ESTILO: 5 TENDÊNCIAS DAS SEMANAS DE MODA MASCULINA DE PARIS E MILÃO

Por Ivan Reis

Não faz muito tempo que o Quiet Luxury se tornou uma característica quase onipresente nas passarelas e nas ruas das principais capitais do mundo. Há algumas temporadas, as roupas discretas, sem estampas, logomarcas ou qualquer tipo de ostentação têm ocupado os armários de clientes cada vez mais atentos à exclusividade de matéria-prima, cortes e acabamentos primorosos para serem fiéis aos seus estilos.

Abrindo as temporadas de moda internacionais neste ano, as fashion weeks masculinas de Paris e Milão mostraram que o minimalismo de roupas e acessórios pode se adaptar ao estilo de cada um, criando um lifestyle próprio que consegue traduzir o espírito do tempo em que vivemos.

Pensando nisso, selecionamos 5 tendências das semanas internacionais de moda masculina que se atentam aos detalhes para repensar o guarda-roupa do homem contemporâneo com algumas novidades. Confira!

ALFAIATARIA REPENSADA

Há tempos que os cortes dos trajes formais ganham releituras em coleções que desafiam o estilo tradicional. Reestruturando mangas, punhos e proporções, a alfaiataria aparece em versões oversized, com detalhes temáticos e materiais que ganham corpo em coleções que são verdadeiros statements. Dos cowboys de Pharrel Williams na Louis Vuitton ao novo corte e styling da Prada, camisas e calças ficaram levemente maiores, despretensiosas, mas, nem por isso, menos estilosas.

CASACOS COMPRIDOS

Para invernos rigorosos, os casacos apareceram com comprimento abaixo do joelho e em cores neutras e escuras na maioria das vezes. Em materiais pesados ou mais leves, as modelagens soltas fizeram a vez em estilos tradicionais, como o Trench Coat. Imortalizado pela era de ouro de Hollywood da década de 1930, o estilo ganha versões com detalhes em botões e amarrações, além de inspiração marítima e militar.

GOLA ALTA

Um clássico do minimalismo dos anos da década de 1990 aparece repaginado e com sua elegância característica. Por baixo de cardigãs, paletós ou casacos mais estruturados, o pescoço também pode ser marcado por fitas e outros detalhes que resgatam a tendência do passado para os dias de hoje.

MONOCROMÁTICOS

Seguindo o raciocínio da simplicidade nas passarelas, as marcas também apresentaram produções em cor única. Calças, casacos e até acessórios seguiram a monocromia da tendência que também incluiu monogramas discretos, peças com diferentes texturas com brilho contido, além de caimento estratégico que tiraram os looks da convencionalidade.

BOLSAS GRANDES

As bolsas tiveram seu papel de destaque e investiram personalidade nas produções. Em proporções maiores, com alças e ferragens em alguns modelos, o acessório apareceu em cores sóbrias e sofisticadas. Carregadas na mão ou pelo corpo, as bolsas aliam funcionalidade e estilo da melhor forma.