DESTINO: TALLINN – UMA VIAGEM INCOMUM

Tere” com um sorriso no rosto. É assim que os estonianos de Tallinn recebem os turistas. A capital da Estônia tem cerca de 400 mil habitantes e é um destino pouco comum. Situada às margens do Mar Báltico, a cidade fica a apenas 82 km de distância de Helsinki, na Finlândia. O clima é predominante frio, no inverno a temperatura varia de -20 a +3 graus e no verão não passa de 25 graus. A cidade reúne história e cultura, belas paisagens, arquitetura medieval, prosperidade tecnológica, ares contemporâneos e uma noite animada.

Tallinn passou por muitas transformações. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi ocupada pelas forças nazistas alemãs, antes de ser retomada pelo Exército da União Soviética. Durante as décadas seguintes, Tallinn foi um importante centro da indústria soviética, com muitas fábricas e instalações de produção construídas na cidade. Com o colapso da União Soviética em 1991, a Estônia se tornou independente e começou a adotar um modelo econômico neoliberal, com ênfase na tecnologia e inovação.

Durante a Idade Média, Tallinn era uma cidade próspera e bem fortificada. Hoje a cidade medieval, conhecida como Old Town, é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. A entrada principal é o Viru Gate, o portão que dava acesso à cidade na época medieval, tem as torres ainda preservadas. É dentro da muralha que está a Praça da Prefeitura, o centro antigo que abriga uma torre de 64 metros, o antigo prédio da prefeitura gótica, construído no século 13, a Kiek in de Kök, uma torre de defesa do século 15, a Igreja de São Nicolau, um monumento do século 13, e a Catedral Alexander Nevsky, uma igreja ortodoxa russa construída no final do século 19 em estilo neobizantino. A catedral tem cúpulas e torres ornamentadas e é um dos exemplos mais impressionantes da arquitetura religiosa da cidade. Vale também ir até o Castelo de Toompea, que agora abriga o parlamento estoniano. A vista do castelo é incrível.

Uma experiência que faz o turista se sentir no século 13 é percorrer uma trilha entre duas torres dentro das muralhas da cidade medieval. O acesso é pela Hellemann Tower. Subindo escadas estreitas e íngremes de pedra chega-se até uma porta que leva a uma estreita passarela de madeira de quase 200 metros de comprimento que leva até a outra Torre Munkadetagune. Percorrendo o trajeto, pode-se ver a beleza estonteante de Tallinn. Descendo da torre, siga para a Katerina Kaik, o nome estoniano para uma rua com passagem histórica. É um dos melhores exemplos das ruas originais da cidade velha.

Fora de Old Tonw, a cidade tem dois museus que valem a visita. O Kumu Art Meseum é o maior e mais representativo local de exposições da Estônia. Localizado em um edifício moderno e impressionante, o Kumu abriga uma grande variedade de exposições de arte contemporânea e uma vasta coleção de arte estoniana. Projetado pelos arquitetos finlandeses Pekka Vapaavuori e Kari Järvinen, o edifício foi inaugurado em 2006 e já recebeu diversos prêmios de arquitetura e design. Ao entrar no museu, os visitantes são recebidos por uma impressionante galeria de arte com tetos altos e paredes brancas, que proporcionam um espaço amplo e convidativo para apreciar as obras de arte.

Com um estilo arquitetônico barroco e rococó, o Palácio Kadriorg é um dos tesouros da cidade de Tallinn. Construído no início do século 18 pelo czar russo Pedro, o Grande, em homenagem à sua esposa, Catarina I, o palácio é uma obra-prima da arquitetura e da arte, com seus detalhes ornamentais e suas fachadas imponentes. Atualmente, o palácio abriga o Museu de Arte de Kadriorg, que com exposição permanente de arte europeia e russa, incluindo pinturas, esculturas e objetos decorativos. O palácio também tem um salão de banquetes que costuma ser usado para eventos especiais e festas particulares. Para chegar ao Palácio Kadriorg é preciso passar pelo belo jardim no entorno, vale apreciar a experiencia. Na saída, caminhe alguns minutos em direção à praia e ganhe a bela vista do mar Báltico.

CONTEMPORANEIDADE E TECNOLOGIA

A Estônia é conhecida por ser um país avançado em termos de tecnologia da informação e inovação. Desde a sua independência da antiga União Soviética, em 1991, o país tem investido fortemente em tecnologia para se tornar um líder global em inovação e economia digital. O país é uns líderes mundiais em automação e digitalização de serviços governamentais, o que torna a Estônia altamente eficiente em termos de administração pública e serviços ao cidadão.

Uma das áreas de destaque na Estônia é robótica e automação, com a implementação de robôs autônomos em diversas áreas da sociedade, incluindo hospitais, indústrias e serviços públicos. Entre as empresas de destaque na área de tecnologia do país, está a  Wise (anteriormente conhecida como TransferWise), uma empresa de tecnologia financeira fundada em 2011 por dois empreendedores estonianos, Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann. A empresa oferece serviços de transferência de dinheiro e pagamentos internacionais com taxas baixas e transparentes, o que a tornou popular entre os usuários em todo o mundo. Atualmente, a Wise tem sua sede em Londres, mas mantém uma forte presença na Estônia, impulsionando a economia estoniana.

A Estônia é conhecida por ser uma incubadora de startups de sucesso, com uma forte cultura de inovação e empreendedorismo. Entre as big techs que têm presença significativa no país, está a Microsoft, que tem um grande centro de desenvolvimento de software na Estônia, enquanto a Ericsson possui um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia 5G em Tallinn. A empresa de compartilhamento de viagens Taxify, também é uma empresa de tecnologia estoniana de rápido crescimento. Além disso, a Estônia é um país altamente conectado, com ampla disponibilidade de acesso à internet de alta velocidade e serviços online avançados. O país tem investido em tecnologia blockchain, tornando-se pioneiro em registros eletrônicos descentralizados e em sistemas de votação eletrônica seguros e confiáveis.

O desenvolvimento tecnológico em Tallinn tem sido acompanhado por um renascimento cultural, com a cidade abrigando novos museus, galerias de arte e eventos culturais. São muitas as opções de bares, pubs e clubes. Em Old Town, o Manna La Roosa é um charme. O ambiente é acolhedor e decorado com elementos vintage, que proporcionam uma atmosfera sofisticada e elegante. O bar serve coquetéis criativos e uma seleção de bebidas premium, enquanto o restaurante oferece pratos da culinária internacional e local com um toque contemporâneo. Vale conferir a programação de música ao vivo, um destaque do Manna La Roosa.

Fora de Old Town, o bairro de Telliskivi é um dos mais modernos e descolados de Tallinn, localizado no distrito de Kalamaja. O bairro surgiu como resultado de uma iniciativa do governo estoniano para revitalizar a antiga zona industrial. Hoje é conhecido por suas antigas fábricas de tijolos, transformadas em espaços criativos e culturais, com muitos bares, restaurantes, lojas e galerias de arte. Uma das atrações de Telliskivi é o Nudist Winery Bar, onde é servido o champanhe de rabanete produzido pela vinícola do mesmo nome. Para produzir essa bebida, os estonianos utilizam a variedade de rabanete conhecida como “ruibarbo”, que é cultivada em muitas partes do país. O processo de produção é semelhante ao dos vinhos e espumantes. O resultado é uma bebida refrescante, com um sabor característico, um final de boca adocicado com acidez equilibrada. Vale a experiencia e o lugar é um charme. Entre outros lugares badalados estão o Pudel Baar, um bar especializado em cervejas artesanais, e o F-Hoone, um restaurante e bar com um ambiente descontraído e música ao vivo.

O bairro de Telliskivi também abriga vários museus interessantes. O Museu de Design da Estônia é um espaço dedicado à história e à evolução do design estoniano, com exposições que abrangem desde o período pré-guerra até os dias atuais. O Museu de Arte Fotográfica Fotografiska é um dos mais novos museus do bairro, aberto em 2021, e apresenta exposições de fotógrafos locais e internacionais. Além disso, o bairro abriga muitas galerias de arte independentes, como a EKA Galeria e a Kai Art Center.

Outro bairro contemporâneo da cidade para anotar no roteiro é Noblessner, uma área antiga de Tallinn, que recentemente passou por um processo de revitalização e agora é uma área vibrante e moderna, cheia de lojas, restaurantes e bares descolados.  Por lá, vale apreciar a vista do mar e também visitar a Põhjala Tap Room, uma cervejaria conhecida por sua grande variedade de cervejas artesanais, muitas das quais são feitas com ingredientes locais, como frutas e ervas colhidas na Estônia. O bar é espaçoso e tem uma atmosfera descontraída, com design moderno, acolhedor e aconchegante.

Tallinn vale uma visita. Inclua a cidade no seu roteiro se estiver indo pra Helsinki, por exemplo. Por aqui, contei um pouco na minha experiência por lá. São apenas algumas das muitas atrações turísticas que Tallinn tem a oferecer. A cidade também é famosa por suas praias, parques e festivais de música que fervem no verão. Há sempre algo para fazer e ver em Tallinn!

Karlla Barbosa (@executivacomunicacao @karllabarbosa) esteve em Tallinn em fevereiro de 2023. Ela é jornalista e sócia da Executiva Comunicação, agência de marketing com foco em conteúdo.