CARREIRA: ALAN VICTOR, O RP CARIOCA QUE ESTÁ MOVIMENTANDO O CENÁRIO MIDIÁTICO

Determinado e ousado, o carioca Alan Victor adora um novo desafio. Seja vindo de um novo cliente que surja, ou até mesmo um cliente atual, o mais importante no trabalho de um RP é estar bem relacionado com todos os formadores de opinião seja imprensa, artistas, marcas e influencers. Prova disso foi o sucesso do Camarote Rio Praia no carnaval deste ano, onde mostrou seu trabalho na área de relacionamento com todos os públicos envolvidos. Formado em Administração de Empresas e Técnico em Contabilidade, Alan passou alguns anos cuidando de projetos de educação ambiental da Petrobras, o que deu uma base geral sobre comunicação. Daí em diante veio o trabalho juntamente com hotéis, restaurantes e camarotes na Sapucaí. Hoje com maestria sabe equilibrar clientes, imprensa, mídias sociais e sucesso no que se propõe.

Alan, depois de dois anos sem o Carnaval, este ano tivemos o esperado retorno. Soubemos que foi um sucesso para você. Mas quais foram os novos desafios neste retorno? Após um ano difícil por conta do pós-pandemia e da insegurança do desfile das escolas de samba acontecerem em abril, o carnaval de 2023 foi em números e grandiosidade, o maior carnaval de todos os tempos, tanto para as escolas de samba, quanto para todos que investem e acreditam no evento. Esse ano o Camarote Rio Praia teve capacidade de público ampliada para 1.200 pessoas por noite. Vale destacar que em 48h esgotamos a nossa pré-venda. O maior desafio foi conseguir atender todas as solicitações de vips. Todo mundo queria estar na Sapucaí, foi inesquecível!

O que você destacaria mais na grande festa deste ano? O que mais te marcou? Com certeza o maior espetáculo está na Avenida, as escolas estavam deslumbrantes. Assistir do Camarote Rio Praia é ainda mais especial, estamos em frente ao segundo recuo das baterias. Já no Camarote o grande destaque foram os Shows do Wesley Safadão e Saulo, além do menu assinado pela chef Kátia Barbosa. 

Com isso tudo voltaram os investimentos na área, a circulação de público e por consequência a economia girando. Como você percebeu isso na prática e em comparação aos outros anos? Algo muito bacana que vale destacar é a busca do público por ingressos para o Carnaval de 2024 já em fevereiro. Em outras áreas que atuo, como hotelaria e gastronomia, também podemos perceber esse crescimento através da ocupação dos hotéis, principalmente por turistas estrangeiros e do aumento do público nos restaurantes. 

O que os clientes e as marcas procuraram mais este ano, além do retorno financeiro, claro? Como você consegue medir o nível de satisfação de um cliente? Geralmente na primeira reunião com um novo cliente (restaurante ou hotel) eu pergunto como eles estão financeiramente e qual o principal objetivo com a contratação do meu serviço de assessoria de imprensa, relações públicas, marketing e gestão de redes sociais. A partir daí criamos estratégias para juntos conseguirmos alcançar esses objetivos. Já o nível de satisfação geralmente é percebido através dos feedbacks, aumento de público e a consequência é o aumento no faturamento. 

Como equilibrar as expectativas de clientes/empresas e do público consumidor? É muito importante ser claro e sincero na primeira reunião, mostrando todas as possibilidades e também apresentando o que pode dar errado. É essencial também que o restaurante, o hotel e o evento entreguem o que se propõem, oferecendo algo além da comunicação da rede social. As pessoas buscam cada vez mais viver experiências!

Quais os novos desafios de se trabalhar com marketing e assessoria de imprensa num mercado cheio de influencers que acham que trabalham com isso também? São diversos desafios! Por conta dos vídeos, dos reels muitas páginas (influenciadores) estão viralizando rapidamente, com isso, eles não conseguem criar uma maturidade, pois o crescimento é muito rápido. Logo eles não entendem como funciona o mercado, e acabam cometendo alguns erros. Inclusive hoje em dia é preciso ter cuidado e um senso crítico para qualquer conteúdo, pois tudo virou “melhor”: “melhor rodízio”, “melhor vista”, “melhor feijoada”, etc. É muito importante que os influenciadores destaquem que o conteúdo deles é publi, em respeito aos seus seguidores e as marcas pagantes.

Já as assessorias precisam se reinventar e sair dos grupinhos onde são sempre os mesmos influenciadores e jornalistas. Eu acredito muito no potencial de quem está começando, assim como respeito quem já está muito tempo na caminhada. Uma dica importante para um crescimento sólido é criar boas relações!

Como um cliente pode avaliar um bom trabalho de marketing além de postagens e dancinhas nas redes sociais? O que ele deve levar em conta? Acredito que seja através de um conjunto de ações envolvendo  jornalistas, influenciadores e artistas. Geralmente influenciadores vendem, artistas trazem glamour para a marca e a imprensa passa credibilidade. É muito importante também ter uma rede social atrativa para receber o público e fazer a conversão em vendas ou possíveis novos clientes. Atualmente as redes sociais da empresa precisam focar em dois tipos de conteúdos, as postagens de fotos e os vídeos para o reels. Não se pode também esquecer dos stories, que devem ser contínuos.

Você também trabalha com redes de hotéis e restaurantes. Quais as estratégias usadas nestes dois segmentos? É a mesma? Geralmente para hotelaria existem veículos voltados para o tema, assim como na gastronomia. Logo o mailing é diferente, mas em alguns momentos eles se encontram. Ambas as áreas é preciso criar um bom planejamento estratégico de ações. 

Nesse pós-pandemia muitos restaurantes voltaram a operar e novos surgiram. Poderíamos dizer que a pior fase passou nesse setor? Quais os novos desafios para eles atualmente? Com certeza! A inovação é um dos maiores desafios para a gastronomia. É muito importante estar atento às datas comemorativas e criar ações para as mesmas. Outro ponto importante é ter um local e uma gastronomia onde as pessoas queiram fotografar e divulgar que estão ali. Geralmente quando o cliente começa divulgar o estabelecimento que ele vai, eu falo que o marketing e ações estão fazendo que o restaurante tenha uma virada de chave.

Alan, como é sua formação e especialização? Sou bacharel em Administração de Empresas e Técnico em Contabilidade. Trabalhei oito anos em um projeto de educação ambiental da Petrobras. Costumo dizer que lá eu aprendi muito sobre comunicação, assim como, observando através do Rio Fácil (@riofaciloficial). No NEA-BC, projeto de mitigação da Petrobras e licenciado pelo IBAMA eu era responsável por realizar fóruns, seminários, reuniões públicas, cines debate, elaborar materiais de divulgação como cartilhas, folders, cartazes e até jogos. Já pelo Rio Fácil percebi o quanto existiam oportunidades de mercados e que fazendo um bom trabalho de relações públicas com assessoria de imprensa eu iria conseguir crescer. Pois muitos profissionais acabam se acomodando, e assim estava esse mercado, principalmente sem acompanhar as mudanças na comunicação. 

Quando você se sente mais desafiado? Eu sou bastante inquieto, gosto sempre do novo e também de manter o já existente. Um novo cliente é repleto de novas descobertas e possibilidades. Poder transformar uma marca me deixa muito feliz. Já manter um cliente por anos é algo que me faz sempre reinventar e criar. 

Passado o Carnaval, quais os próximos passos? Estou totalmente voltado para os restaurantes, hotelaria e marcas de produtos. Atualmente atendo e sou RP dos hotéis Pestana Rio Atlântica e São Paulo, dos restaurantes Cardin, DarkCoffee, D’amici, Éclair, Eme, Fare Trattoria, Fritow, Grâu, Kebab, Low Fire Smokehouse, Oggi, Sardinha, Sorvete Brasil, Tutto Nhoque, Vino!, Bar dos Pescadores e Porto da Barra.

Chegou a hora de recarregar as baterias. O que procura? Eu amo viajar e boa gastronomia. Geralmente quando acaba o Carnaval fico 15 dias resolvendo demandas de outros clientes e analisando como foi o Carnaval, vendo o que pode ser feito melhor no próximo ano e criando novas oportunidades e possibilidades. Viajar mesmo só depois de um mês, mas mesmo assim, sem se desligar totalmente.

Fotos Diana Cabral (@dianacabralfotografia)

Locação @joandjoe.rio

Agradecimentos @dlzoficial @riofaciloficial