MOTOR: NOVA ONDA DE ELÉTRICOS

Em todo o mundo a preocupação com a sustentabilidade aumentou e isso se estendeu também para as indústrias automotivas que resolveram investir mais na energia limpa para produção de veículos elétricos.

Segundo relatório da International Energy Agency (Organização Internacional para Fomento da Indústria de Energia), apenas em 2021, foram comercializados 6,6 milhões de veículos elétricos no mundo, o que representa 8,57% do mercado global de carros e fez triplicar a participação de mercado em relação aos dois anos anteriores. Atualmente estima-se que aproximadamente 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos circulam no mundo.

No Brasil não foi diferente e a cada dia a venda de automóveis eletrificados cresce e tem superado todas as expectativas para o mercado nacional, especialmente no segmento de veículos leves. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico), circulavam no Brasil uma frota de 77.259 mil veículos eletrificados em 2021 e em abril de 2022 esse número aumentou para 90.109 carros eletrificados.

Somente nos três primeiros meses do ano, os automóveis híbridos e elétricos somaram juntos 2,6% do mercado, onde 2,3% (8.592 unidades), foram de modelos híbridos e 0,3%, ou seja, 1.291 modelos totalmente elétricos foram emplacados. Esses números continuaram crescendo e em julho foram registrados pela ABVE 100 mil veículos eletrificados em circulação no país.

CRESCIMENTO NAS VENDAS

O mês de setembro foi especialmente positivo para o mercado automotivo nacional e de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o segmento de carros elétricos e híbridos foi o que apresentou o maior crescimento nas vendas, com 6.391 unidadesvendidas, isso representou um aumento de 50,31% em comparação com agosto. Os dados são ainda mais impressionantes quando feita uma comparação com o mesmo mês em 2021, já que houve um crescimento de 131,98%.

No acumulado de janeiro a setembro, foram vendidos 32.242 automóveis eletrificados, o crescimento foi de 41,75% em relação ao mesmo período do ano anterior. Vale salientar, que esses dados incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV), automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.

Diante do crescimento desse segmento no mercado brasileiro, muitas montadoras estão investindo mais na expansão do seu portfólio de veículos eletrificados. Um dos exemplos disso é a Toyota que oferece o Corolla e o Corolla Cross, os carros híbridos mais baratos e mais vendidos do país. Juntos, foram responsáveis por 72% do mercado somente nos três primeiros meses de 2022. Os modelos Jeep Compass e Volvo XC60 também são outras opções da categoria.

Em relação às marcas que trabalham com modelos totalmente elétricos, um dos destaques fica por conta da Peugeot, que lançou na primeira semana de novembro, o Peugeot e-2008, seu terceiro modelo 100% elétrico, o e-208 e o e-Expert já estão disponíveis no mercado. O SUV chega com preço de R$ 259.990 e é o segundo SUV elétrico mais barato do Brasil, ficando atrás apenas do JAC e-JS4 que custa R$ 249.990. Algumas outras opções para quem deseja comprar um carro elétrico são: Renault Kwid e-Tech, Nissan Leaf, Volvo XC40, entre outros.

Os consumidores brasileiros parecem estar cada vez mais atentos e interessados em aliar os benefícios trazidos pelos veículos eletrificados, como potência e desempenho, com a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) no planeta.

EM TEMPOS…

O PRIMEIRO VOLKSWAGEN ELÉTRICO – Surfando nessa onda, a Volkswagen revelou o ID.3 2024. O carro elétrico de entrada da montadora alemã fez sua estreia mundial nesta quarta, dia 1º. Ele passou por leves modificações no design e teve um aprimoramento na qualidade dos materiais utilizados na cabine. Em termos de design, as mudanças são muito sutis, mas dão ao ID.3 facelift um visual mais marcante. Na parte externa, a atualização mais visível é o para-choques frontal mais agressivo, com aberturas de ar ampliadas. O modelo conta com o software mais recente da Volkswagen. O ID.3 é capaz de receber atualizações over-the-air. O quadro de instrumentos compacto tem apenas 5,3” e é operado no volante multifuncional.