HOTEL: PALAFITAS DE LUXO AO PÉ DA MONTANHA

Que tal se hospedar em palafitas de luxo com vista para as montanhas na região norte da Itália? Essa é a proposta do Floris Green Suites, inaugurado em 2020, um belo projeto da Network of Architecture (NOA) que criou dez suítes triangulares elevadas sobre palafitas. Floris, no Parc Hotel Florian, que está localizado na vila alpina de Siusi allo Sciliar, oferece vistas espetaculares das montanhas em um terreno de cerca de 1,5 hectares.

“A ideia não era apenas uma fileira de quartos de porta em porta”, observou a NOA, “mas um agrupamento ordenado de casas na árvore construídas íntimas e independentes elevadas em suportes de três metros de altura, deixando o terreno totalmente acessível embaixo.”

Internamente, as suítes Floris contêm uma sala de estar que se abre para uma bela varanda. Paredes envidraçadas com portas de correr conectam os espaços internos e externos, com cortinas proporcionando privacidade, se necessário. Tudo isso utilizando madeira envelhecida e reboco pintado em verde.

Inicialmente, a ideia era separar o edifício com as novas suítes do local original para deixar o terreno intacto e ocupar o mínimo de espaço possível. Uma construção ao nível do solo teria resultado na perda de uma parte considerável do terreno. Mas a ideia não era apenas uma fileira de quartos de porta em porta, mas um agrupamento ordenado de casas de árvore íntimas e independentes, elevadas sobre suportes de três metros de altura, deixando o terreno totalmente acessível por baixo.

Ao mesmo tempo, crescia o desejo não só de acomodar os hóspedes nas novas suítes do parque, mas também de permitir que fizessem parte dela. Durante o processo de projeto, o parque tornou-se o tema central da arquitetura, integrando completamente o edifício na natureza, como se sempre tivesse estado lá.

O conceito intelectual das casas na árvore começou a tomar forma: no final da passarela de ligação que forma a espinha dorsal do novo empreendimento está a estrutura de dois andares que contém as suítes, com cinco quartos em cada andar, todos com vista para o parque. Para tornar o conjunto arquitetônico ainda mais dinâmico, os quartos estão localizados uns sobre os outros em um ligeiro ângulo, criando a impressão de uma estrutura natural e cultivada, preservando as vistas.

O conceito de design baseia-se em ajudar os hóspedes a se sentirem imersos no parque. Daí surgiu a ideia de casas na árvore que parecem fazer parte da paisagem e proporcionam excelentes vistas dos arredores. Um corredor nas traseiras da extensão permite o acesso às suítes, que estão dispostas em dois níveis com cinco quartos em cada piso. “Para tornar o complexo arquitetônico ainda mais dinâmico, os quartos estão localizados um acima do outro em um pequeno ângulo”, acrescentaram os arquitetos, “criando a impressão de uma estrutura natural e crescida, preservando as vistas”.

O quarto e a sauna também são revestidos de vidro para otimizar a vista do parque. Apenas o vaso sanitário e o bidê são incluídos em uma unidade independente. Ou seja, uma atmosfera perfeita para quem quer fugir dos grandes centros e curtir um contato maior com o clima da montanha.