No ano em que a Honda completa 40 anos de atuação no mercado brasileiro e em que sua fábrica, localizada em Manaus (AM), comemora 35 anos de atividades, a empresa demonstra seu esforço contínuo em atender as expectativas de todos os tipos de público, buscando presença em todas as categorias. Com o crescimento da economia brasileira, o mercado de duas rodas está cada vez mais exigente e sofisticado. Por isso, é constante sua busca por inovação nos modelos de alta cilindrada, como a VFR 1200F.
O interesse da Honda pelo segmento acompanhou toda a sua trajetória no País, com modelos ícones para cada geração de motociclistas. Na década de 70, a lendária CB 750 foi eleita a “Moto do Século”. Na década de 80, a Honda foi pioneira em produzir no Brasil modelos de média e alta cilindrada, com destaque para a CB 400 e a histórica CBX 750 F (1ª motocicleta produzida no Brasil com motor quatro cilindros, DOHC).
O design da VFR 1200F também supera todos os limites. Suas linhas inspiradas na motocicleta conceito V4 e sua carenagem de dupla camada (Dual Layer), contribuem com o desempenho aerodinâmico, transformando-a numa máquina única, impossível de passar despercebida. Inspirado na motocicleta conceito V4, apresentada mundialmente no Intermot Bike Show em 2008, o design da VFR 1200F foi desenvolvido tendo como base as palavras japonesas “Ma” e “Tsuya”. A palavra “Ma” tem muitos significados, não existindo uma tradução exata para o termo. Essencialmente, pode ser descrita como “o espaço entre as coisas”. Focando-se no espaço em torno de um objeto, pode-se adquirir uma nova perspectiva das suas formas gerais. O “Tsuya” não é uma propriedade física: descreve o desejo que se tem por um objeto, seu charme, a forma como atrai e prende a atenção. O foco no “tsuya” dá uma nova importância a cada linha, curva e ângulo.
O motor compacto e a otimização do espaçamento entre os cilindros permitiram baixar a altura do assento (815 mm), tornando mais fácil para que o motociclista apóie os dois pés no chão. Suas formas envolventes proporcionam ao piloto a sensação de “ser”, “fazer parte” da motocicleta, em vez de simplesmente “estar” sobre ela – aspecto fundamental para ampliar as sensações de prazer e controle. O formato do tanque de combustível vai além da função estética. Sua forma dá mais apoio ao motociclista, permite o perfeito encaixe de suas pernas e uma posição de pilotagem ergonômica, ampliando o controle. A carenagem frontal está em harmonia com o tanque, oferecendo proteção eficiente, tanto para o piloto quanto para o garupa. Os comandos e interruptores foram posicionados para oferecer perfeita ergonomia, praticidade e fácil pilotagem.
A carenagem em duas camadas (Double Layer), patenteada pela Honda, cria um fluxo de ar interno que proporciona melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades. Além disso, suas fixações não são visíveis, deixando-a com uma superfície “limpa” e sem pontos de resistência ao ar. O fluxo de ar passa entre as camadas, pelas duas aberturas da carenagem dianteira, e é canalizado. Assim, ajuda no arrefecimento do motor, fazendo com que a saída do ar quente fique distante do piloto e da garupa, para garantir uma viagem mais prazerosa e confortável. O assento duplo, moldado a vácuo, possui uma área plana e ampla para o passageiro, e as pedaleiras são posicionadas para contribuir com sua segurança e conforto. O modelo possui pontos de fixação que permitem fácil instalação e remoção de bauletos laterais opcionais, em harmonia com o estilo da motocicleta.
MOTOR NA MÁXIMA POTÊNCIA
No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. Com o polegar direito, o condutor escolhe o modo “D” (maior economia) ou o modo “S” (maior esportividade). Já no modo Manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos “+” e “–”, acionados pelos dedos indicadores e polegar esquerdo.
O resistente chassi tipo “Diamond” em alumínio é leve e rígido. A balança traseira monoamortecida do tipo Pro-Link contribui para o equilíbrio e a segurança em manobras, além de oferecer grande estabilidade em altas velocidades. Na dianteira, a resistente suspensão telescópica de 43 mm, com regulagem de pré-carga, oferece controle suave e ainda mais segurança. A suspensão traseira tipo monobraço em alumínio, associada à transmissão por eixo cardã, proporciona leveza e alta tecnologia. Em conjunto, garantem uma pilotagem confortável, podendo também ser conduzida de maneira mais esportiva, mesmo com garupa e bagagem, aumentando a sensação de controle total.
A VFR1200F está equipada com a mais recente tecnologia de freios para utilização esportiva. Na dianteira, conta com potentes pinças de seis pistões e disco de 320 mm. Na traseira, apresenta pistão duplo e disco de 276 mm. Conta ainda com sistema Combined ABS (C-ABS), que garante equilíbrio de frenagem entre a dianteira e a traseira, que contribui tanto com o potencial esportivo do modelo quanto com sua vocação estradeira. O modelo estará disponível na versão “Top” (DCT) na rede de concessionárias Honda desde abril desse ano, nas cores vermelha metálica e preta metálica.