Por Wilson Weigl
Errar a mão e se cortar ao barbear. Quem nunca? Mas caso dar um talho no rosto é rotina na sua vida, algo está terrivelmente errado no jeito em que você se barbeia. Faz a seco ou só com água? Rápido demais, com muita pressão? Usa lâmina gasta? Não se olha no espelho?
A pele do rosto é bastante sensível e a passagem da lâmina é uma agressão a ela. Junto com os pelos da barba, a lâmina leva embora a camada superficial de células da epiderme e o manto lipídico, proteção natural de gordura e água que reveste a pele.
Muitos homens sofrem no barbear por executar esse ritual sem preparar a pele ou no piloto automático, sem prestar atenção no processo. Ou então se barbeiam de um jeito não adequado ao seu tipo de barba, fina, média ou dura, pois os produtos variam de acordo com a espessura e a quantidade de pelos.
Confira as principais mancadas que acabam fazendo um simples barbear virar uma tortura ou um banho de sangue.
1 – FAZER A BARBA A SECO OU SÓ COM ÁGUA
A pele e os pelos devem estar preparados e amolecidos antes da passagem da lâmina. Usar espuma ou gel de barba evitam irritação e cortes e fazem a lâmina durar mais. Passe a espuma e espere uns minutos antes de passar o aparelho.
2 – USAR LÂMINA GASTA
Querer esticar ao máximo a vida útil da lâmina é a pior mancada. É preciso não apenas trocar sempre que estiver cega, mas também mantê-la limpa e bem conservada. Um aviso de que o cartucho está na hora da morte é quando a fita lubrificante fica desbotada e desgastada.
3 – BARBEAR ANTES DO BANHO
Faça a barba de preferência embaixo do chuveiro ou depois do banho. O calor e o vapor d’água amolecem a pele e os pelos. Se não for tomar banho, molhe o rosto com água morna a quente alguns minutos antes de começar. Outra alternativa é usar o bom e velho truque dos barbeiros: aplicar no rosto uma toalha molhada em água quente. Se você não tem água quente na torneira do banheiro, esquente a toalha molhada no micro-ondas.
4 – USAR ESPUMA DE SABONETE
A espuma do sabonete não amacia a pele para a lâmina da mesma forma que o gel ou creme de barbear. Ao contrário, o sabonete tem substâncias detergentes cuja finalidade é retirar a gordura da pele. Claro que usar espuma de sabonete ainda é melhor do que fazer a barba a seco ou só com água, mas não torne isso rotina no seu barbear. Caso falte espuma de barbear, improvise com condicionador de cabelo em vez do sabonete.
5 – RASPAR RÁPIDO DEMAIS
Vá devagar. Não se barbeie a toda velocidade, nem faça movimentos longos. Passe o aparelho com movimentos mais curtos, com cerca de 2 ou 3 centímetros. Quantos mais passadas, menor será a irritação da pele.
6 – USAR MUITA PRESSÃO
Alguns homens acham que quanto mais pressionarem o aparelho no rosto mais rente será o barbear. Mancada feia! Os aparelhos modernos são desenhados para fazer o trabalho com pouca pressão no rosto — o cuidado é não usar cartucho com lâminas gastas! Faça as passadas no rosto em movimentos curtos, sem apertar muito.
7 – PODE BARBEAR NO SENTIDO CONTRÁRIO DO PELO? Essa é uma grande (e talvez a maior) dúvida sobre barbear. Apesar do que se diz por aí, não há problema em passar a lâmina no sentido contrário do crescimento do pelo. Isso, inclusive, proporciona um barbear mais rente. Primeiramente, passe a lâmina no sentido do crescimento do pelo e depois, se for necessário, passe no sentido contrário. Fundamental é usar gel ou creme de barba e amolecer os pelos com água quente ou vapor. Quando for passar a lâmina contra os pelos, aplique novamente a espuma, se necessário.