Nascida no sul de Santa Catarina, Tacyana Velasques estudou Comércio Exterior e graças a localização portuária da sua cidade, Itajaí, começou a trabalhar no ramo de importações. Com tino para negócios, possui uma empresa de negociações internacionais direcionada a compras e vendas de diversos produtos e parcerias. Leonina e intensa em tudo o que faz, Tacy gosta de aventuras e que tem necessidade de estar em constante rotação, não é à toa que em meio a uma viagem de trabalho e lazer, tenta conciliar convites de fotógrafos e agências para castings e fotos. E em uma dessas viagens de férias conheceu e se apaixonou pelo México, desde então, decidiu fazer do lugar a sua residência.
Tacyana, o que surgiu primeiro na sua vida, o trabalho como modelo ou a empresária com tino comercial? Surgiu primeiro o trabalho como modelo, as agências sempre me abordavam. Adorava fotografar catálogos e fazer desfiles, também aproveitava os eventos como as feiras, onde aprendia muita coisa nova dependendo o tipo de feira que eu trabalhava, as minhas preferidas era do ramo de exportação e importação.
Soubemos que você trabalha com importações. Como surgiu isso e em que ramo atua? Por viver ao lado de uma cidade portuária, (Itajaí,SC) surgiu o interesse de estudar Comércio Exterior. Em Itajaí fiz a faculdade e também trabalhei pela primeira vez no ramo como Despachante Aduaneiro. Atualmente, atuo no ramo de Negociações Internacionais.
Hoje você mora no México. O que o país tem que te encanta? Sim, atualmente eu moro no México. Criada desde pequena em praia, sem dúvida isso é o que mais me encanta no México, as praias e ilhas paradisíacas, o mar do Caribe é algo que me fascina, mas também não posso deixar de falar da comida, existe uma diversidade de sabores apimentados e de toda historia dos maias, visitar as ruínas é como se teletransportar a outro ciclo.
E como foi a adaptação? Quanto tempo faz que você mora no México? Vivo no México á 2 anos. No quesito adaptação, sempre tive facilidade em me adaptar a coisas novas. É tipo que um desafio combinado com prazer, gosto do novo, tenho essa necessidade de estar em rotação. O povo mexicano é bastante receptivo, foi como se estivesse em casa.
Na sua conexão Brasil – México o que destaca de melhor nos dois países? Onde cada um te completa? O México e Brasil são países com bastantes semelhanças, tanto política como econômica, são países multi culturais e com custo de vida acessível e boa qualidade de vida. Os dois lugares me completam, claro que o Brasil é minha casa, mas viver no México no momento é o que tem me trazido mais alegrias e realizações.
Como modelo o que te instiga a um novo trabalho? Qual foi mais marcante e desafiador até agora? Conhecer novos lugares e culturas, o mais desafiador foi morar na Índia. Foi o lugar mais marcante, vários choques cultural. Fiquei por 3 meses, a maioria das pessoas que chegam a viver na Índia passam por esse desespero na primeira semana, mesmo lendo muito sobre o país e se preparando psicologicamente, mas logo vai acostumando e entrando no mesmo ritmo deles. O povo é bastante receptivo e gentil, mas como mulher tem suas diferenças culturais, no começo foi um pouco difícil de entender. Mas como tudo na vida é aprendizado eu gozei de cada segundo vivido lá, e confesso que até sinto saudades do povo amável e de suas comidas vegetarianas.
Trabalhar como modelo te deixou mais vaidosa? Do que não abre mão? Trabalhar como modelo, sim me deixou mais vaidosa. Eu não abro mão de cuidar do corpo, acho necessário não só por manter um shape para as fotos, mas principalmente para manter a mente sã. Tenho paixão por correr, inclusive tenho participado de alguns eventos de esporte como Spartan (EUA).
Você se considera inquieta? O que procura nas suas aventuras e experiências pelo mundo? Não me considero uma pessoa inquieta. Valorizo muito os meus momentos de paz, curto a minha solitude, gosto de estar comigo mesma, é nesse momento que eu tranquilizo a mente e entro em contato com a minha essência. Nas minhas aventuras pelo mundo eu procuro conhecimento e evolução, se remoldar para não ficar preso em um casulo velho e deixar de ser borboleta.
Na hora de relaxar, o que curte? Estar em meio a natureza, amo fazer trilhas, ir pra praia ou cachoeiras. Disso eu não abro mão, mas também é super bem vindo uma jantinha em casa e Netflix acompanhada.
O que uma pessoa precisa ter / ser para chamar sua atenção? De primeiro contato, acho que não se trata de ter e sim de ser, a humildade e a maneira que a pessoa me trata é algo que eu busco de primeiro momento.
Quais os planos para este ano? Tenho alguns projetos para esse ano, investimentos no Brasil. Algo que já venho arquitetando de um tempo no ramo da construção.
Onde é mais fácil te encontrar quando tem um tempinho livre? Um convite para jantar e um bom vinho, com certeza eu não vou recusar. Restaurantes, degustando a gastronomia mexicana acompanhada de um bom vinho ou até mesmo em casa curtindo uma Netflix.
Fotos @fernandonaw / Look @labellamafia