
Após o MINI Paul Smith Edition de 1998, os fãs tiveram que esperar até 2021 por outra colaboração. Naquele ano, a montadora de Oxford e o estilista britânico se reuniram para o STRIP, um Cooper SE exclusivo. A parceria continuou em 2022 com outro carro único, o RECHARGED, embora nenhum dos dois estivesse disponível para compra. Agora que o MINI Paul Smith Edition está sendo apresentado no Japan Mobility Show de 2025, tudo está perdoado. Desta vez, você realmente pode comprá-lo. Melhor ainda, ele é oferecido em todas as três versões de carroceria: hatchback de três e cinco portas, além do conversível. Os clientes podem escolher entre motores a combustão e motorizações elétricas.
A dedicação de Sir Paul Smith ao mercado japonês é evidente em sua abordagem respeitosa e comprometida, nas visitas contínuas desde a década de 1980 e nas quase 140 concessionárias presentes no país. Holger Hampf ecoa a lealdade da MINI, enfatizando a influência japonesa na manutenção da marca em atividade nas décadas de 1980 e 1990, quando toda a produção global havia sido interrompida. Esse respeito mútuo forma a base de uma colaboração de longo prazo que começou em 1998 com um MINI Clássico exclusivamente azul e, nos últimos anos, também apresentou o STRIP e o Recharged.



Seja elétrico ou com motor a combustão, a edição estará disponível para todos os modelos MINI Cooper de 3, 5 portas e conversível, com exceção dos modelos John Cooper Works. O visual e os detalhes não apenas demonstram o estilo característico de Paul Smith, mas também o espírito lúdico, otimista e independente da marca. O MINI Paul Smith Edition celebrou sua estreia mundial dia 29 de outubro no Japan Mobility Show, em Tóquio.
“Eu uso bastante a palavra irreverência quando estou criando os looks para os meus desfiles “, admite Sir Paul Smith. “No início, quando comecei nos anos 70, os homens se vestiam de uma maneira muito clássica. Era considerado muito ousado usar um suéter colorido ou algo do tipo. Aprendi a desafiar essas regras. Por exemplo, uma camisa jeans com um terno de cashmere é exatamente errado, mas é isso que a torna certa. A escolha demonstra sua confiança pessoal, sua visão artística ou algo do tipo. É por isso que dou ao cliente a possibilidade de se divertir um pouco mais com uma roupa bastante clássica. Agora, essa irreverência se reflete nos MINIs de produção.”
O teto, com acabamento em verde Nottingham em homenagem à cidade natal de Paul Smith, repete-se nas capas dos retrovisores laterais, nas calotas centrais das rodas e no contorno da grade dianteira. Os compradores também podem optar por um teto mais escuro com várias faixas em diferentes tons de preto fosco e brilhante. Quanto mais você observa, mais detalhes descobre. O icônico padrão listrado do designer aparece sutilmente no lado do motorista do teto. Os logotipos da MINI têm acabamento em Preto Azulado, e a assinatura de Paul Smith adorna a faixa horizontal traseira.


“A MINI e Paul Smith compartilham uma mentalidade positiva, abraçando o lema desta edição: ‘Todo dia é um novo começo’. Nossa colaboração celebra um amor mútuo pelo design e uma atenção meticulosa aos detalhes. Elementos inesperados, como a projeção de ‘olá’ no chão e a inscrição manuscrita de Paul Smith, trazem um sorriso ao rosto logo ao entrar no carro”, afirma Holger Hampf, chefe de design da MINI.
Além das opções de cores, diversos detalhes caracterizam a assinatura de Paul Smith e tornam o MINI Paul Smith Edition inconfundível: a “Faixa de Assinatura”, elemento central do design do estilista britânico, adorna o teto na cor Verde Nottingham, na parte traseira do lado do motorista. A versão alternativa do teto apresenta elegantes faixas em Preto Jet, com diferentes espessuras, tanto foscas quanto brilhantes. O MINI Cooper Conversível Paul Smith Edition é fornecido com capota de lona preta.

Todos os veículos desta edição especial vêm equipados com rodas de alumínio pretas de 18 polegadas Night Flash Spoke com acabamento em tom Dark Steel. O logotipo MINI na dianteira e na traseira é apresentado em um novo design Black Blue, que complementa a paleta de cores de Paul Smith e MINI. Na faixa horizontal preta da maçaneta traseira, a assinatura de Paul Smith remete ao espírito criativo por trás do design do veículo.
O MINI Paul Smith Edition estará em exposição no Japan Mobility Show, em Tóquio, até 9 de novembro.


