Que tal se hospedar em palafitas de luxo com vista para as montanhas na região norte da Itália? Essa é a proposta do recém inaugurado Floris Green Suites um belo projeto da Network of Architecture (NOA) que criou dez suítes triangulares elevadas sobre palafitas. Floris, no Parc Hotel Florian, que está localizado na vila alpina de Siusi allo Sciliar, oferece vistas espetaculares das montanhas em um terreno de cerca de 1,5 hectares.

“A ideia não era apenas uma fileira de quartos de porta em porta”, observou a NOA, “mas um agrupamento ordenado de casas na árvore construídas íntimas e independentes elevadas em suportes de três metros de altura, deixando o terreno totalmente acessível embaixo.”

Internamente, as suítes Floris contêm uma sala de estar que se abre para uma bela varanda. Paredes envidraçadas com portas de correr conectam os espaços internos e externos, com cortinas proporcionando privacidade, se necessário. Tudo isso utilizando madeira envelhecida e reboco pintado em verde.

O conceito de design baseia-se em ajudar os hóspedes a se sentirem imersos no parque. Daí surgiu a ideia de casas na árvore que parecem fazer parte da paisagem e proporcionam excelentes vistas dos arredores. Um corredor nas traseiras da extensão permite o acesso às suítes, que estão dispostas em dois níveis com cinco quartos em cada piso. “Para tornar o complexo arquitetônico ainda mais dinâmico, os quartos estão localizados um acima do outro em um pequeno ângulo”, acrescentaram os arquitetos, “criando a impressão de uma estrutura natural e crescida, preservando as vistas”.

O quarto e a sauna também são revestidos de vidro para otimizar a vista do parque. Apenas o vaso sanitário e o bidê são incluídos em uma unidade independente. Ou seja, uma atmosfera perfeita para quem quer fugir dos grandes centros e curtir um contato maior com o clima da montanha.