A internet trouxe um novo jeito de fazer publicidade, que acontece através dos influenciadores digitais. Neste caso, ter um advogado pode ser crucial para evitar possíveis dores de cabeça com os contratantes. A advogada Gabriela Baldança, que é fundadora de um dos maiores escritórios de advocacia especializado em marketing digital, listou algumas situações onde seu trabalho é de suma importância.
“Todo mundo já ouviu falar do caso do Luva de Pedreiro, que é um influenciador digital com altos números e que teve seus direitos violados pelo seu empresário. Esse é um dos cenários nos quais os influenciadores digitais podem sofrer prejuízos por não terem o acompanhamento de um jurídico. Além disso, vários outros contratos abaixo do contrato que é feito com o próprio empresário são necessários observações”, disse Baldança, que deu mais alguns exemplos em que os influenciadores precisam ficar atentos:
“Os contratos com a equipe, que deve ter cláusula de sigilo para que pessoas que tenham acesso a eles não divulguem informações sigilosas, cláusula de não concorrência para que os colaboradores que têm acesso aos seus métodos e sua expertise não possam usar dessa expertise para fazer concorrência, contratos de publi bem elaborados para que as empresas não possam usar indevidamente a imagem desse influenciador”.
Segundo a advogada, há maneiras em que o profissional possa se precaver de possíveis problemas.
“Várias situações podem ser evitadas com um registro da marca, para que outras pessoas não usem a marca indevidamente, e com o registro do conteúdo, para que outras pessoas não usem o conteúdo indevidamente”, disse Baldança, que conta com uma equipe de oito advogados, além de ser mentora para advogados que desejam atuar no mercado de marketing digital.