CUIDADOS PESSOAIS: A CRESCENTE DEMANDA POR PRODUTOS DE CUIDADOS MASCULINOS

Quando o assunto é beleza os homens não podem mais deixar de serem mencionados. Hoje em dia, não é questão de ”vaidade”, a preocupação com o bem-estar e autocuidado faz parte da rotina de beleza deles. E este comportamento veio para ficar, segundo pesquisas. O Brasil é um dos principais consumidores nesse setor, representando 13% do mercado global de beleza masculina, segundo o Euromonitor. De acordo com a consultoria Research & Markets, o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltados para homens segue em alta e a previsão é que o setor movimente até USS 78,6 bi em 2024.

A demanda por produtos de cuidados pessoais masculinos aumentou significativamente na última década. A percepção sobre os padrões de beleza dos homens está evoluindo e os homens millennials têm sido os principais impulsionadores dessa tendência, pois estão mais conscientes sobre sua aparência física e mais abertos a explorar novos produtos para a pele. Além disso, os estereótipos de gênero começaram a desmoronar e os produtos de beleza agora estão sendo projetados especificamente para homens e mulheres. 

Outras tendências de mercado, com a crescente conscientização sobre saúde, bem-estar e melhor autocuidado; os impactos da pandemia de COVID-19, como irritação por maior lavagem das mãos e uso de máscaras; melhores hábitos de higiene; a popularidade de produtos orgânicos e naturais; e espera-se que o impacto dos influenciadores de mídia social continue a impulsionar o crescimento dessa categoria.

Você escova os dentes de manhã (esperamos), alinha seus itens essenciais de moda masculina e garante que o cabelo esteja com a aparência certa. Por que diabos você não iria querer gastar 10 minutos ou mais todas as manhãs lutando contra os sinais mais óbvios de envelhecimento, ajudando sua pele a combater linhas finas, danos causados ​​pelo sol, rugas, pés de galinha, manchas senis e aquelas olheiras pouco convidativas?

Produtos de higiene e cuidados com a pele de alto crescimento para homens incluem cremes e hidratantes, protetores solares, produtos de limpeza e lavagens de rosto, soros, tratamentos para os olhos, cuidados com o barbear, cera de barba, bálsamo e óleo e outros produtos inovadores.

Tome como um bom exemplo o cantor Pharrell Williams. Mesmo aos 48 anos, o cara ainda é conhecido por sua pele ridiculamente suave – uma pele sem idade. Pharrell tem uma rotina de cuidados com a pele há pelo menos 20 anos. Outros homens notáveis ​​​​que adoraram ter uma rotina de cuidados com a pele incluem David Beckham (47), Ricky Martin (50), John Stamos (58), Rob Lowe (58). Uma coisa que todos eles têm em comum: todos envelheceram graciosamente, ao invés de prematuramente.

EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE OS PRODUTOS DE CUIDADOS DA PELE MASCULINOS E FEMININOS?

Qualquer tipo de regime de cuidados com a pele deve se concentrar nas necessidades exclusivas da pele de um indivíduo, independentemente do sexo, mas existem algumas diferenças gerais entre as necessidades de cuidados com a pele masculina e feminina. Por exemplo, muitos dermatologistas concordam que a pele masculina tem atributos que permitem envelhecer de forma diferente da pele feminina, incluindo o fato de que a pele masculina tende a ser mais espessa devido ao maior teor de colágeno. Em segundo lugar, as glândulas sebáceas dos homens são mais ativas, criando maior hidratação intrínseca durante a idade adulta. O processo de envelhecimento também é mais gradual desde a tenra idade nos homens, enquanto a pele das mulheres mantém a espessura e a umidade até a menopausa devido às alterações causadas pela diminuição dos níveis de estrogênio.

Para expandir esses pontos, uma revisão de literatura por um grupo internacional de médicos publicada no International Journal of Women’s Dermatology tirou conclusões baseadas em pesquisas de 57 artigos selecionados sobre as diferenças entre a pele de homens e mulheres. As conclusões mais abrangentes incluíram que a hidratação, perda de água transepidérmica, sebo, microcirculação, pigmentação e espessura são geralmente maiores nos homens, mas o pH da pele é maior nas mulheres.  Devido a essas diferenças únicas, a pele masculina pode se beneficiar de uma rotina de cuidados com a pele personalizada para ajudar a manter a pele no seu melhor natural.

Por exemplo, devido a alguns dos fatores mencionados acima, os produtos femininos podem se concentrar mais na hidratação do que os masculinos para compensar a menor produção de sebo. Como as mulheres são mais propensas a experimentar acne adulta devido a alterações hormonais, muitos produtos explicam isso incluindo esfoliantes, ingredientes calmantes e de combate à acne nas formulações. Os homens podem querer começar a usar produtos que contenham retinol mais cedo do que as mulheres, devido ao declínio gradual nos níveis de colágeno a partir de uma idade jovem. 

A PELE DO HOMEM X PELE DA MULHER

Além disso, embora as mulheres também tenham pêlos faciais e corporais, normalmente não são tão grossos ou ásperos quanto os dos homens. Como resultado, a pele masculina normalmente tem uma densidade aumentada de óleo e glândulas sudoríparas e folículos pilosos que podem resultar em uma maior ocorrência de problemas, incluindo irritação e pêlos encravados. Isso pode significar que os homens precisam de ingredientes ativos com maior concentração e formulações capazes de fornecer ingredientes ativos na pele mais oleosa. [1]

As alterações hormonais de homens e mulheres afetam a pele de maneiras diferentes. Por exemplo, testosterona mais alta em homens pode resultar em mais acne corporal, enquanto baixo estrogênio em mulheres devido à idade e menopausa pode resultar em pele mais fina com menos colágeno, causando aumento de rugas e ressecamento da pele.

Ao criar produtos para a pele que realmente atendam às necessidades em evolução dos consumidores masculinos modernos de hoje, as empresas precisam identificar cuidadosamente as lacunas de mercado que desejam abordar. Ao executar esse plano, é importante colaborar com um fabricante de desenvolvimento de contrato com profunda experiência no desenvolvimento e fornecimento de formulações, incluindo ingredientes eficazes, práticas de fabricação sustentáveis ​​e muito mais. “Os homens não querem necessariamente a perfeição, mas querem uma pele saudável”, diz Elizabeth Barbalich, fundadora e CEO da popular marca neozelandesa de cuidados com a pele Antipodes. “À medida que as expectativas da sociedade mudam, os homens estão se tornando mais conscientes de sua pele e começam a se interessar pelos cuidados com a pele como uma opção viável para cuidar da saúde da pele”.