Seja falando em espanhol ou italiano, ou mesmo em português, a atriz e advogada Isa Salmen tira de letra. Paulista, Isa estudou fora para aperfeiçoar o inglês, se formou em Artes Cênicas já atuou em tramas como “Além da ilusão” (2022), na Globo, e “Gênesis” (2021), na Record. A bela é fera, ainda dança de ballet a dança do ventre. “Se eu pudesse queria aprender tudo (risos). Tenho sede de saber.”, declara Isa ao longo da entrevista. Dedicada e perseverante no que deseja, em breve estreia na nova série do Globoplay, “Fim”, fazendo par romântico com o ator Fábio Assunção. Enquanto a série não estreia, conversamos com Isa e o resultado não poderia ser outro: encantadora.
Você tem muitas experiências profissionais no exterior. Você acredita que ter feito alguns trabalhos fora, te ajudou a ter mais credibilidade no Brasil? Creio que nesse momento atual que estamos vivendo sim. Antigamente, quando havia mais hegemonia da TV aberta, não acho que fazia tanta diferença, mas com a chegada dos streamings, a necessidade de um produto mais globalizado. Acho que o fato de atuar em diversos idiomas diferentes tem me ajudado bastante, já que posso dar vida a muitos personagens de nacionalidades distintas. Eu acredito que o estudo é muito importante, com certeza ter estudado fora me ajudou muito, mas o Brasil também possui excelentes formações artísticas, tenho muito orgulho do nosso país, eu mesma também sou Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade da CAL do Rio de Janeiro e aprendi muito lá com meus mestres e colegas de classe.
Você é poliglota, fala cinco idiomas fluentes. Qual idioma você mais usou até agora em trabalhos? Usei bastante o espanhol, a personagem que faço na série da Globo é Argentina, e também o italiano, que é o idioma que falo no filme Duetto, produção ítalo-brasileira com Marieta Severo e Michele Morrone. Por incrível que pareça o inglês eu usei algumas vezes, mas não tanto.
Quais foram suas principais dificuldades no início da carreira? Com certeza o fato de ter me mudado de São Paulo pro Rio sem conhecer absolutamente ninguém, muito menos no meio artístico. Larguei a carreira como advogada pra ser atriz, então era um risco bem alto. Comigo não teve “qi” (quem indicou), foi tudo através de muito estudo, resiliência, determinação e coragem. Vim pelo caminho mais árduo que é o das pedras, e não me arrependo nem um pouco.
Você é uma mulher linda, que tem uma ótima boa forma. O que você faz para se cuidar? Acredito que todos os corpos são lindos, fico feliz que hoje esse tabu do corpo ideal, perfeito, está mudando. Nós mulheres sofremos muito com essa imposição de termos que estar sempre em boa forma. Cuidamos da casa, filhos, estudo, trabalho, é muita pressão! Eu me cuido sim, faço musculação, corro e pedalo, mas faço muito também por uma questão de saúde e bem estar. Espero que nós mulheres estejamos cada vez mais confortáveis e felizes com nossos corpos sem ligarmos pro que a sociedade impõe como um certo padrão de beleza. Todas temos celulite, estrias, e tá tudo bem :)) Ahh e como descendente de italianos, eu adoro um carboidrato e um bom vinho, e não me privo de comer e ser feliz, tento ser saudável e equilibrada na alimentação também!
Você canta, dança ballet, jazz, dança ventre e dança dos 7 véus. O que mais gostaria de aprender? Se eu pudesse queria aprender tudo (risos). Tenho sede de saber. Queria fazer mais teatro musical, mas é bem difícil, exige muito do ator, hoje tenho me dedicado mais ao audiovisual.
Você, em breve, estará na série “Fim”, da Globoplay. Como surgiu esse convite? Foi através da querida Cibele Santa Cruz, produtora de elenco, que conhece meu trabalho. Eles queriam uma atriz com meu perfil que fosse fluente em espanhol :))
Na série, você faz par romântico com o ator Fábio Assunção. Vocês já se conheciam? Como foi essa troca? Não nos conhecíamos pessoalmente e eu sempre admirei muito o trabalho do Fábio como ator, sempre achei ele um gênio. Nos conhecemos logo na nossa primeira cena juntos que era uma cena difícil, mas ele foi extremamente generoso, então a troca foi muito boa e tudo fluiu muito bem! Estou doida pra assistir!
O que podemos esperar da sua personagem, a Portenha? Ela é extremamente sedutora, gosta de uma boa farra, vai se encantar com o galanteador Ciro, personagem do Fábio.
Você está no elenco do filme ítalo-brasileiro, Duetto, onde sua personagem é italiana. Como você se preparou? Fizemos bastante preparação com um fono italiano, o Andrea, para que não tivéssemos sotaque algum, a personagem era italiana nativa, então o idioma tinha que sair perfeito. E também fizemos preparação com a maravilhosa coach Maria Silva, que nos guiou muito bem por toda a trama e nos ajudou com muito carinho.
E, hoje em dia, ter largado o direito pelas artes cênicas, foi sua melhor escolha? Eu sinto que se eu tivesse seguido como advogada em um escritório, com certeza teria sido muito mais fácil, mas acredito que Deus não coloca um sonho em nossos corações, se não formos merecedores dele e capaz de realizá-lo. A caminhada artística é extremamente árdua e competitiva, mas estou feliz com os degraus que venho alcançando com muito estudo, trabalho, dedicação e força de vontade. Tenho orgulho do caminho que trilhei, neste caminho encontrei amigas que se tornaram irmãs, pessoas que me acolheram e me levantaram. Também encontrei inúmeros desafios e dissabores, os quais me deparo todos os dias. Ninguém disse que seria fácil, a promessa foi: “Tendes bom ânimo, eu venci o mundo” – João 16:33
Fotos: Lucio Luna