CARREIRA: SIDNEI LYRA MERGULHA DE CABEÇA NA DRAMATURGIA

Os primeiros passos foram dados desde a época das passarelas e estúdios fotográficos quando trabalhava como modelo. Agora Sidnei Lyra, de 28 anos, nascido em Santa Catarina, mas atualmente morando em São Paulo, se prepara para novos desafios. Com uma série baseada na obra de Monteiro Lobato e um longa para o cinema. Sidnei segue focado e dando o melhor de si para essa nova fase da sua carreira. “A arte me fez descobrir uma nova versão sobre mim, que está em constante evolução”, comentou Sidnei em entrevista para a MENSCH.

Sidnei, indo para o início… quando e como descobriu que gostaria de ser ator? Trabalhei muito tempo modelo e sempre gostei da minha entrega em meus trabalhos, até diversas vezes recebendo elogios e isso veio somando de uma forma gigante de entusiasmo. Eu sempre gostei muito de filmes, novelas, seriados e livros. Em certos livros meus pensamentos imaginavam tanto uma história, que certo dia eu pensei e se eu começasse a atuar, como ia ser? Então comecei imaginar isso é não saia mais de minha cabeça essa vontade de atuar, experimentar algo novo, me dedicando a cada dia que passa. Eu sou muito rígido comigo, e isso acredito que seja um ponto positivo para minha carreira. 

Falando em carreira, você começou a trabalhar como modelo. O que destacaria dessa época? Se eu pudesse destacaria cada trabalho, pois cada um somou de uma forma positiva para eu conseguir chegar onde estou hoje. Tive muito privilégio em trabalhar com muitas pessoas boas.

E como andam os preparativos para o lançamento do série As Aventuras de Emília e Visconde? Já conhecia a obra de Monteiro Lobato? Os preparativos andam ótimos, estou estudando muito sobre o personagem e tive a sorte de ser um personagem qual eu sempre gostei desde criança. Eu conhecia superficialmente a obra do Monteiro Lobato, e hoje que eu vivo esse personagem e busco saber mais a cada dia. Eu fico mais impressionado, é uma história muito bonita e que de certa forma marcou a vida de todas as pessoas acredito.

Soubemos que em breve vem participação em um longa. O que pode nos adiantar desse projeto? Olha, esse projeto vai ser incrível. Ele conta a história de um médico o qual se apaixona por uma mulher e após certo tempo ele começa a achar errado as atitudes que ela toma. Esse filme vai ser um pouco mais intenso do qual eu vou protagonizar agora, mas não tenho dúvidas que vai ser muito marcante, e acredito que vai ser de grande sucesso, pois a forma em que ele vem sendo escrito já conseguimos ver como vai ser épico. 

Que desafios esses novos trabalhos tem te trazido? Todos imaginamos uma certa forma de atuar, porém na prática vemos como é totalmente diferente do que imaginamos. Cada personagem, cada ação que temos que tomar se difere cada pessoa tem seu jeito de ver e lidar com as situações. E o mais difícil acredito é conseguir passar uma ação, com sentimentos, que todos consigam ver o que eu estou querendo transmitir. 

Como a arte te toca de forma geral? A arte é simplesmente incrível. Ela tem várias formas de te fazer enxergar, desde uma exposição em um museu ao cinema. Acredito que todas elas transmitem sentimentos e aprendizados que possam somar para a nossa vida.

Trabalhar como modelo te deixou mais ligado em moda? E qual seu estilo? Trabalhar como modelo me ajudou muito a construir a minha imagem hoje, me mostrou várias formas de enxergar as coisas e ter minhas preferências. Eu amo o estilo e a arte minimalista, pra mim ela me chama muita a atenção por sua imagem limpa e ao mesmo consegue ser intensa. 

Qual seu pecado favorito? Não resiste a que? Acredito que o meu pecado favorito seja a vaidade, gosto de estar sempre bem arrumado, com meus treinos em dia, afinal faz 11 anos que eu treino e sempre busco melhorar. Essa vaidade de estar todos os dias praticamente treinando em busca de melhor, me mostrou o caminho da disciplina e o foco em algo que eu desejo alcançar. 

Você se considera um cara vaidoso? Do que não abre mão? Me considero sim, eu gosto de sempre estar bem vestido, com o cabelo arrumado, mas não por ego, por mim mesmo. Gosto de me cuidar ao máximo para que talvez alguém veja e diga nossa, vou me inspirar nele. Eu não abro mão do meu hobby favorito que é treinar, e meu público me ajuda muito dia a dia nisso, já recebi mensagens lindas de pessoas que comentaram minha disciplina em ir. E até mesmo de pessoas falarem que não iam treinar, mas que viram que eu estava treinando e foram.

E quando está com tempo livre o que curte fazer? O que faz sua cabeça? Quando estou com tempo livre, eu gosto de fazer coisas que vão me fazer bem. Gosto de pegar um sol em paz, eu amo praia, viajar, conhecer lugares novos, viver experiências que o lugar irá me proporcionar. Gosto de aproveitar cada momento e desfrutar o máximo que for possível.

O que te coloca um sorriso no rosto e o que tira esse sorriso? Uma notícia boa, uma pequena vitória até uma grande vitória, gosto muito de viver, a felicidade está no caminho da nossa trajetória. Devemos aproveitar cada instante da melhor maneira, alegre, sorrindo para a vida. Até mesmo as situações difíceis que passamos tem seu lado positivo se nós analisar. Todas as situações tem os dois lados, precisamos saber enxergar ambos para saber viver. 

Quem é Sidnei Lyra hoje em dia? E o que quer do futuro? O Sidnei Lyra hoje, se trata uma pessoa que está dando seu primeiro passo a um grande sonho, que vem se dedicando a cada dia que passa para poder alcançar seu objetivo é mostrar a sua melhor versão para um futuro artístico. Eu tenho sonhos e metas a concluir e dentre elas estão meus três maiores que é protagonizar um filme, uma novela e um seriado. A arte me fez descobrir uma nova versão sobre mim, que está em constante evolução.

Fotos @namourfilho

Styling @mikishimosakai

Assistente de Produção Paula Barros

Produção Executiva @JuHirschmann

Assessoria @kprdigitalcompany

Sidnei veste @j.boggo