ESTILO: SPFW N58 – 5 TENDÊNCIAS MASCULINAS PARA FICAR DE OLHO

Por Ivan Reis

Em pouco mais de uma semana, quarenta marcas nacionais apresentaram suas coleções de Verão na São Paulo Fashion Week N58. De 14 a 21 de outubro, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, o Iguatemi São Paulo e outros lugares icônicos da cidade serviram de cenário para a maior semana de moda da América Latina.

O evento movimentou o mundo fashion paulista e apresentou as tendências que estarão nas araras – físicas e virtuais – das lojas nos próximos meses. A MENSCH esteve na São Paulo Fashion Week N58 e conferiu de perto as novidades da moda masculina para a próxima estação. Confira!

ALFAIATARIA COOL

Há tempos, os trajes formais masculinos são revistos a cada temporada. A camisa branca ganha recortes e dobras interessantes na estreante Normando. Calças de modelagem ampla, uso (e abuso) de preto e branco, além de jaquetas de inspiração na Amazônia foram destaques. Rafael Caetano emocionou o público com uma homenagem ao cartunista Maurício de Sousa. Na camisaria, o corte tradicional ganha estampa inspirada em Sansão, famoso coelho de pelúcia da Mônica, além tecidos fluidos, detalhes de amarrações e botões estilizados. A própria assinatura do cartunista aparece na superfície têxtil recriando a clássica ‘risca de giz’ que intercala linhas com o nome do artista.

Com o tema ‘Asas à cobra’, João Pimenta se inspirou na padronagem píton. Diferente das coleções anteriores, a construção simples, amarrações e tecidos bem escolhidos trouxeram elegância, exotismo e modernidade em tons de preto, branco e amarelo. A camisa branca ganha dobras, vieses e usada com jaquetas estampadas, shorts e calças de caimento único.

Lucas Leão trouxe produções formais com detalhes interessantes. Há sempre um tecido torcido, uma sobreposição ou, até mesmo, novas formas de usar peças. Afinal, o clássico anda de mãos dadas com o contemporâneo.

TONS TERROSOS

O marrom e seus derivados predominaram nas coleções desta temporada. Marcando presença com temas brasileiros, a Dendezeiro dos estilistas baianos Hisan Silva e Pedro Batalha foi até o cangaço para criar camisetas, jaquetas, acessórios e tantos outros elementos desse universo. A carioca Handred viajou até o Rio Paraguaçu para colher histórias orais da ancestralidade. O resultado foram peças elegantes, com predominância do marrom, nude e verde trabalhado em tecidos leves em uma silhueta fluida e que incorpora novos códigos de vestimenta da marca.

Em se tratando de histórias, a alagoana Foz trouxe toda a força da narrativa tradicional pelas mãos do designer Antônio de Castro. As nuances do marrom, assim como os alaranjados e amanteigados, foram usadas em estampas bordadas que davam movimento as peças.

HAVE FUN!

Uma boa dose de nostalgia também é tendência! A carioca The Paradise celebrou os 80 anos do Pato Donald, e estampou boa parte das peças com personagens criados por Walt Disney. Camisas com bordados temáticos, além de shorts e estampas maximalistas fizeram a cara do verão brasileiro. Na À La Garçonne, o designer Fábio Souza trouxe Snoopy em moletons estilizados pela marca e Walério Araújo incorporou o universo de Mauricio de Sousa. Releituras de Mônica, Sansão e Cebolinha levaram a plateia ao delírio. Mais comedido, Rafael Caetano reinterpretou o universo de Horácio, personagem do cartunista, em camisas – o carro-chefe da coleção.

ACIMA DO JOELHO

Com as altas temperaturas, o comprimento dos shorts masculinos fica cada vez mais curto. Traduzindo vários estilos – da alfaiataria à moda praia -, os shorts apareceram em diferentes versões. Elegantes e sóbrios na Normando, acompanhado de camisas, descontraídos com gostinho de Itália na marca Gefferson Vilanova, ou até mesmo mais sofisticados em Lino Vilaventura. Uma peça, vários estilos e muitas personalidades.

MANUALIDADE À MIL

Desde temporadas passadas, as peças feitas à mão ganham protagonismo em coleções cada vez mais criativas. Nesta edição, os crochês da marca Ateliê Mão de Mãe estão em produções monocromáticas com pontos estilizados e modelagens amplas. Os pontos coloridos e meticulosos também tomaram conta dos acessórios.