Para quem dá apenas uma passada pelo feed do perfil do escocês Jeremy Jauncey, pode parecer que se trata de mais um bonitão curtindo a vida em destinos de sonhos despretensiosamente. Mas se você procurar saber um pouco mais, verá que Jeremy virou uma marca, um selo de qualidade, quando se fala em lifestyle de luxo. Para você ter uma ideia, hoje ele conta com uma equipe de 40 pessoas distribuídas em grandes cidades como Nova York, Londres e Hong Kong. O sucesso nas redes sociais o levou a números impressionantes – 20 milhões de seguidores. Jeremy não é do tipo que faz post pago ou aparições em baladas, o foco dele é fazer grandes negócios e promover belos destinos pelo mundo. Não por acaso grandes marcas estão atreladas a seu nome e algumas o elegem como embaixador, como foi o caso recente da marca de relógios Panerai. A MENSCH bateu um papo exclusivo com Jeremy para descobrir o segredo desse sucesso, se é que ele existe, e de quebra, pegar umas dicas de destinos incríveis.
Jeremy, quando você percebeu que postar suas experiências de viagem, estilo e bem-estar transformaria algo que era íntimo, algo pessoal para torná-lo um negócio de sucesso? Viajar sempre foi meu objetivo e o Instagram me deu a oportunidade de me conectar com pessoas de todo o mundo. Decidi criar conteúdo em torno do que é importante para mim, e a resposta foi excelente, o que levou ao início de Beautiful Destinations. Eu não esperava alcançar um sucesso tão grande e é um prazer para mim trabalhar em estreita colaboração com organizações de turismo para promover as belezas de seus países.
Beautiful Destinations tornou-se referência mundial das melhores viagens do mundo e como as escolher. Como você seleciona seus destinos e o que postar como conteúdo? Meu objetivo é mostrar belezas naturais de diferentes países, não apenas conteúdos atraentes, então esse é o primeiro aspecto que levo em consideração. Eu, geralmente, prefiro destinos que sejam verdes e exuberantes, prefiro ficar perto da natureza e não em uma cidade lotada.
Com o tempo você construiu a imagem de um homem bem-sucedido, saudável e de bom gosto. Como você mantém essa imagem de sucesso? Qual é o ponto mais difícil em tudo isso? Às vezes é difícil encontrar o equilíbrio certo entre o lado empreendedor, que está relacionado a Beautiful Destinations, com a versão mais pessoal da minha vida, que pode ser encontrada em meu próprio perfil do Instagram. Além disso, não diria que mantenho um determinado tipo de imagem, porque estou habituado a partilhar aquilo que me apaixona e não o que os outros esperam de mim.
Hoje, sua empresa possui cerca de 40 funcionários distribuídos em escritórios em Nova York, Londres e Hong Kong. Você esperava alcançar tudo isso? Como você reúne suas próprias experiências com os segmentos de marketing e negócios? Eu nunca imaginei que pudesse criar uma comunidade tão poderosa e forte e misturar trabalho e paixão. Todos os dias trabalho com uma grande equipa, lidando com clientes, mas também desenvolvendo ideias e campanhas estratégicas e criativas. Quando viajo, sempre procuro encontrar lugares que atraiam as pessoas e quando estou trabalhando em uma campanha, quero muito enfatizar os aspectos emocionais que despertem o interesse em mim, na esperança de fazer o mesmo com os outros.
Por que a sustentabilidade hoje representa um grande diferencial de consumo e por que tem atraído grandes marcas? Para mim, sustentabilidade é a base para um futuro melhor e os clientes não a veem mais como uma opção, mas como essencial. Por isso, as marcas passaram a se alavancar a partir disso e a moldar sua estratégia com base na sustentabilidade, também porque perceberam seu poder e como ele pode influenciar, de forma massiva, as outras pessoas. Não se trata apenas de produtos, mas também das mensagens que são espalhadas.
Por falar em consumo, você tem uma preocupação muito forte com a sustentabilidade. Você costuma usar seu canal para informar e mostrar às pessoas como a conscientização do consumidor se tornou importante nos dias de hoje. Como você despertou para esse aspecto do consumo e como tenta fazer a diferença? Sempre fui muito cuidadoso com o meio ambiente e com a diversidade natural, mas comecei a perceber sua importância quando, há alguns anos, a poluição por plástico era um tópico crescente. Compreendi que a nossa relação com o meio ambiente não é o único aspecto com que temos que nos preocupar, mas também a forma como consumimos e como abordamos o nosso quotidiano. Por exemplo, estou ciente de que viajar é extremamente poluente, mas procuro evitar o uso de avião, preferindo trens muito confortáveis, como os europeus. Do ponto de vista mais prático, procuro reduzir o uso de plástico descartável (garrafas, canudos etc.), para evitar desperdício de alimentos e pequenas ações que todos devemos fazer.
Não foi por acaso que a Panerai o convidou para ser seu embaixador ligado à sustentabilidade. O que significa para você ter esse título concedido por uma marca de renome mundial? É uma grande honra para mim, também porque estamos em contato desde 2018 e sempre admirei a marca, mas a verdadeira emoção foi quando a Panerai começou a falar sobre produtos sustentáveis. Essa marca está na vanguarda da relojoaria sustentável oferecendo um modelo icônico como o Luminor, combinando-o com materiais sustentáveis. Não é marketing e branding, mas algo feito em nível de P&D. A nova parceria com a UNESCO é muito importante para mim e quero apoiar a Panerai na divulgação dessa mensagem, visto que vivemos em um planeta azul, onde os oceanos são a essência do nosso viver.
Quão importante é para as marcas manter essa consciência e responsabilidade pelo futuro do planeta como a Panerai está fazendo? Acho que é crucial, principalmente por conta dos esforços coletivos para combater a poluição do ar, desmatamentos, rios e oceanos impuros e todos os desafios brutais que estão afetando o planeta são a necessidade do momento, devemos nos unir para um amanhã melhor.
Como era sua relação com o Panerai antes de ser convidado para ser embaixador deles? Sempre amei e admirei a Panerai, desde muito jovem e lembro que um amigo meu tinha um modelo Panerai. Estou em contato com a marca desde 2018, e agora, simplesmente oficializamos nossa parceria.
Em suas viagens pelo mundo você costuma chegar aos lugares com essa visão de procurar saber se o local tem essa consciência em relação ao meio ambiente e que não é apenas um belo destino turístico? Mais ou menos, também porque percebo que a sustentabilidade não está apenas relacionada com o meio ambiente, mas também com as comunidades locais. Eu acredito que, enquanto os destinos estejam colocando seus esforços em viagens sustentáveis, são esses aventureiros que fazem a diferença. Ao planejar viagens, devemos encontrar lugares onde ficar que respeitem o meio ambiente e as pessoas locais – treinar e desenvolver as comunidades locais e proteger o meio ambiente que elas habitam. Dessa forma, podemos fazer uma diferença muito maior do que pensamos.
Você, como consumidor e influenciador, tem um poder muito forte na hora de escolher o que vai vestir e mostrar. Isso define muito quais marcas que você escolhe adotar. Quais são seus critérios? Acho que tenho um look bem minimalista, pois prefiro me sentir confortável e não ser vistoso. Além disso, sempre escolho marcas com uma abordagem ética e sustentável, tanto em matéria-prima quanto em mão de obra.
Ter 20 milhões de seguidores nas redes sociais também traz uma grande responsabilidade no que você expõe e divulga. Como essa responsabilidade afeta você no dia a dia? Acho que minha única responsabilidade é ser coerente comigo mesmo e com meu modo de vida, compartilhando minha mensagem em todos os meus canais online, isso é a única coisa que importa para mim. Me sinto muito honrado por isso e ter esse enorme poder é um privilégio para mim, pois posso influenciar de forma positiva tantas pessoas.
Em tempos de pandemia, quais são os maiores desafios para manter o Beautiful Destinations? O maior desafio tem sido ditado pela falta de viagens em geral e pelo fato de todos ficarem presos em casa. Por outro lado, nessa época, Beautiful Destinations tem sido percebido como uma forma de escapar da realidade, como uma janela para o mundo, e agora que começamos a ver a luz no fim do túnel, as pessoas querem viajar e descobrir novos lugares. A Covid-19 mudou totalmente a forma de viajar, já que hotéis e companhias aéreas passaram a oferecer mais flexibilidade em seus produtos, sem taxas na política de cancelamento.
Pra finalizar … Você já olhou mais de perto o Brasil? Tem planos de visitá-lo quando for possível? Claro, o Brasil está entre meus próximos destinos, principalmente por sua natureza exuberante. Este país tem uma vibração única que transcende esporte, música, cultura e comida e está entre meus principais destinos de lazer.