A marca britânica Triumph escolheu o Design Museum, em Londres, para apresentar o conceito da sua nova moto, a Trident. Uma naked, aposta da marca no crescente mercado de média cilindrada. O projeto da nova Trident começou a ser desenvolvido pelo time de designers da marca inglesa há quatro anos, e contou com o reforço do italiano Rodolfo Frascoli, que também colaborou na criação do desenho da nova Tiger 900.

Para os fãs da marca o nome Trident já é um velho conhecido. A Trident foi um marco, sendo a primeira motocicleta com a arquitetura de três cilindros da fabricante — vendida entre 1968 e 1975. E teve “duas encarnações”. A primeira, foi lançada no final da década de 1960 e também era conhecida como Rocket 3, quando saiu sob a marca BSA.

Para Steve Sargent, Diretor de Produtos da Triumph, o novo protótipo marca o início de um novo e empolgante capítulo para a Casa de Hinckley. “Com sua forma minimalista, pura, linhas limpas, o inconfundível DNA Triumph e inspiração na Speed Triple, o conceito nos dá as primeiras impressões da personalidade da nova Trident. Nosso objetivo era trazer uma moto empolgante, distinta e agradável de pilotar, especialmente para a nova geração de motociclistas que buscam modelos acessíveis e com estilo”, destaca o executivo.

O visual da Trident terá a mistura de elementos clássicos, como o farol circular, com itens modernos como a lanterna traseira em LED embutida na rabeta. Também é possível afirmar que a suspensão dianteira será invertida e os freios dianteiros serão duplos. Segundo a Triumph, por enquanto trata-se apenas de um conceito, só que ele não fica muito longe da versão de produção, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2021 no exterior. A moto traz linhas minimalistas, e seu design gira em torno do motor de três cilindros oferecido pela marca inglesa na Street Triple, um propulsor que se destaca por equilibrar torque em baixas rotações com grande potência em giros altos.

A Triumph Trident será um modelo totalmente renovado, uma motocicleta divertida, ágil e com boa ergonomia. Detalhe, sem nenhum elemento em plástico. Uma das intenções da marca é lançar uma moto que será o modelo de entrada da gama de motores de três cilindros da fabricante inglesa, atendendo a vários perfis de motociclistas e com um preço competitivo. Especula-se que o motor de três cilindros deverá ter entre 200 cm³ e 600 cm³ de cilindrada.

PROCESSO DE DESIGN DE QUATRO ANOS

O protótipo de design da Trident vem como resultado de um programa de desenvolvimento de 4 anos liderado por Rodolfo, um apaixonado fã da Triumph que trouxe o talento do design italiano para a linguagem de design da Triumph – e uma equipe trabalhando intensamente nas instalações de design no Reino Unido, a sede global da Triumph.

Desenvolvendo todos os aspectos de um design em harmonia, desde o estilo até a ergonomia, tecnologia integrada e desempenho do motor, o briefing da Trident se concentrou em entregar a motocicleta completa para o passeio perfeito.

O NASCIMENTO DE UM NOVO ÍCONE

A Trident integra o modelo de desenvolvimento de design original com componentes de protótipo – construída para mostrar o estilo e a atitude da nova motocicleta que está por vir. Ela é construída em torno de um poderoso motor triplo Triumph compacto, projetado para trazer todas as vantagens de um triplo para a categoria pela primeira vez, com o equilíbrio perfeito entre baixo torque e potência de ponta.

O protótipo de design também destaca outro objetivo fundamental com a integração da moderna tecnologia digital ao design que traz as características que os pilotos neste mundo valorizam e desejam, de uma forma elegante e fácil de usar. O lançamento oficial está previsto para o início de 2021, mas não existe previsão do modelo ser vendido no Brasil.

Veja vídeo: