Dizem os especialistas que um sapato mal escolhido ou sem qualidade chama mais atenção que a roupa toda. Isso porque, em geral, roupa de homem é algo muito básico, camisa + calça + sapato, e o sapato dá todo o “suporte” na combinação, por isso não pode ser menosprezado. Toda atenção é pouca. Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher qual o melhor modelo para aquela ocasião mais social ou formal?

Numa regra geral pense que os sapatos sociais tem solado em couro e podem ser tanto de amarrar, como com fivela ou sem nenhum detalhe. Ou seja, não teve solado em couro, via de regra, não é um sapato social. Outro detalhe, a amarração paralela é mais aconselhada para sapatos sociais, pois dá um tom mais clássico e chique. Além de dar firmeza aos pés. As opções de modelos variam entre Oxford, Monk, Derby, Loafer e o Brogue, todos em couro.

DETALHANDO CADA UM…

COMO MANTER

Cuidado, pois o ato de engraxar os sapatos constantemente desgasta o couro com mais rapidez. O ideal é usar uma flanela úmida e, quando necessário, um produto próprio para hidratar o couro. Outra coisa, se for usar graxa prefira a líquida, agora em excesso tende a resseguir o couro. Se preferir aqueles produtos com esponjinha na extremidade eles servem para dar uma enganada de urgência. Outro detalhe, evite usar o mesmo sapato dias seguidos. O couro precisa “descansar”.

Na época de chuva cuidado redobrado com seu sapato de couro. Se pisou numa poça d´água não chegue em casa e coloque no sol para secar jamais. O sol vai ressecar e rachar o couro. O ideal é envolver com jornal, que é altamente absorvente. E para evitar mal cheiro, o ideal é passar 48 horas sem usar o sapato. E falando em mal cheiro, lembre-se de não repetir meias e usar desodorante ou talco para os pés (para quem não quer usar meias).

PARA GUARDAR – O ideal é guardar com a sola para baixo, se você não tem sapateira ou um closet, guarde em um saquinho de pano (em geral as lojas entregam assim) sempre um com a boca virada para o bico do outro. Se você quer manter o formado do seu sapato social mais que especial, o ideal é você usar uma forma de madeira (ou plástico) para colocar dentro do sapato mantendo os sapatos em forma.

Outro adereço legal para quem quer tratar bem os sapatos, e não amassar o calcanhar do sapato e deixa-lo mais bonito por mais tempo, é usar uma calçadeira. Os modelos mais comuns no mercado são de metal ou osso.

1) VARIE NO USO DOS SAPATOS

Nunca use o mesmo por dois dias seguidos, porque o couro precisa de tempo para secar completamente após o uso, devido à transpiração dos nossos pés.

2) EVITE ÁGUA

Água e sapato de couro é algo que não combina, pois tende a ressecar o couro. Se possível evite sair com ele em dias de chuva, o ideal é usar uma bota nessa situação. Se molhou deixe secar em ambiente arejado e seco, mas em sol forte em cima. Usar jornal dentro do sapato vai ajudar a secar a umidade.

3) SUJOU, LIMPOU!

Se não podemos lavar com água os sapatos, a melhor forma de limpar é começando a remover a poeira superficial do dia, esfregando com cuidado. Use uma escova de cerdas macias. Caso seja alguma sujeira maior, você pode utilizar uma flanela úmida.

4) COURO HIDRATADO SEMPRE

Se você quer manter o sapato com uma aparência de novo, é muito importante mantê-lo hidratado, para evitar que fique ressecado. No mercado especializado você encontra vários hidratantes de calçados. Se quiser você pode usar hidratante corporal que também funciona. O ideal é hidratar o sapato a cada 3 meses em média.

5) CUIDADO COM O SOL

Evite totalmente expor os sapatos por um longo período aos raios solares pois é prejudicial ao couro, podendo fazê-lo desbotar e até mesmo causar rachaduras, devido ao ressecamento.

6) ENGRAXE CORRETAMENTE

Se você já hidratou e limpou o sapato, chegou a hora do engraxá-lo. Mas atenção, é importante usar uma graxa da cor correspondendo à do sapato. Comece passando a graxa numa flanela e depois a polir o sapato com movimentos circulares.

7) GUARDE DA FORMA CORRETA

Ou seja, evite ambientes úmidos. Isso vai evitar os temíveis fungos. Por precaução é importante usar os sapatos pelo menos uma vez no mês, para que ele tome um pouco de sol, assim espantando o mofo. Outro detalhe, use jornal dentro para evitar que o couro deforme, alterando as formas do sapato. Existem formas de madeira especificamente para isso, mas um jornal resolve a questão.

8) USE UMA CALÇADEIRA

Um hábito muito comum é forçar o sapato para entrar no pé. Isso acaba deformando a região do calcanhar com o tempo. Portanto, tenha sempre uma calçadeira à mãos para ajudá-lo a colocar os sapatos.