A indústria automobilística a cada ano vem surpreendendo o mercado com carros cada vez mais potentes e com incrível desempenho. Isso sem falar do design arrojado que chama atenção dos apaixonados por belas máquinas. As montadoras não poupam esforços para se reinventar e a cada ano o mercado de superesportivos ganha novas versões de clássicos da velocidade como os novos modelos da Ferrari, McLaren, Lamborghini, Corvette e o Aston Martin. São cinco supermáquinas que vão chamar atenção em 2014, e não só pelo seu preço.
Uma releitura do 458 Italia é a nova aposta da Ferrari para 2014. Com motor 4.5 V8 projetado para oferecer 605 cv de potência a 9.000 rpm (a versão “notmal” tem 570 cv) e 55,06 kgfm de torque máximo a 6.000 rpm, faz com que esse superesportivo faça de 0 a 100 em míseros 3 segundos tornando o Speciale o carro de rua mais veloz da Ferrari. Porém, não é só a sua velocidade que chama atenção, o conforto e a segurança também se destacam nesse modelo, pois quando o Speciale ultrapassa os 220 km/h, um dispositivo abre suas abas laterais com a função de manter o equilíbrio e a estabilidade. Com o arrojado design do estúdio Pininfarina, parceiro em outros projetos, e pesando apenas 1.290 kg essa máquina tem um valor estimado em US$ 250 mil.
Após dez anos finalmente o Lamborghini Gallardo ganha um sucessor à altura. Mantendo a tradição, ele recebeu o nome do lendário touro Huracán, um animal espanhol valente e agressivo que ficou famoso por sua invencibilidade nas touradas do final do século 19. O novo superesportivo será apresentado no Salão de Genebra em março mantém o perfil característico com habitáculo próximo ao eixo dianteiro, liberando espaço para o motor logo atrás dos tripulantes. Por falar em motor, o Huracán vem com um V10 de 5,2 L, que produz 618 cavalos e 8.250 rpm oferecendo 57,1 kgfm de torque. Isso tudo faz com que no asfalto ele acelere de o a 100 km/h em 3,2 segundos, com máxima acima de 325 km/h.
Naturalmente aspirado, sem turbo, ele possui injeção de combustível direta e estratificada e frenagens garantidas por enormes discos de freio de cerâmica. Tanta velocidade assim é facilitada por conta do peso surpreendentemente baixo: 1.422 quilos, graças a sua estrutura de fibra de carbono e alumínio. No seu interior um painel de navegação composto por uma tela de 12,3 polegadas que exibe informações sobre a condução, navegação, comportamento do motor e sistema de áudio.
Lançado no Salão de Detroit, o novo Corvette Stingray 2014 chegou com a missão de se tornar o mais poderoso Corvette de todos os tempos. Com 450 cavalos e torque de 61 kgfm, ele é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Com motor 6.2L LT1 V-8 com injeção direta, e chega como sendo o modelo mais econômico atualmente com média EPA de 11,5 km/l e gasolina. Em relação ao modelo anterior, o Stingray agrega um novo chassis e um novo design interno e externo, desenvolvido com materiais leves construído com peças em fibra de carbono, alumínio e couro. Ele possui um capô e painel de teto removível em fibra de carbono; portas e painéis traseiros; painéis inferiores em compostos de cabono-nano, que compõe uma performance aerodinâmica.
No final de 2013 a McLaren anunciou, na Alemanha, seu superesportivo P1 que pode acelerar ultrapassar a barreira dos 100 km/h em menos de 3 segundos e uma velocidade máxima é de 350 km/h (limitada eletronicamente). O McLaren P1 é impulsionado pela combinação de dois motores, um motor 3.8 V8 twin-turbo de 737 cv a gasolina e outro elétrico de 179 cv, que desenvolvem juntos até 916 cavalos de potência. Apenas 375 unidades do P1 serão produzidas por um preço tão incrível como o carro, algo em torno de R$ 3,6 milhões. As primeiras já começaram a serem entregues e segundo revistas especializadas, praticamente todas as unidades já foram vendidas.
Um clássico do luxo atrelado ao desempenho, o V12 é o carro de rua mais rápido já fabricado pela marca. Com 565 cavalos ele atinge de 0 a 100 k/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 328 km/h. Com câmbio automatizado de sete marchas, ele incorpora os modos de condução Normal, Sport e Track, que alteram parâmetros nos amortecedores, acelerador, troca de marcha e assistência da direção. Com linhas tão agressivas como seu motor, o V12 possui grade frontal em fibra de carbono, redesenhada para melhorar a entrada de ar e ajudar a resfriar o propulsor. Com novas rodas, com novo desenho e dez raios. Seu interior sofisticado vem com bancos de couro e há um pacote opcional que possibilita revestir o console e as alavancas das portas com fibra de carbono. Preço estimado em 185 mil dólares.
Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face e Instagram: RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb