla se destaca no mercado de moda masculina, com proposta agênero, ao incorporar o crochê e a expertise do fazer artesanal com inspiração do mar e do sertão do Nordeste.

Estilo e técnica não poderiam ser melhores aliados para peças contemporâneas, versáteis e que traduzem a personalidade daqueles que se identificam com a marca cearense. Desde a customização de criações – evidenciando a valorização do trabalho artesanal e, essencialmente, exclusivo – às camisas de linho com detalhes em treliça, a Studio Orla mostra que é possível usar matérias-primas locais de forma inovadora, ao fazer releituras de peças clássicas do guarda-roupa masculino.

INÍCIO

Com apenas 17 anos, Thiago Maciel começou a trabalhar com moda e se envolveu com o mercado de varejo físico de marcas como Colcci e a loja tradicional multimarcas Anamac, em Fortaleza. Hoje, aos 33 anos, o diretor criativo busca entender, de fato, quem é o homem que consome a sua etiqueta. Rendendo-se à comunicação, deixou de ser vendedor para criar conteúdo digital próprio como influenciador. Mais de 70 mil seguidores o acompanham em um lifestyle regado a sol, praia e muito estilo. Nas araras da Studio Orla, o diretor criativo materializa esse universo com peças originais e que não se rendem ao caricato.  

“Amadurecendo um pouco mais sobre esse mundo, comecei a cursar marketing e, alguns anos depois, fui entender que o empreendedorismo também estava me conquistando, daí nasceu a Studio Orla que veio para dar significado a todas as minhas necessidades de um consumidor de moda. Fui verdadeiramente colocando meus desejos de moda nas peças e, até hoje, sigo compartilhando esses desejos em forma de roupa pelo mundo”, explica ele.

SOL, SAL E INSPIRAÇÃO

Logo no nome, a Studio Orla deixa claro que sua missão é “enaltecer tudo que o Ceará tem de melhor”. Com coleção lançada em drops mensais, a escolha das matérias-primas para a concepção e a confecção das peças cria um enredo coerente com o propósito da marca. A cada lançamento, cria-se um novo objeto de desejo.

Os momentos pós-praia podem ser bem interessantes com camisetas descoladas e um quimono feito em crochê – peças que são verdadeiras obras de arte. Em diferentes padronagens, os quimonos já são clássicos da marca e disputados por clientes de todo o país. O respeito ao tempo de produção necessário de cada peça artesanal é uma prioridade, e não se caracteriza como uma jogada de marketing.

Entre os best-sellers da marca, estão os shorts de surfista com detalhe em búzios, além das bolsas e sandálias feitas em parceria com Espedito Seleiro, mestre do trabalho em couro de Nova Olinda, no Cariri. Seu “sobrenome” vem da tradição de sua família ao fabricar selas. Os antepassados do artesão chegaram a confeccionar sandálias para o bando de Lampião.

MODA COM IMPACTO SOCIAL

A Studio Orla também gera resultados positivos na região em que atua, pois moda também contribui para o desenvolvimento da cultura e da geração de emprego. “Em 2021, criamos o projeto Crochetando Sal, parceria com a Associação de Artesãs em Itarema no interior do Ceará – projeto que nos orgulha e traz verdadeiramente a essência do nosso propósito como marca. De lá pra cá, nossa marca tem impactado diretamente na renda de mais de 12 mulheres e, indiretamente, em mais de 40 profissionais entre artesãos e artistas da nossa terra”, conta Thiago Maciel. Isso mostra que a relação com as raízes cearenses, vai muito além das referências estéticas.

Preocupando-se também com questões ambientais, a Studio Orla prioriza o uso de matérias-primas naturais. Além disso, 100% dos resíduos da produção são doados para as artesãs que fazem upcycle ao transformarem sobras de tecidos em redes. A etiqueta ainda auxilia iniciativas locais, como o trabalho com um grupo de artesãs que reutilizam o descarte de redes de pescar camarão para confeccionar bolsas com tingimento natural. Além de um perfil com quase 90 mil seguidores no Instagram (@studioorla) – com um feed repleto de belas imagens que retratam estilo de vida e inspirações, a marca possui um e-commerce e uma loja própria no bairro de Aldeota, em Fortaleza.