FÉLICITÉ, O MULTIFUNCIONAL HEALTH CENTER DO CASAL FÁBIO E MARCIA, NO CORAÇÃO DE BOA VIAGEM, BRINDA A MAIS NOVA FASE DA DUPLA
Por Patrícia Calife / Fotos Carlos Cajueiro
Os ventos da mudança no mercado de medicina no Recife parecem ter conduzido o oftalmologista e a dentista Fábio e Marcia Casanova, proprietários do renomado Memorial Oftalmo para a realização de um antigo sonho, a construção de um centro multidisciplinar que atendesse, do começo ao fim, as demandas observadas nos pacientes. “Com a aquisição da operação do Hospital Memorial São José, em 2016, houve a possibilidade de termos que ceder nosso espaço localizado dentro do Hospital, onde já estávamos instalados há oito anos. Nesse movimento, iniciado pela busca do local, percebemos que era o momento de expandir”, explica Fábio Casanova.
“Estávamos almoçando casualmente no It (restaurante da Zona Sul do Recife), e olhando para uma edificação fechada ali em frente. Na hora, pensamos que aquele poderia ser o local que montaríamos em Boa Viagem, como imaginou Fábio lá atrás, para um cliente que quer deixar de usar óculos, fazer prevenção e se cuidar. Pensamos em criar um espaço para os pacientes que, ao se verem livres dos óculos, passariam a desejar um procedimento estético ou uma plástica, buscando saúde e qualidade, seguindo o princípio de bem estar”, revela Marcia Casanova. Dali para frente, uma série de coincidências marcaria o início do grandioso projeto. “Ligamos para dois amigos arquitetos, por terem relação com aquele local, e dois anos depois eles estavam envolvidos com o projeto do Félicité. Os planos daquela tarde se concretizariam”, completa.
Após uma grande busca, entre visitas a edificações já concluídas e a terrenos ainda sem construções, optou-se pela escolha de um terreno, localizado em uma das principais avenidas do Recife. O projeto eleito se deu pela visibilidade e pelo amplo espaço dos andares. A área construída foi de 2.800 metros quadrados distribuídos em três lâminas. O projeto envolveu nada menos que três grandes escritórios de arquitetura: Marcos Queiroz, Jerônimo Cunha Lima e Santos & Santos (de Zezinho e Turíbio Santos). “Nosso pontapé inicial foi com Marcos Queiroz especializado em arquitetura hospitalar e que nos acompanha desde a primeira clínica em 2008, com a unidade do Memorial Oftalmo na Ilha do Leite. Jerônimo,, ficou responsável pelo projeto do prédio e fachada. Já a ambientação e decoração de interiores, ficaram a cargo de Zezinho e Turíbio que já fizeram projetos pessoais nossos”, relata Fábio Casanova. Marcia também destaca a importância da sinergia dos três escritórios que concretizou o Félicité Health Center.
Num terreno de 1.110 m², o prédio é elevado para permitir o pavimento semienterrado de 700m2, com uma lâmina de 655 m² e mais duas de 585 m², todos com pé direito alto (o térreo com 4,40 m de altura e o primeiro e segundo andares, 3,50 m), oferecendo maior conforto. “Acima do segundo andar está abrigado um serviço diferenciado da central de ar-condicionado, numa área de 265 m², com um sistema ecologicamente correto e 100% seguro por utilizar apenas água (no lugar do gás), além de mantermos nesse novo projeto um dos diferenciais que utilizamos na primeira unidade do Memorial Oftalmo – o uso de filtro absoluto e pressão positiva”, explica Fábio.
PARCERIA – O casal, que se conheceu em São Paulo no ano de 1998, casou em dezembro de 2000. Em 2005, Fábio Casanova abriu um consultório no Recife e passou a viajar para a cidade todos os meses até 2008, quando se mudaram e montaram o primeiro Memorial Oftalmo. “Chegamos em março e a clínica foi inaugurada em novembro do mesmo ano. Já tínhamos uma filha nessa época. Marcia é dentista e trabalhava na área, mas com o crescimento da clínica, viu que ia precisar de ajuda. Esse ponto marcou o início de nossa parceria profissional”, diz Fábio. De lá para cá, Marcia assumiu por completo o financeiro. “Ela foi fundamental para esse começo e mais ainda para deslanchar nosso crescimento até agora. Em dezembro, faremos 22 anos de casados, sempre foi uma parceria. Acho que as coisas foram acontecendo no seu devido momento e dessa forma, a gente só pôde melhorar, alcançamos nossos objetivos e realizamos nossos sonhos”, pontua Fábio.
Hoje não há entre eles uma divisão metódica de trabalho e sim um complemento. “Ele exerce a parte médica e eu, o financeiro”, explica Marcia. Já a parte estratégica e as decisões a serem tomadas são feitas em conjunto. “Dificilmente, eu vou tomar uma atitude sem consultá-la e ela, da mesma forma. Isso, desde um pequeno detalhe até grandes decisões estratégicas. Juntos, decidimos e passamos para nossos colaboradores os rumos a serem tomados. É uma verdadeira parceria.”, completa Fábio.
CRONOLOGIA – A sementinha desse megaprojeto veio em 2012, ainda sob a forma de expansão do Memorial Oftalmo e em 2016, surgiu a ideia do Félicité. Até 2018, foram desenvolvidos os projetos e a busca pelo melhor local e, no final do ano, foi iniciada a construção. A pandemia de 2020 atrasou o plano, um pouco. A obra durou até fevereiro de 2021. Com o prédio pronto, foi dado início o atendimento do Memorial Oftalmo. As unidades do Check-up, Plástica e o Restaurante precisaram aguardar um pouco mais a parte burocrática de licenciamento. Com a conclusão em 2022, foi decidido inaugurar as unidades. “Como a ideia, desde 2020, era abrirmos no dia 25 de novembro que coincide com o aniversário do Memorial Oftalmo, nada mais oportuno que unir as duas datas. Comparo o Félicité a um mini shopping center e o Memorial a uma loja âncora que já tem um nome no mercado e que, viabilizou a realização desse sonho. Essa data passará a ser comemorada agora com a inauguração do Félicité junto com a história do Memorial Oftalmo, que começou há 14 anos.”, finaliza Fábio Casanova.