ESTRELA: VAI NA FÉ COM LETÍCIA SALLES

Quando Letícia Salles estreou na TV na 1ª fase da novela Pantanal como a apaixonada Filó, logo se percebeu que aquela garota tinha futuro. E não por acaso logo ela voltou para a TV com um novo papel de destaque em uma nova trama. Com uma personagem alto astral e ambiciosa, estamos falando da Érika de Vai Na Fé. De Filó para Érika uma diferença enorme mas o mesmo talento. Todo esse sucesso surpreendeu até mesmo Letícia que já chegou com tudo no horário nobre e deixou sua marca. Mas indo para o início, ela quase virou biomédica ou ficava na Inglaterra trabalhando como modelo. Mas essa história contamos aqui nessa entrevista com nossa estrela. E vai na fé!

Letícia, quando percebeu que seu futuro profissional apontava para outra área longe da biomedicina? Me dei conta de que não estava mais feliz e motivada em seguir cursando Biomedicina. Então, tínhamos a parte prática do curso e foi nessa fase que vi que não era o que realmente queria para minha carreira profissional, sabe? E foi a partir daí que percebi que precisava me reencontrar em outra área, fazer algo diferente. 

Cinco anos atrás você trabalhava como modelo e morava na Inglaterra. Que lembranças guarda dessa época? Nossa!!! Tenho ótimas lembranças dessa época. Desde o momento em que cheguei na Inglaterra sem falar uma palavra em inglês até o dia em que voltei para o Brasil determinada – estudar – a ser atriz. Na Inglaterra conheci pessoas do mundo inteiro e viajei para muitos lugares, a trabalho. O contato com culturas diferentes é enriquecedor, sempre comentei que gostaria que todos tivessem a oportunidade de passar por essa experiência um dia.

O quanto a moda te influenciou ou agregou na área artística? Alguma referência dessa época? A moda me influenciou muito, aliás, costumo dizer que a moda é uma forma de manifestação artística e que podem caminhar juntas. Ou seja, de uma forma geral a moda tem a capacidade de mudar e dar sentido para cada um de nós, onde criamos, desenvolvemos e apresentamos de forma direta ou não nossa personalidade, entende? Como falei anteriormente, foi a partir da moda que criei forças para seguir para a atuação. E aqui estou (risos). Agora referência? Difícil numerar uma, mas dou exemplo da minha personagem “Erika” ela traz um pouco dessa referência – nos seus looks e até nas minhas makes que uso para dar vida a minha personagem.  

Sua estreia já foi em grande estilo. Horário nobre e numa novela que foi sucesso em todos os sentidos. Como surgiu o convite para interpretar a Filó de Pantanal? Como foi a preparação? Retornei para o Brasil em 2020, no início da pandemia, então, decidi que iria estudar, me preparar para quando tudo voltasse ao normal, eu estivesse pronta. Então, eu vinha numa intensa batida de estudos com a Ana Kfouri e no final do mesmo ano (2020) apareceram os testes para novela – Pantanal- tive a oportunidade de fazer presencialmente e logo na sequência recebi o retorno da produção com a minha aprovação. Foi uma mistura de sentimento, um trabalho lindo que estava iniciando e que agarrei com todas as forças, entrei de cabeça, foi um trabalho intenso e muito desafiador desde da preparação. Era o meu primeiro contato com tudo. Fiz aulas de prosódia para amenizar meu sotaque carioca, aulas de corpo e a vivência no Pantanal, que foi imprescindível. 

No final o que ficou desse trabalho? Quais as melhores recordações? O que ficou desse trabalho estou colhendo hoje. Uma porta que se abriu lindamente pra que eu pudesse mergulhar na dramaturgia e perceber que sou completamente apaixonada pelo meu ofício. Todas as recordações são lindas, mas estar no Pantanal durante um mês foi inigualável. Um lugar que nos aproxima de nós mesmos e com uma energia ímpar. Fiquei tão encantada que voltei a passeio ano passado. 

O sucesso foi tanto que logo você foi convidada para um novo papel, a Érika de “Vai na Fé”. Uma personagem totalmente diferente da anterior e de você mesma. Que novos desafios têm te trazido? Depois de Filó, a minha personagem atual – Érika – tem sido um novo presente onde estou podendo me desafiar artisticamente. Ela é uma mulher ambiciosa, sensual, que passa por cima da ética e da moral para conseguir o que quer. Mas ao mesmo tempo tem uma ingenuidade que a torna mais humana, divertida e mostra seu humor ácido. E tem sido um desafio equilibrar e mostrar suas facetas sem torná-la caricata. Cada dia aprendo um pouco mais sobre a Érika

E como tem sido o entrosamento com elenco? Tem se divertido? Na minha primeira novela – Pantanal – fiz parte de um elenco fantástico e agora não está sendo diferente. Me sinto abençoada por fazer parte de um elenco tão divertido, solar, onde por um segundo a gente esquece até que é trabalho. E acredito que por essa razão, também, a novela tem sido um sucesso indiscutível. Todo nosso afeto nesse trabalho transcende a tela. 

Sentiu o peso do que é a exposição na TV em sucessos que atingem o grande público? Como tem recebido isso? “Vai Na Fé” nos aproximou muito do público e gerou muita identificação. Confesso que num primeiro momento me assustou, porque é como se você tivesse passado uma vida sendo “invisível” e no dia seguinte as pessoas te enxergam. Hoje, eu fico imensamente feliz com o reconhecimento do meu trabalho, com a identificação em algum dos personagens que interpretei e de receber o carinho das pessoas. Quando toca no coração de quem assiste, tudo isso mostra que nosso trabalho vale a pena.

Falando em mídia, as redes sociais é um bom termômetro disso tudo. Como tem sido o engajamento e a interação com seus seguidores? Cada dia a interação e o engajamento têm sido maiores. Gosto muito de escutar e ler o ponto de vista de quem assiste. Troco vez ou outra com as pessoas sobre o que elas estão achando da novela, dos personagens.

O que fica público e o que fica privado? Qual seu limite? Ao mesmo tempo que sou uma pessoa extrovertida e falante, também sempre fui discreta e reservada. Mantenho público tudo aquilo que eu acredito que vá agregar na vida de alguém, que vá influenciar positivamente, como o estilo de vida que eu levo. Fica no privado tudo aquilo que só eu e quem me conhece profundamente pode interceder. 

Para conquistar Letícia basta… Ser de verdade.

E na hora de relaxar não abre mão de…  Uma boa música ou bom filme. 

Fotos Lúcio Luna 

Stylist Patrícia Bastos 

Beleza Lucas Luz