O Bugatti Chiron Profilée 2022, modelo exclusivo e único se tornou o carro novo mais caro a ser vendido em leilão. O supercarro foi arrematado por 9.792.500 de euros, cerca de R$ 54 milhões, em um leilão da RM Sotheby’s em Paris em 1º de fevereiro, o preço final foi significativamente maior do que a estimativa de pré-venda que era de 5.500.000 de euros. O Profilée superou o modelo La Ferrari Aperta, leiloada em 2017 por 8,3 milhões de euros, aproximadamente R$ 46 milhões, na conversão direta, que até então era o carro leiloado mais caro.
“Com apenas um Chiron Profilée definido para existir, era importante para nós da Bugatti oferecer a oportunidade de adquirir este pedaço da história para o maior número possível de pessoas e estamos entusiasmados com o entusiasmo da comunidade automotiva global por este carro muito especial”, disse Hendrik Malinowski, diretor administrativo da Bugatti Automobiles.
O Profilée também é o último Bugatti a ser vendido com o icônico motor W16 turbo de 8 litros com 16 cilindros da marca. Esse motor monstruoso produz 1.500 cv de potência e é capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e de 0 a 300 km/h em 12,4 segundos e até uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 380 km/h. Ele combina com uma caixa de câmbio automática de dupla embreagem de sete marchas revisada e todas as novas configurações de direção e suspensão para melhorar o manuseio e o desempenho.
O hipercarro também possui sua própria suspensão e ajuste de direção exclusivos, enquanto itens escolhidos a dedo do Pur Sport (paddle shifts, botões seletores de modo e assim por diante) ficam entre o console central de couro tecido personalizado, que aparentemente usa 2.665 peças individuais de couro. O raro Chiron também possui uma série de detalhes de design exclusivos e ainda traz uma lista de itens únicos impressionante.
Na frente, o Profilée recebe entradas de ar mais largas e uma grade em forma de ferradura Bugatti ampliada que combina com um divisor dianteiro revisado para aumentar a força descendente e o fluxo de ar. Já na traseira o que mais chama atenção fica por conta da cauda exclusiva, do splitter dianteiro revisado e dos dutos de ar maiores, feitos para conciliar sua natureza GT e esportiva. A cor exterior, chamada ‘Argent Atlantique’, foi desenvolvida exclusivamente para o hipercarro, assim como a proeminente forma de ferradura das rodas de liga leve. A combinação da cor da carroceria com aquele carbono azul profundo, faz um trabalho bastante impressionante ao destacar a forma única do Profilée.
No interior, as raridades continuam com acabamento em couro trançado ao redor do console central, painel, painéis das portas e incrustações na parede traseira. Foram utilizados 2.665 metros de tiras de couro, que foram aplicados à mão e esse detalhamento de couro também é inédito em um modelo Chiron. A parte interna conta também com assentos de couro com o padrão acolchoado ‘air parade’ da Bugatti nas cores Gris Rafale e Deep Blue como padrão. Trazendo ainda o familiar painel de instrumentos Chiron, composto por um trio de monitores compactos ao lado de um velocímetro analógico. Embora este seja o último carro vendido com o motor a gasolina W16, não será o último entregue a um cliente. De acordo com um representante da empresa, A Bugatti, que fabrica cerca de 80 carros por ano, ainda tem uma carteira de pedidos pagos até 2025. A ainda informou que uma porcentagem do lucro da venda será destinada a causas beneficentes.