Por Isabelle Barros / Fotos Carlos Cajueiro
Antes mesmo do nascer do sol, o médico Álvaro Dantas, fundador do centro oftalmológico Ícone da Visão, começa seu dia com exercícios físicos, vistos pelo médico como uma oportunidade de união entre corpo e mente. “Sou madrugador. Aprendi com meu pai. Ver o sol nascer todos os dias é um grande prazer e uma inspiração divina. É nesse período do dia que tenho mais insights para tomar decisões importantes na minha vida, sejam elas pessoais ou profissionais”. É com essa disciplina e energia que o oftalmologista tem assumido desafios cada vez maiores, como a inauguração de uma nova unidade de seu estabelecimento em São Paulo, no bairro Itaim Bibi, prevista para março de 2024. Será a terceira unidade da empresa, que se somará às duas existentes no Recife, em Boa Viagem e no Espinheiro. A expansão marcará os dez anos do Ícone da Visão, fundado em 2014 e consolidado como centro de referência em oftalmologia, com pacientes de diversos estados brasileiros e até de outros países.
Assim como já ocorre no Recife, a unidade de São Paulo oferecerá todo o conforto e a comodidade proporcionadas pela tecnologia de ponta em tratamentos oftalmológicos e cirurgias oculares minimamente invasivas. O Ícone da Visão é o primeiro Zeiss Reference Center da América Latina e possui o primeiro Artevo 800 da América do Sul, o microscópio ocular mais moderno do mundo. E por que tomar a decisão de entrar em um mercado tão concorrido após o sucesso no Recife? “São Paulo é a Meca da medicina. A gente tem desenvolvido um trabalho diferenciado há alguns anos, tanto em tecnologia quanto em atendimento ao paciente, e a capital paulista tem um público muito exigente. Eu sentia que era ali onde deveria estar. O Ícone da Visão tem a inovação em seu DNA, então preparamos algumas surpresas para São Paulo que estamos mantendo em segredo, mas esperamos continuar encantando nossos pacientes, a razão maior de todo o nosso trabalho”, pontua o médico.
Os preparativos para a entrada no mercado paulistano também foram acompanhados de mais um passo importante na carreira do médico: a abertura da segunda unidade do Ícone da Visão, no bairro do Espinheiro, em agosto passado. A primeira está instalada no Pontes Corporate Center, em Boa Viagem, há nove anos. “Esta era uma demanda antiga dos pacientes da Zona Norte, já que os deslocamentos em Recife são complicados. Para minha surpresa, a procura na unidade do Espinheiro já é muito grande, mesmo com poucos meses de funcionamento. Passei a dividir meu tempo pela metade, entre a Zona Sul e a Zona Norte, para atender a todos da melhor maneira possível”.
A ousadia, segundo Álvaro Dantas, é uma característica intrínseca à sua personalidade. Nascido em Salgueiro e criado em Belém do São Francisco, no sertão pernambucano, o médico saiu da casa dos pais com apenas 8 anos de idade para morar no Recife com os irmãos mais velhos. “Foi uma decisão difícil. A comunicação era mais complicada, as distâncias eram outras. Uma parte do percurso era em estrada de terra. Percorrer 500 quilômetros pode parecer pouco hoje em dia, mas, naquela época, era mais distante do que ir ao exterior. Aos 14 anos, decidi fazer intercâmbio nos Estados Unidos. Morei seis meses com uma família no estado do Missouri. Foram seis meses longe de casa, imerso em uma cultura completamente diferente, falando com minha família por poucos minutos a cada 15 dias. Mas ninguém cresce se está na zona de conforto. Os momentos difíceis são transformadores, são importantes para a nossa construção pessoal. É assim que ganhamos força para seguir em frente com energia e disposição para enfrentar desafios cada vez maiores. Depende de nossa força, determinação e capacidade.”.
PREPARAÇÃO E CONQUISTAS
Munido dessa bagagem precoce de vida, o jovem Álvaro passou no vestibular de medicina da Universidade Federal de Pernambuco aos 16 anos. A escolha pelo curso foi influenciada pelo pai, também médico, mas a empolgação com o ofício surgiu apenas nos períodos finais da graduação. “Quando conheci a oftalmologia, entrei em contato com a grande paixão da minha vida. É o que me faz acordar realizado, feliz, disposto e ativo semana após semana. Tenho prazer em operar, em solucionar os problemas visuais das pessoas e em oferecer um trabalho muito diferenciado aos meus pacientes”.
A formatura na Universidade Federal de Pernambuco abriu espaço para uma vasta gama de atividades acadêmicas e profissionais ao longo de 33 anos de carreira na medicina. Atualmente, Álvaro Dantas é especialista em catarata, cirurgia refrativa, glaucoma e ceratocone, pós-graduado em oftalmologia pela Fundação Altino Ventura, especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, fellow pela Fundação Hilton Rocha (MG), mestre pela Universidade de São Paulo e doutorando pela mesma instituição, além de membro titular e conselheiro da Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa e membro titular da Sociedade Internacional de Cirurgia de Catarata Bilateral. No início de 2020, essa experiência foi enriquecida pela atuação como professor de oftalmologia na Uninassau. “Transmitir conhecimento é algo muito empolgante. Formar pessoas é uma maneira de tornar esse conhecimento vibrante e não um mero preenchimento de lacunas intelectuais. Sempre admirei os professores e agora, exercendo esta função, sinto isso ainda mais. Professores e médicos são dois profissionais que jamais deveriam perder o respeito da sociedade”.
Além do trabalho na liderança do Ícone da Visão e de seu trabalho como professor, Álvaro Dantas ainda participa de ações filantrópicas e beneficentes, como a parceria com a ONG Amigos do Bem. “Somos doadores frequentes e damos assistência oftalmológica às comunidades atendidas pela organização em Pernambuco, em Alagoas e no Ceará. Eles são uma entidade de desenvolvimento de pessoas, resgatando indivíduos em situações de risco, mas também promovendo crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade”.
DE OLHO NO FUTURO
Ao longo de sua carreira, Dantas também acumula histórias impactantes de pacientes que, com seu trabalho, tiveram sua visão restaurada e, consequentemente, recobraram sua dignidade. “Na área médica e cirúrgica, nos deparamos com dramas pessoais e familiares. Foram vários os casos de pessoas que me procuraram com problemas aparentemente sem solução, superados com muita teimosia e vontade de fazer o bem. Um dos casos mais emblemáticos foi o de uma funcionária que me contou sobre o problema de visão do irmão dela, diabético e cego há dez anos. Ao atender esse paciente, descobri que ele tinha uma catarata total, e não uma retinopatia diabética, como se pensava. Após uma cirurgia para corrigir o problema, ele voltou a enxergar normalmente. Ele estava cego por descaso. É lamentável saber que ainda existem, no Brasil, muitas pessoas completamente cegas por uma doença de fácil correção. Falta decisão política, decisão de fazer acontecer, investimentos na medicina pública”. O conjunto dessas experiências ao longo de 57 anos de vida, segundo Dantas, tornou-o também um empresário mais preparado para o presente e o futuro. “Os embates, as pressões criaram condições para que eu fosse em frente. As dificuldades em implantar o que eu gostaria em outros locais fizeram com que eu montasse meu próprio negócio. As dificuldades com meus primeiros sócios me levaram ao meu voo solo, com a criação do Ícone da Visão em 2014. Foi nesse momento de ampla maturidade profissional e capacidade financeira que pude pôr em prática o que considerava ideal na oftalmologia. Para mim, ser empreendedor é uma febre. Está dentro de mim e corre nas minhas veias. Está dentro da clínica, na expansão para a Zona Norte, para São Paulo, na aquisição de novas tecnologias. São Paulo vai ser o último desafio? Não, de jeito nenhum. Ideias não faltam. Estamos, por exemplo, desenvolvendo patentes, que ainda são segredos profissionais. Terei uma mente empreendedora enquanto eu tiver vida e saúde. A palavra ‘aposentadoria’ não existe em meu dicionário”.