DESTINO: O LUXO DAS VIAGENS DE TREM EM CINCO COMPANHIAS

Last updated:

Junte a elegância do velho mundo, com um serviço impecável e vistas espetaculares, e você chegará a conclusão que uma bela viagem de é uma experiência sem igual, além de ser prático, chique e sustentável. São viagens sensacionais — com pegada de carbono reduzida, passando pelos restaurantes, bares, lounges e cabines/suítes que exalam puro charme e elegância, sem falar no trajeto panorâmico por vilarejos, colinas, vales e montanhas. Esses percursos de trem confirmam que a Era do Ouro das viagens continua viva. A viagem é ainda mais luxuosa em um trem histórico e rico em detalhes, com roteiro pelas cidades europeias mais encantadoras, e com a vantagem imensa de aportarem em estações lindas e históricas, sempre bem localizadas. O que mais queremos de um meio de transporte? Apenas o embarque imediato. Pensando nisso, separamos cinco empresas que estão fazendo esses destinos incríveis a bordo de trens que são puro luxo. 

Por Sandra Sampaio

BELMOND ROYAL SCOTSMAN (@belmondroyalscotsman)

Um testemunho espetacular do artefato local e do esplendor escocês estão presentes nas Grand Suites que levam para aventuras nas Terras Altas. Com 12 viagens únicas e com diferentes temas, desde uma rota Western Scenic Wonders, até uma excursão a uma destilaria de Malte Escocês, os passageiros encontram o equilíbrio perfeito de vistas deslumbrantes a partir do vagão do trem até passeios exclusivos em cada parada, como por exemplo “natação selvagem em Drumintoul Loch ou um jantar nas margens de Rothiemurchus State”. 

VENICE SIMPLON-ORIENT-EXPRESS (@vsoetrain)

Com seus vagões da década de 1920, cuidadosamente restaurados com decoração histórica e rotas incríveis. Falando em decoração, esse clássico trem possui design art déco, de suas suítes de luxo, até icônico vagão Bar “3674”, o Venice – Simplon- Oriente Express é um símbolo da elegância do velho mundo e uma lembrança viva da era do Ouro das Viagens. Nas cabines, tecidos sofisticados transformam o espaço em uma obra de arte, ideal para observar a paisagem durante o dia e descansar durante a noite. Quem procura ainda mais luxo, as suítes são certas para relaxar. Suas mais de 56 rotas ferroviárias cruzam toda a Europa, com viagens de uma ou várias noites, de Paris a Veneza, Veneza a Bruxelas, Bruxelas a Innsbruck, entre outras.  

GOLDEN EAGLE DANUBE EXPRESS (@goldeneagleluxurytrains)

O trem Golden Eagle Danube Express, movido a vapor, apresenta todos os sons, assobios e toques clássicos de um trem, dos painéis de madeira aos acessórios de latão em suas cabines. Cada vagão-leito deluxe tem apenas cinco cabines espaçosas, porém íntimas, com banheiro privativo, oferecendo toda a conveniência e conforto para que os passageiros possam sentar, relaxar e aproveitar a paisagem enquanto ela passa.

Duas poltronas confortáveis ​​oferecem assentos durante o dia e uma cadeira independente adiciona flexibilidade. Armários e um guarda-roupa de corpo inteiro oferecem amplo armazenamento, enquanto a grande janela panorâmica e o espelho de corpo inteiro aumentam a sensação de espaço. Além de uma segunda janela que se abre para ar fresco e para aquela oportunidade perfeita de foto. Com rotas que se estendem pela Europa Central e Meridional, o Danube Express explora algumas das cidades mais magníficas do continente, incluindo Praga, Viena, Berlim, Budapeste, Cracóvia e Istambul. 

THE PRESIDENTIAL TRAIN, PORTUGAL (@thepresidential)

Esse trem literalmente já hospedou reis, rainhas, papas, chefes de estado e presidentes em suas suítes e vagões-restaurante até se aposentar em 1970. A joia da coroa das ferrovias de Portugal, o Trem Presidencial, propriedade do Museu Nacional Ferroviário, recebeu Reis, Presidentes, Chefes de Estado e Papas por mais de um século. Construído em 1890, serviu a corte do Rei D. Luís I como o Trem Real Português, transportando dignitários como a Rainha Elizabeth II e o Papa Paulo VI. Renomeado Trem Presidencial na virada do século, ele orgulhosamente transportou Chefes de Estado de Portugal até 1970, quando foi oficialmente aposentado. Hoje, é chamado de Museu Nacional Ferroviário de Portugal e está aberto aos visitantes como uma exposição, exceto por uma viagem muito especial que faz a cada ano, saindo do Porto, na qual recebe renomados chefs de restaurantes com estrelas Michelin e convidados especiais para uma excursão gourmet superconcorrida. 

EL TRANSCANTÁBRICO GRAN LUJO, ESPANHA (@nattivus)

Quando foi inaugurado em 1983, El Transcantábrico destacou-se como o primeiro trem turístico da Espanha e continua a receber elogios desde então, incluindo uma classificação no ranking dos melhores trens do mundo pela “The Society of International Railway Travellers.” Seus vagões históricos, originais da década de 1920, são decorados com madeira e sofás Pullman de 1923, combinando perfeitamente o charme do velho mundo com o conforto do novo mundo. Com rotas entre San Sebastián e Santiago de Compostela, os passageiros desfrutam de vistas panorâmicas da Galícia, Astúrias, Cantábria e País Basco ao longo do caminho.