DESTINO: GHENT (BÉLGICA) ENCANTA PELO SEU AR MEDIEVAL E A VARIEDADE DE CERVEJA

Apaixonados por viagens, o viajante Fernando Russo e a fotógrafa, Anaisa Sêneda decidiram abandonar a correria em São Paulo para cair no mundo experimentando a vida fora do Brasil. Viajante de carteirinha, com experiência profissional em agência de viagens, da qual foi um dos fundadores, Fernando começou um projeto pessoal para visitar 150 países, já passou de 80 países no currículo e pretende bater a meta até 2025. A “turnê” iniciada em 2015 poderá ser acompanhada através de um blog criado por eles para compartilhar a experiência, divulgar novos destinos e encorajar as pessoas a explorarem novas culturas. Aqui na MENSCH compartilhamos uma de suas paradas, a pequena e agitada Ghent, na Bélgica. Vamos lá viajar juntos pela terra da cerveja.

 

 

A grande surpresa da nossa viagem até agora foi a cidade de Ghent na Bélgica. Alugamos um apartamento lá por seis dias para explorar a Bélgica. Como o país é pequeno e as distâncias entre as cidades são bem curtas, ao invés de arrastar as malas pulando de cidade em cidade, resolvemos estabelecer nossa base em Ghent em um apartamento alugado pelo airbnb e experimentar de forma mais autêntica a vida na Bélgica. No primeiro dia descobrimos que seria difícil sair de Ghent. A cidade combina a beleza arquitetônica medieval da vizinha famosa Bruges, com a vibe de uma cidade universitária.

Poucos turistas passam por Ghent e a cidade tem uma boa quantidade de bares e restaurantes frequentados pelos estudantes. O centro histórico é cortado por belos canais e agora no verão os habitantes curtem os dias de calor e sol passeando de barco por eles. Os bares com suas enormes cartas de cerveja belga colocam suas mesas na calçada, e grande parte dos estudantes curte o verão tomando uma gelada no final da tarde na beira do canal.

 

No final de semana, na antiga zona industrial um mercado de objetos usados e arte toma conta de um galpão abandonado, e a área em frente ao canal vira uma praia. A cidade também é famosa pela arte de rua e um programa bacana é descobrir os grafites nos becos da cidade. Para os mais chegados em história, vale uma visita ao belo castelo medieval que fica bem no centro da cidade. Ghent já foi a terceira maior cidade da Europa na idade média e não faltam por aqui prédios de arquitetura medieval.

Uma dica importante para não fazer feio com os locais é esquecer o francês por aqui. Ghent fica na região de Flanders e o idioma falado por todos na rua é o Holandês. Diferente de Bruxelas, falar inglês aqui é mais bem recebido do que arriscar o francês. Não deixe de provar as duas marcas de cerveja favoritas da cidade, a Vedett e a Gentse. A primeira cai muito bem no verão nas versões Wit e IPA. A segunda já segue a escola tradicional Belga e cai bem na versão Bruin ou Triple.

 
Acompanhe mais destinos pelo site Projeto 150 Países.