Por Ivan Reis
Em pouco mais de uma semana, quarenta marcas nacionais apresentaram suas coleções de Verão na São Paulo Fashion Week N58. De 14 a 21 de outubro, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, o Iguatemi São Paulo e outros lugares icônicos da cidade serviram de cenário para a maior semana de moda da América Latina.
O evento movimentou o mundo fashion paulista e apresentou as tendências que estarão nas araras – físicas e virtuais – das lojas nos próximos meses. A MENSCH esteve na São Paulo Fashion Week N58 e conferiu de perto as novidades da moda masculina para a próxima estação. Confira!
ALFAIATARIA COOL
Há tempos, os trajes formais masculinos são revistos a cada temporada. A camisa branca ganha recortes e dobras interessantes na estreante Normando. Calças de modelagem ampla, uso (e abuso) de preto e branco, além de jaquetas de inspiração na Amazônia foram destaques. Rafael Caetano emocionou o público com uma homenagem ao cartunista Maurício de Sousa. Na camisaria, o corte tradicional ganha estampa inspirada em Sansão, famoso coelho de pelúcia da Mônica, além tecidos fluidos, detalhes de amarrações e botões estilizados. A própria assinatura do cartunista aparece na superfície têxtil recriando a clássica ‘risca de giz’ que intercala linhas com o nome do artista.
Com o tema ‘Asas à cobra’, João Pimenta se inspirou na padronagem píton. Diferente das coleções anteriores, a construção simples, amarrações e tecidos bem escolhidos trouxeram elegância, exotismo e modernidade em tons de preto, branco e amarelo. A camisa branca ganha dobras, vieses e usada com jaquetas estampadas, shorts e calças de caimento único.
Lucas Leão trouxe produções formais com detalhes interessantes. Há sempre um tecido torcido, uma sobreposição ou, até mesmo, novas formas de usar peças. Afinal, o clássico anda de mãos dadas com o contemporâneo.
TONS TERROSOS
O marrom e seus derivados predominaram nas coleções desta temporada. Marcando presença com temas brasileiros, a Dendezeiro dos estilistas baianos Hisan Silva e Pedro Batalha foi até o cangaço para criar camisetas, jaquetas, acessórios e tantos outros elementos desse universo. A carioca Handred viajou até o Rio Paraguaçu para colher histórias orais da ancestralidade. O resultado foram peças elegantes, com predominância do marrom, nude e verde trabalhado em tecidos leves em uma silhueta fluida e que incorpora novos códigos de vestimenta da marca.
Em se tratando de histórias, a alagoana Foz trouxe toda a força da narrativa tradicional pelas mãos do designer Antônio de Castro. As nuances do marrom, assim como os alaranjados e amanteigados, foram usadas em estampas bordadas que davam movimento as peças.
HAVE FUN!
Uma boa dose de nostalgia também é tendência! A carioca The Paradise celebrou os 80 anos do Pato Donald, e estampou boa parte das peças com personagens criados por Walt Disney. Camisas com bordados temáticos, além de shorts e estampas maximalistas fizeram a cara do verão brasileiro. Na À La Garçonne, o designer Fábio Souza trouxe Snoopy em moletons estilizados pela marca e Walério Araújo incorporou o universo de Mauricio de Sousa. Releituras de Mônica, Sansão e Cebolinha levaram a plateia ao delírio. Mais comedido, Rafael Caetano reinterpretou o universo de Horácio, personagem do cartunista, em camisas – o carro-chefe da coleção.
ACIMA DO JOELHO
Com as altas temperaturas, o comprimento dos shorts masculinos fica cada vez mais curto. Traduzindo vários estilos – da alfaiataria à moda praia -, os shorts apareceram em diferentes versões. Elegantes e sóbrios na Normando, acompanhado de camisas, descontraídos com gostinho de Itália na marca Gefferson Vilanova, ou até mesmo mais sofisticados em Lino Vilaventura. Uma peça, vários estilos e muitas personalidades.
MANUALIDADE À MIL
Desde temporadas passadas, as peças feitas à mão ganham protagonismo em coleções cada vez mais criativas. Nesta edição, os crochês da marca Ateliê Mão de Mãe estão em produções monocromáticas com pontos estilizados e modelagens amplas. Os pontos coloridos e meticulosos também tomaram conta dos acessórios.