Por Fernando Luís Cardoso
Amir Slama, estilista de reconhecimento internacional, e Artur Slama emprestam seu talento para o carnaval de São Paulo, desenvolvendo a camiseta do Camarote Bar Brahma 2024. No intervalo da correria de pré-carnaval, o estilista bateu um papo com a MENSCH online e nos contou um pouco do que vem por aí nesse período momesco.
Que o Carnaval transcende a festa e também se torna uma grande manifestação de moda, todos percebemos. Como você vê essa paridade entre o carnaval e a moda? Se a gente fizer uma retrospectiva dos últimos 10 anos, a fantasia virou moda. Não tem mais a separação do que é fantasia e do que é moda. Eu fiz uma coleção para a Rosa Chá que teve o carnaval como pano de fundo, a festa popular que mais coloca as pessoas de todas as cores e classes misturadas, isso traduz muito a brasilidade e o jeito que se comporta no Brasil é muito particular. A conhecida carnavalesca Rosa Magalhães já foi tema de uma das coleções. Juntas, Amir e Rosa estudaram a construção do movimento do carnaval: alas, enredos, sequências, e isso resultou em uma coleção de muito sucesso. “Construir ações durante o ano e levá-las para a avenida, para mim, é o reflexo do Brasil que dá certo. O metrô da cidade durante um dia de desfiles é uma fantasia…Um momento muito importante para a cultura nacional”, conta Amir.
A camiseta exclusiva para o Camarote Bar Brahma é um trabalho a quatro mãos: duas do estilista e duas do artista plástico Artur Slama. Onde vemos detalhes e assinatura de cada um na peça? Na realidade, teve um briefing, a questão da ilusão de óptica, geometria e espelhos, tudo foi traduzido de um jeito que pudesse simplificar essa imaginação. Nós criamos a quatro mãos uma linha geométrica, ele elabora como artista e eu tento trazer para um lado mais prático, dada a quantidade de peças. No projeto, a preocupação foi deixar espaço para que cada um customize a camiseta, sem interferir com a criação, dando possibilidades. Em alguns momentos, a criação parece mais simples, mas foi para dar esse espaço de customização. Além do design, escolhemos o algodão para conferir conforto e poder transpirar sem se preocupar em cheirar mal.
Nos conte um pouco sobre o momento da marca SLAMB. O Artur criou a marca, que é mais alternativa, trabalhamos com pesquisa, com desenvolvimento, com pequenas coleções. Esta marca tem um cunho mais artístico, com bordados e séries de camisetas com tiragem limitada, trazendo um pouco de exclusividade. O propósito é não vincular com um momento da moda (estação) e deixar mais autoral.
Incluir sustentabilidade no processo é um must? Eu acho que precisa tomar cuidado para não cair na exploração deste conceito. Nós usávamos muito plástico para embalar os produtos, conseguimos com uma ONG, há 3 anos, fazer embalagens com retalhos. Nós enviamos todas as sobras de tecidos, eles transformam nas embalagens com um patchwork de retalhos e nós recompramos da ONG. Foi uma solução sustentável para resolver um problema e conseguimos ir além da sustentabilidade, pois a ONG integra imigrantes e refugiados, regulariza a documentação deles e habilita estes imigrantes na costura. O ato de preparar nossas embalagens com tecidos e costurar é, além de tudo, via de treino técnico para eles em corte e costura. Hoje, eu procuro entender o processo de cada fornecedor e também percebo que meu consumidor mais jovem está bastante preocupado com isso. Em paralelo, procuramos criar produtos com uma durabilidade maior, sair do conceito de coleções e manter produtos desejados por mais tempo.
O Carnaval de São Paulo cresceu muito, o número de bloquinhos e festas já inclui a cidade como destino de carnaval. O que você acha que precisamos como cidade aprimorar para se consolidar como destino no carnaval nacional? São Paulo já é um destino cool: Pinheiros e Baixo Augusta estão ganhando mais força, não deixando nada desejar. A minha primeira experiência com o Camarote Bar Brahma foi há quatro anos e eu fiquei impressionado quando vi a estrutura do camarote. São Paulo é uma cidade com toda estrutura e acredito que o Camarote Bar Brahma consegue ilustrar como nosso carnaval está preparado para os foliões mais exigentes.
Como é sua agenda durante o carnaval? Sabemos que muitas celebridades encomendam looks exclusivos, você consegue desfrutar um pouco da folia? Embora ame o carnaval, ele significa trabalho. Todos os anos eu vou para Rio, Salvador e, em São Paulo, faço looks dos principais bailes para clientes. Este ano, entregarei tudo nos primeiros dias, participarei do Camarote Bar Brahma e logo escaparei para tirar férias. Um descanso mais que merecido, mas, sempre de olho nos looks de todos, já pensando em outras criações e coleções”.