MUSAS: Barbara França e Aline Dias, rivais em “Malhação” e juntas aqui na MENSCH

Elas são lindas, talentosas e estão estreando em uma novela da Globo com o pé direito. As atrizes Barbara França, 23 anos, e Aline Dias, 25 anos, são rivais na telinha estão fazendo a galera pirar quando aparecem em “Malhação – Pro Dia Nascer Feliz”. Não é à toa que convidamos as duas para esse especial da edição 300 da MENSCH em um belo e exclusivo ensaio. Um baita presentão aos leitores e fãs das meninas que estão dando o que falar dentro e fora da telinha

O que a sua carreira representa na sua vida? BARBARA: Minha carreira é algo importantíssimo pra mim, desde pequena eu comecei a trabalhar e sempre soube que eu queria ser atriz, hoje é uma das minhas prioridades, a malhação é um presente e estou agarrando com todas as minhas forças. É algo que prezo muito! Estou me dedicando 100% e batalhei muito para chegar até aqui, minha carreira é um dos pilares mais importantes da minha vida.

 

O que te desafia mais nessa profissão? Existem barreiras ou tabus para você? Cada dia nessa profissão pra mim é um desafio novo, a gente trabalha com a nossa ferramenta, que é o corpo, cabeça, psicológico e como seres humanos, cada dia acordamos de uma maneira, tem dias que acordamos para baixo, com problemas, e precisamos aprender a domar isso por ter que trabalhar com o emocional. Cada dia é um aprendizado, um desafio, acho incrível, é um trabalho que nunca cai na rotina, cenas novas, estados emocionais novos, locações novas, isso pra mim, é o que mais encanta na profissão. Além dessa ser a parte mais difícil e a que mais me interessa eu acho que o ator tem que estar sempre aberto pra TUDO, nos lidamos as vezes com situações completamente opostas as nossas vidas, e devemos aceitar tudo que vier na nossa profissão, mesmo que algo soe estranho do seu conhecimento de vida, você tem que agarrar aquilo com toda sua vontade, para mim, não existe tabu, quero cada vez mais enriquecer a minha carreira.

O que achou do ensaio duplo, o que mais gostou? Eu amei o ensaio, disparado o que mais gostei foi a companhia da minha amiga, parceira, confidente, Aline Dias. É muito bom ter esse tipo de relação com ela, somos muito amigas, muita gente estranha pela diferença da novela, mas somos muito próximas. Amei a locação também, amo praia, apesar do friozinho (risos) amei tudo!

 

O que é ser sexy para você? Sexy pra mim, acima de tudo, é autenticidade. Estar de bem com si mesma, ser o que você realmente é.

A sua personagem levanta a questão sobre preconceito com “Joana”, como você vê essa questão sendo retratada na TV? Pra mim, é uma honra, poder emprestar o meu corpo para representar um problema que infelizmente é tão recorrente mesmo que nos dias de hoje. Eu (Barbara França) fui criada pela minha família, a não ter nenhum tipo de preconceito, em relação ao que for, NADA, é algo que eu abomino, acho que ninguém tem o direito de julgar o outro, ninguém é melhor do que ninguém. Devemos ser felizes da forma que acharmos melhor! É ótimo mostrar isso na TV, um veículo enorme, para movermos isso, falarmos disso, escancarar, para através da arte, conscientizarmos pessoas.

 

Como lidar com fama, dinheiro, sucesso e glamour? Eu vou continuar sendo humilde independente do que aconteça na minha vida, é um valor que minha família me passou e eu mais admiro, humildade vai estar sempre na minha essência independente de fama, dinheiro e glamour.

O que os homens ainda não sabem sobre as mulheres, mas precisam descobrir já? Os homens precisam saber já que as mulheres são tão independentes quanto eles e que o machismo é broxante.

Uma figura de referência e inspiração na sua vida. Profissionalmente, uma atriz que eu admiro muito, que é uma referência pra mim é a Adriana Esteves. E é muito engraçado porque no twitter apelidaram a Barbara de Carminha Teen, apesar de não poder comparar as novelas, por horário, público, alcance, mas devo assumir que estou me inspirando SIM na Carminha. (risos)

Como você se descreve? Eu me descrevo uma menina-mulher. Apesar de eu já ter passado da adolescência eu tenho uma essência muito menina, moleca, sou uma menina muito humilde, generosa, me preocupo muito com os outros, as vezes mais do que comigo mesmo. Uma menina muito família, muito carinhosa, autentica.

Para conquistar Barbara basta… Para me conquistar basta ter senso de humor, ser meu parceiro, ser família, eu sou uma pessoa muito família e quando me relaciono gosto de estar com a família da pessoa e ela com a minha. Sinceridade, companheirismo. É isso.

 

Entrevista Aline Dias

 

O que a sua carreira representa na sua vida? ALINE: Representa meus sonhos, minha vontade de crescer, evoluir, representa a minha luz. Minha família é minha vida, mas a minha carreira é onde eu vou poder construir tudo que desejo para o meu futuro. Representa a minha felicidade, plenitude e me sinto vitoriosa em poder fazer tudo que faço hoje pois me pedido muito.

O que te desafia mais nessa profissão? Existem barreiras ou tabus para você? Eu não encaro como desafios, estou fazendo a minha primeira protagonista, talvez mais para frente eu faça algum personagem mais intenso, mas acho que tudo que é diferente da sua essência se torna um desafio, então encaro tudo como aprendizado e procuro evoluir cada dia mais em todas as cenas. Acho que é isso que me desafia, estar sempre aberta para aprender sempre mais, pois na profissão não existem barreiras, nem tabus para mim.

O que achou do ensaio duplo, o que mais gostou? Eu amei!! Trabalhar com a Barbara é sempre prazeroso, ela é super alegre, pra cima, temos uma sintonia de amizade muito forte, basta a gente se olha e já se entende. A equipe foi também maravilhosa e conseguimos passar essa sincronia fora de cena, do que somos quando estamos juntas.

 

O que é ser sexy para você? Ser sexy pra mim é ser autentica e verdadeira sempre, ser o que você é em qualquer lugar sempre, em qualquer circunstância, em qualquer momento lugar, sem máscara, sem medo, sem achar que possam te julgar. Autenticidade e sexualidade pra mim é ser sexy.

Como vê a sensualidade da mulher atualmente? A sensualidade da mulher é ser o que ela é, ser independente, e não só isso, mas ser mulher. Acho que uma mulher tem muito mais força do que os homens, que nos mesmas imaginamos. Acho que essa é a maior sensualidade que temos, encarar tudo de frente, passar por cima dos obstáculos, de possíveis preconceitos e sem abaixar a cabeça pra ninguém.

 

Como vê a beleza negra sendo retratada nos dias de hoje? A beleza negra não só tem que ser exposta externamente como internamente, somos seres humanos em primeiro lugar. Tem muitos negros maravilhosos que são maltratados, ofendidos, porque são negros, mas a beleza negra primeiro ela ter que ser vista com respeito também, temos muitas conquistas pela frente com relançar ao preconceito e estamos neste caminho da concretização, muito mais do que só retratar a beleza. Fiquei orgulhosa em ver uma negra lindíssima ganhando o Miss Brasil, fico muito feliz com o resultado de conquistas que vem acontecendo vindas de negros, temos centenas de referências, como a Beyonce que tem uma legião que a admire, atrizes como Lupita Nyong’o e Viola Davis, a apresentadora Oprah Winfrey… Mulheres negras que conquistaram o respeito e admiração de milhões de pessoas pelo mundo!

Como lidar com fama, dinheiro, sucesso e glamour? Lidar de uma forma natural, quando você racionaliza muito as coisas você acaba de deixando de viver muita coisa. Sendo você o tempo inteiro, vai saber lidar com tudo, é estar bem com você mesma o tempo inteiro. Ser autêntico é um caminho bom para isso, naturalidade.

O que os homens ainda não sabem sobre as mulheres, mas precisam descobrir já? As mulheres hoje conseguem verbalizar claramente que não precisam dos homens para nada, mas se uma forma muito natural, pois nós mulheres estamos cada vez mais independentes.

Para conquistar Aline basta… Basta ser verdadeiro, autêntico, pra cima, alegre, feliz, divertido e amigo. Isso pra tudo, amigos, família, qualquer relacionamento, basta isso.

 

Fotógrafo Jeff Segenreich
Beleza Guto Moraes e Lucas Vieira
Style Nath Cherem
Direção criativa Barbara Breves