
COM GEORGE GEPP NO COMANDO, SO LO BREWING EXPANDE AS ATIVIDADES PARA BOA VIAGEM E SE TORNA OPÇÃO CERTEIRA PARA OS APRECIADORES DA BEBIDA MAIS CONSUMIDA ENTRE OS BRASILEIROS.
Por Edi Souza
É numa estrutura espaçosa e moderna, com capacidade para 120 lugares, que o So Lo Brewing expande sua atuação para o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, reforçando o conceito de que o café vai além de mera bebida. O discurso afinado, que se iniciou na unidade do Poço da Panela, na região Norte da Cidade, em 2021, atende à demanda de um público cada vez mais conectado em produções de origem servidas sem burocracias.
O lugar, em si, já convida para o serviço descomplicado. Os tons terrosos, realçados pelo uso da madeira e de algumas peças de barro, reforçam um terreno literalmente fértil. A imponência vai para o balcão que ostenta a máquina profissional de café da Gaggia Milano, entre outros aparatos importantes de serviço. Daí perceba – por mais que esta seja uma casa cuja gastronomia também se mostra afinada, chegamos ao espaço central de trabalho. Contexto perfeito para incrementar algumas tecnologias, com destaque para um recurso que permite ao cliente sentir a fragrância do café antes de pedir o preparo ao barista. Uma forma de mostrar que é possível se surpreender com as características de olfato, visual e paladar da bebida.


Sob a condução do mestre de torra, também considerado um dos melhores baristas do Brasil, George Gepp faz dessa estrutura a sua Disney de gente grande. “Acompanho toda essa área do café, da produção à xícara. Algo que começa lá atrás com o lote exclusivo feito pra gente, que vem de Taquaritinga do Norte, em um processo totalmente natural”, destaca, pontuando seu trabalho de monitoramento com a Rudimentar Cofee, que passa pela degustação e melhoramento do produto no campo, livre de interferências agrícolas.
“É a linha de produção completa se materializando aqui, e são poucos lugares do Brasil que têm esse fechamento de ciclo”, completa. O resultado é um café de procedência – que já carrega uma espécie de terroir com o selo So Lo -, servido do jeito que merece. As xícaras de barro, desenhadas pela ceramista pernambucana Carol Melo, possuem texturas distintas, que ajudam nas diferentes percepções da bebida na boca.
Como opção, um único método de filtragem, e que nada lembra aquele amontoado de utensílios da chamada “terceira onda do café” – quando o mercado vivenciou o boom de novas experimentações nos anos 2010. “Essa é a mesma linha que adoto há algum tempo, que é um único método para vários cafés diferentes, porém muito bem feito. E sempre na monodose, se a gente tem dez cafés para fazer, a gente vai fazer, entendendo que cada xícara é única”, diz George.

No cardápio, as opções seguem com expresso, carioca, café com leite, cappuccino, moka chocolate, cold brew, entre outros quentes e refrescantes. Também presente a garrafa Bunn, que preserva por mais tempo o café coado e oferece a praticidade de uma bebida já pronta.
EXPERIÊNCIA
Na tendência do flerte entre cafeteria e restaurante, a So Lo também cumpre esse papel sem descuidar do seu produto principal. No funcionamento diário, das 8h às 20h, os cafés formam a sugestão principal para acompanhar as refeições. “Aqui há uma troca entre o chef e o olhar do barista para a comida”, defende George.
Além de toasts, brioches, ovos e suas variações, o cardápio assinado pelo chef Deivson Barros tem uma composição robusta com lista de entradinhas, saladas, executivos e sobremesas. Uma oferta que atende quem se planeja encontrar com os amigos ou mesmo passar o dia em um home office à altura de uma cafeteria que poderia estar em qualquer lugar do mundo.

So Lo Brewing
Endereço: Av. Cons. Aguiar 3553, Boa Viagem, Recife/PE – Instagram: @solo_brewing
Aproveite e assista nosso Podcast MENSCH com George Gepp: