A marca alemã Porsche deixou todo mundo de boca aberta no último salão do automóvel de Paris com o seu novo Panamera Sport, e podemos dizer que foi um belo revide ao Mercedes-Benz CLS Shooting Brake, modelo que inaugurou o estilo “station-wagon cupê”. Trata-se na verdade, de uma visão da Porsche para o carro do amanhã, ou seja, um conceito que logo estará em breve nas lojas e servirá de inspiração para as demais montadoras, principalmente nos quesitos; tecnologia, design, mecânica, conforto e por aí vai.
A grande novidade é que se trata de um carro híbrido, ou seja, também é alimentado por eletricidade, com toda a potência de um superesportivo, aliando tecnologia e força a economia de combustível. O consumo de combustível médio será superior a 28 km/l seguindo o novo ciclo de medição europeu.
O híbrido Panamera usa o mesmo sistema powertrain do modelo Cayenne, um 333-HP supercharged de 3.0 litros V-6 combinada com uma de 47 HP motor elétrico e uma transmissão automática de oito velocidades com auto stop-start. Segundo a marca, o carro atinge de 0 a 100 km/h em 6 segundos. O carro recebe a evolução do sistema da Porsche híbrido utilizado no híbrido Panamera S, o Sport Concept Turismo, produzindo a 333 cv, sobrealimentado de 3,0 litros V6 e também com 95 cv do motor elétrico para 416 cavalos. O carro pode ser conduzido por uma distância de 30 km em velocidade não superior a 130 km/h somente no modo automático elétrico. Ao contrário do sistema de produção atual, esta configuração de e-híbrido prioriza o uso da motivação elétrica, a menos que o condutor instrua o carro de outra forma.
No designer, o carro inovou e ficou com uma cara mais agressiva, principalmente as lanternas traseiras e faróis dianteiros, mas também é perceptível traços já vistos na nova geração dos carros da Porsche, como o 991 e o 918 spyder. O Panamera Sport Turismo possui 4,95 m de comprimento, 1,40 m de altura e 1,99 m de largura.
Quanto às características de segurança de série incluem air bags, 10 adaptativos bi-xénon com luzes diurnas de LED, limpadores de sensores de chuva, iluminação LED traseira completa, quatro pré-tensores e correia de tração eletrônica e controle de estabilidade. O console central é 100% digital, e como ma pequena amostra de recursos opcionais de tecnologia, o carro vem com um 6-CD changer, som surround Bose, Burmester sound surround, Park Assist dianteiro e traseiro, um diário de bordo e controle de voz.
Sem duvida que este é mais um carro dos sonhos da Porsche, com dimensões de um veículo premium, mas com o seu interior muito mais confortável. Resta-nos aguardar para ver todo este conceito pelas ruas. Preço e mais detalhes ainda não foram informados.
Vídeo de divulgação:
no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é
grátis: http://goo.gl/Ta1Qb