Por Nicácio Belfort
Esses dias parei para pensar um pouco mais sobre a paternidade e como isso muda as nossas vidas. As noites de sono não são as mesmas, o seu dia a dia, muda completamente. Eu não sabia nem segurar um recém-nascido, mas com o nascimento do meu filho, tudo mudou, tive que aprender, ou melhor, quis aprender, eu vi alguns pais que não ajudavam as suas esposas e sempre sonhei em não fazer parte dessa estatística, respeito, porém acho uma babaquice, quem não quer trocar uma fralda, ajudar no banho, colocar para comer, sair para passear e entre outras coisas que vem com título de pai. Os trocadores continuam nos banheiros femininos, já passei por isso, tive que ir assim mesmo, quem nunca passou?
Tem que ser muito papai para fazer coisas que nunca nem passou nos sonhos mais imagináveis. A gente fica besta, bobão, protetor, mas, às vezes deixo o meu bebê chorar, sou um papai como muitos, admiro aquele que acha a coisa mais linda do mundo trocar uma fralda, eu já coloquei do lado oposto (risos). Já dei banho e deixei cair sabonete nos olhos do bebê, já peguei a colher que caiu no chão, soprei e usei novamente, já deixei meu bebê se machucar por falta de atenção. É pai que é papai é humano, errando querendo aprender, fazendo mesmo sem saber, age por impulso por não ter o sexto sentido da mamãe, tenta ser melhor pai que o seu foi. Na verdade parei de pensar sobre tudo isso que envolve o universos dos pais, e como o papai aqui é inexperiente, quem sabe um dia a gente consegue chegar lá, não precisa de fórmulas secretas. Só precisa de uma coisa para ser o melhor papai do mundo, o amor de seu filho, então se até hoje você não ajudava, tente, você vai ser lembrado por todo o carinho do mundo que deu ao seu filho e pôr está presente na vida dele, acredito que só assim você se torna um pai que é papai.
Escrevo esse texto com o Ben dormindo no meu colo, meu braço pode até está dormente, mas isso é pouco, sabemos que toda mamãe é sensacional, faz tudo e mais um pouco, nós pais não chegamos nem por perto do seu patamar, pense nisso! Um abraço do amor de papai.
Nicácio Belfort, parceiro da Revista Pais&Filhos e GRAACC, tem um blog www.amordepapai.com.br e IG www.instagram.com/amordepapaireal. Onde a interação entre pais, mães e filhos acontece através de artigos, fotos, frases e cartas para o filho.