O lançamento do Apple Vision Pro foi o principal destaque da Worldwide Developer’s Conference WWDC 2023, que ocorreu nesta segunda-feira (5). A equipe revelou o Vision Pro como uma revolução na integração de conteúdo digital em nosso espaço físico. Como diz o CEO da Apple, Tim Cook: ‘ É o primeiro produto da Apple que você olha e não vê. O Vision Pro está configurado para permitir que seus usuários vejam, ouçam e interajam com o conteúdo digital como se fosse parte de seu ambiente físico. O mundo se torna uma ‘tela para aplicativos’, que pode ser colocada em qualquer lugar e dimensionada para qualquer tamanho, sem as limitações da tela – além do mais, você pode mergulhar totalmente em uma seleção de ‘Ambientes’ enquanto a sala ao seu redor desaparece.
O Apple Vision Pro abre seu espaço com uma interface totalmente tridimensional controlada intuitivamente usando seus olhos, mãos e voz. A equipe explica que, quando você colocar o Vision Pro pela primeira vez, verá seu espaço e tudo nele, com o Home View flutuando à sua frente. A interface foi projetada para ter uma sensação de fisicalidade, com elementos que respondem dinamicamente à luz, projetam sombras e fornecem uma compreensão clara de escala e distância. A interação com aplicativos e conteúdo parece natural e sem esforço, como se você estivesse movendo objetos reais.
O modelo de entrada do Vision Pro é incrivelmente intuitivo, não exigindo hardware ou controladores adicionais. Você navega no sistema simplesmente olhando, com ícones de aplicativos ganhando vida quando você direciona seu olhar para eles. Tocar os dedos juntos permite selecionar e rolar, enquanto os comandos de voz são perfeitamente integrados por meio da Siri.
Um dos objetivos fundamentais do design do Vision Pro é garantir que os usuários nunca fiquem isolados das pessoas ao seu redor. Uma inovação revolucionária chamada ‘EyeSight’ permite que o Vision Pro exiba seus olhos quando alguém está por perto, dando a ilusão de transparência para que as pessoas ao seu redor sejam direcionadas ao seu foco – isso muda quando você está totalmente imerso em um ambiente. Essa integração perfeita dos mundos digital e físico cria um ambiente perfeito para colaboração e experiências compartilhadas.
A marca espera tornar este um produto tão popular no futuro quanto o smartphone é hoje. E se o preço de US$ 3.499 nos Estados Unidos já é impactante, o jornal O Globo afirma que o produto pode chegar ao Brasil custando mais de R$ 34 mil, segundo suas fontes. Apesar de muito caro, o preço previsto pelo O Globo parece estar até um pouco abaixo do que é de fato esperado. Isso porque um MacBook Pro customizável pelo preço de US$ 3.499 está disponível no Brasil por R$ 40.999. Os óculos de realidade mista da Apple têm lançamento esperado para o início de 2024 e chegam inicialmente apenas nos Estados Unidos.
Veja vídeo: