A fashion designer e influencer Aline Oliveira, sempre teve paixão por moda e um interesse bem especial pela Itália. Ainda muito nova esse sonho se tornou realidade quando foi visitar o país e por lá ficou. Mas sempre guardando suas origens nordestinas (Aline nasceu em Pernambuco e morou por muito tempo em Fortaleza). Hoje, realizada através da moda, Aline se divide entre as funções de mãe, esposa e sua paixão pelo mundo fashion. Um pouco de tudo isso se reflete nesse belo ensaio cheio de classe, estilo e elegância. Tudo bem ao estilo Aline Oliveira de ser.
Por Sandra Sampaio
Aline Oliveira como você foi parar na Itália? Eu sempre sonhei em passar uma temporada no exterior, mas jamais pensei em viver fora do meu país! No dia em que completei 19 anos, embarquei em direção a Milão, não imaginando que aqui eu criaria raízes. Foi o máximo.
O olhar para a moda foi quando chegou na Europa? Não, acho que isso veio de berço além da família, pois cresci vendo minhas tias costurar. Elas faziam algumas criações para nós mesmos e isso sempre me chamava atenção. No Nordeste o bordado, a pintura têxtil é bem difusa e para tantos é a única fonte de renda sendo um orgulho para os nossos conterrâneos. Digamos que já cresci respirando moda sem perceber e aos poucos foi virando minha paixão.
Aline, você é mãe, esposa empresária e ainda sobra tempo para ser uma criadora de conteúdo na internet. E aí, dá tempo? Na verdade, eu que procuro passar para as pessoas que me seguem, que independente de tantos esforços e tarefas não devem nunca desistir dos seus sonhos porque o tempo somos nós que criamos. Não nego que é bem complicado conciliar tudo, mas com um bom planejamento e força de vontade se consegue tudo na vida.
Saudades do Brasil? Vem sempre? Você nasceu em Pernambuco, mas também viveu no Ceará e agora mora na Itália. O coração agora é dividido por esses três lugares? Ou tem alguma preferido? Saudade demais do meu país, sempre que posso estou por aí. Nasci em Pernambuco minhas raízes também são de lá. Vivi uma fase da minha vida inesquecível em Fortaleza a famosa terra da luz e me adaptei bem demais. Posso dizer que me sinto sim nordestina a 360 graus. Com o decorrer do tempo e dos acontecimentos escolhi viver em Roma, a cidade do amor (e que cidade!). O lugar que me acolheu de braços abertos. Hoje o meu coração é dividido, pois amo viver aqui, mas com certeza sinto muita falta da minha terra natal e dos amigos.
Copa do mundo, hoje a Itália tá fora, mas se ela estivesse qual camisa estaria usando? Ouvir o hino nacional é uma emoção sem fim. Eu posso viver mil anos por aqui, mas sempre irei vestir a camisa do Brasil, pois afinal trocamos as folhas, mas as raízes continuam as mesmas. A azzurra é pesada, mas a verde e ouro tem seu peso indescritível.
Vou te fazer uma pergunta que acho que muita gente te faz. O que é a moda pra você? A moda é onde eu me encontro, sinto arrepio seja como estilista como espectadora. Nos desfiles e fashion weeks da vida, cada momento é único e cada sentimento é indescritível. Somente vivendo para explicar toda a emoção do brilho da sofisticação e dos seus estilos que são únicos.
A pessoa pode está bem vestida usando roupas de magazine? Existe uma diferença grande entre moda e estilo. Quem acompanha tendências nem sempre está bem vestido. Na maioria dos casos a simplicidade vence! Seja grife ou não o importante é saber vestir. Se tratando de ousadia e de cores também é bem como dizem, existem mil, mas o pretinho básico não engana nunca e tem sempre o seu valor. Unir peças para as ocasiões corretas além de uma série de outros detalhes que nós estilistas amamos pontuar, pode fazer toda a diferença.
Qual seria sua marca prefira que não sai do seu closet? Eu não tenho uma marca preferida. Gosto de várias! Quando cheguei na Europa o meu sonho era ter uma bolsa Chanel no meu closet. Hoje tenho “algumas coisinhas a mais” (risos).
O que curte na hora de relaxar? Uma boa música. Um livro, e um espaço só meu. Eu amo a região Toscana aqui na Itália, onde passo as férias no verão. Ali tenho tudo o que me serve para recarregar as energias. Mar, muita vegetação, algum por do sol e claro ótimas taças de vinhos ajudam a deixar tudo com um sabor mais agradável ainda.
O que coloca um sorriso no rosto? A alegria dos meus filhos.
Qual pecado é difícil de resistir? Chocolate
Como lida com a vaidade? Qual o limite e do que não abre mão? Eu sempre fui muito vaidosa, herdei da minha vó e bisa. Claro que não abro mão do cabelo arrumado e de bons cosméticos para a pele principalmente do rosto.
Um final de semana ideal precisa ter… Churrasco e família reunida sem dúvidas.
Planos para 2023… São muitos! Pretendo voltar ao Fashion Week em Milão e Paris, pois são os meus preferidos, e dessa vez como influenciadora seria mais especial ainda. Já estou trabalhando para que além da moda, eu possa mostrar sempre mais sobre a história e culinária da Itália que me acolheu e que tanto me oferece.
Para conquistar Aline basta… Lealdade. Uma pessoa leal ganha muitos pontos comigo.
Assista um pouco do que rolou nos bastidores do ensaio com Aline: