NEGÓCIOS: METAVERSO – O QUE MUDA E QUAL O IMPACTO SOBRE O SETOR IMOBILIÁRIO?

Com o avanço da tecnologia, nos habituamos às mais diversas facilidades que a internet proporciona, desde compras online, realização de negócios à distância e até mesmo a socialização por meio das redes sociais. No entanto, essa evolução tecnológica não para por aí e, hoje em dia, o metaverso proporciona experiências muito mais intensas.

Além dos limites da interação social no ambiente virtual, o metaverso promete disponibilizar um novo universo através da realidade aumentada, tornando possível a realização de atividades cada vez mais realistas, tais como comprar em um mundo virtual 3D, participar de eventos, realizar reuniões corporativas e até mesmo estar presente em shows (virtualmente).

Embora a ideia das “big techs” seja ambiciosa, brevemente será possível transformar a forma com que utilizamos a internet do modo convencional. Afinal, ela poderá passar para uma dimensão na qual a experiência em três dimensões se tornará muito real. Substituiremos assim as telas por óculos de realidade virtual e os apps, como conhecemos, darão espaço para um ambiente virtual 3D.

Mas, afinal, qual a relação entre o metaverso e o setor imobiliário? Como essa tecnologia pode afetar este mercado? Em síntese, metaverso é um termo utilizado para se referir a um universo diretamente ligado à realidade virtual. Desenvolvido por companhias do ramo de tecnologia, esse conceito baseia-se no objetivo de levar a realidade para o mundo digital através de dispositivos eletrônicos.

Em outras palavras, o metaverso pode ser encarado como uma evolução da internet tradicional. Basicamente, trata-se de um ambiente virtual compartilhado, em que se soma tecnologias como a internet, a realidade virtual e a realidade aumentada. Na prática, o metaverso permitirá que as pessoas interajam com uma verdadeira identidade digital.

Ao contrário do que ocorre hoje em dia nas interações via internet, as pessoas não possuem uma identificação, sendo muitas vezes essa interação 100% anônima. Porém, com o metaverso é como se criássemos um rosto virtual a partir do seu próprio avatar. Assim, com essa identidade visual estabelecida, muito poderia ser realizado com óculos de realidade virtual.

E o que são imóveis digitais? Embora o metaverso seja muito promissor e já tenha se mostrado uma tecnologia bem-sucedida, ele ainda está passando por um processo de adaptação junto aos investidores imobiliários. Com isso, é evidente que o mercado pode demorar um prazo maior para compreender melhor seus conceitos e mecanismos.

Sendo assim, é importante antes de mais nada, compreender que o metaverso traz uma proposta em que a vida real pode caminhar lado a lado com o mundo virtual. Na prática, isso representa a possibilidade real de desfrutar de inúmeras experiências no universo digital, desde a ida a parques até a compra de imóveis virtuais.

Aliás, é preciso ressaltar que há, atualmente, quatro plataformas que disponibilizam esse tipo de operação de compra de imóveis virtuais, sendo elas a Decentraland, The Sandbox, CryptoVoxels e a Somnium Space, com destaque maior para a Decentraland e The Sandbox, cujo interesse comercial já é bastante significativa.

De modo geral, os imóveis virtuais nessas plataformas nada mais são do que terrenos no metaverso que se limitam a uma quantidade específica de lotes — o que os torna um produto limitado. Consequentemente, essa ideia fomenta a participação de investidores, seduzidos pelo desejo de estar à frente dos demais na hora de conquistar os melhores lugares.

Para garantir um imóvel virtual através dessas plataformas, é preciso garantir uma escritura que, neste caso, se dá através das chamadas NFTs, também conhecidas como tokens não fungíveis. Portanto, quem compra um imóvel digital, registra a operação no blockchain e, em seguida, deve transferir o NFT para sua carteira digital, a fim de comprovar o registro do imóvel digital, tal como ocorre no mundo real.

Portanto, apesar de ainda estar se desenvolvendo, muitas pessoas no setor imobiliário têm a expectativa de garantir bons lucros com imóveis digitais. Por meio do mecanismo que explicamos anteriormente, será possível tanto comprar terrenos, quanto construir e vender imóveis virtuais, como casas, parques, espaços para eventos e centros comerciais.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO METAVERSO NO MERCADO IMOBILIÁRIO?

Construir um negócio sólido e duradouro passa diretamente por alguns cuidados. Dentre os que mais se destacam, vale mencionar o alinhamento com as novas tecnologias que se apresentam, principalmente, relacionada às novas formas de fazer negócio e de fornecer ao consumidor a melhor experiência possível.

Nesse contexto, apostar no metaverso é uma situação que deve fazer parte do mercado imobiliário no longo prazo, haja vista que ele é capaz de trazer grandes consequências para este setor. Sendo assim, ao utilizá-lo estrategicamente como um canal de atendimento ou de reuniões virtuais, por exemplo, torna mais fácil conquistar a atenção do seu público-alvo.

Em nível de curiosidade, o Rio é a primeira cidade do Brasil a ter versão metaverso. A “Cidade Maravilhosa” foi anunciada pela empresa Upland com o vídeo de uma viagem do mascote da empresa, a lhama Miles, de Nova York para o Rio embalada ao som de bossa nova. O local foi escolhido por ter uma comunidade grande e ativa de usuários da plataforma — o Brasil é um dos maiores mercados de NFTs do mundo.

A julgar pelas vendas, a cidade foi bem recebida pelos jogadores. Segundo os responsáveis pela plataforma, nas primeiras 24 horas todos os 50 mil terrenos disponibilizados para o público foram vendidos, o que tem chamado à atenção de investidores do mundo todo.

Dentro desse contexto, a plataforma permite, por exemplo, que os usuários comprem terrenos por um valor mais acessível em bairros com preços elevadíssimos no mundo físico, como o Leblon, onde o metro quadrado de apartamento custa pelo menos R$ 100.000,00. No espaço digital, é possível comprar um imóvel no bairro por R$ 250,00. Segundo dados da plataforma, até 2022, mais de 70 mil terrenos no Rio já foram vendidos no metaverso.

Sacha Myrna – Formação em arquitetura e forte conhecimento em marketing digital, consolidada em negociações de imóveis premium.