Por Ivan Reis
Uma das séries mais aguardadas do ano resgatou a trajetória de um ícone das pistas de Fórmula 1. Protagonizada pelo ator Gabriel Leone, Senna, da Netflix, já acumula mais de 53 milhões de visualizações e se tornou a produção audiovisual de língua não-inglesa mais vista da plataforma de streaming. O roteiro revela os bastidores, os conflitos e a carreira meteórica de Ayrton Senna. Para além das 41 vitórias em primeiro lugar e dos 80 pódios que já ocupou, Senna também pode ser lembrado pelo estilo fora das pistas. Com este espírito, selecionamos 4 peças-chave para entender mais sobre as escolhas do piloto brasileiro que deixou um legado de estilo para o guarda-roupa masculino.
ÓCULOS
Entre os anos das décadas de 80 e 90, Senna refletia a elegância e a sofisticação de seu esporte. Nesse contexto, os acessórios também faziam parte desse lifestyle. Com armações maiores ou menores, os óculos de sol foram uma marca registrada de Senna. Com detalhes metalizados e lentes resistentes, o modelo Persol 0714 foi bastante usado pelo piloto. O acessório complementou inúmeras produções casuais e que ainda o protegesse da luminosidade das pistas.
BONÉ
Uma das peças mais emblemáticas dos anos em que ouvíamos o ronco dos motores de Ayrton nas pistas. O acessório bicolor foi fruto do patrocínio do extinto Banco Nacional na carreira do piloto. Com o tempo, o boné se tornou um cult de estilo e uma verdadeira homenagem ao “rei de Mônaco”, como era conhecido.
JAQUETA
Uma peça-chave do guarda-roupa também foi adotada por Senna em vários momentos. Com modelagem oversized, com ou sem gola e confeccionada de vários materiais – característica daqueles anos minimalistas -, a peça traduz o espírito ousado, competitivo e aventureiro do velocista. De eventos esportivos a ocasiões formais, a jaqueta adiciona personalidade, atitude e conforto com uma boa dose de estilo.
CAMISA
Um clássico do guarda-roupa masculino tem lugar cativo nas escolhas de Senna para os momentos que viveu fora das pistas. De corte formal e de inúmeros estilos – de mangas curtas, longas, estampadas ou não – a peça reflete o minimalismo do caimento que fez parte de várias ocasiões da vida do brasileiro. Entre simplicidade e elegância, Senna ainda inspira pelas escolhas que o tornaram um ícone de estilo.