Dizem os especialistas que um sapato mal escolhido ou sem qualidade chama mais atenção que a roupa toda. Isso por que, em geral, roupa de homem é algo muito básico, camisa + calça + sapato, e o sapato dá todo o “suporte” na combinação, por isso não pode ser menosprezado. Toda atenção é pouca. Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher qual o melhor modelo para aquela ocasião mais social ou formal?

Numa regra geral pense que os sapatos sociais tem solado em couro e podem ser tanto de amarrar, como com fivela ou sem nenhum detalhe. Ou seja, não teve solado em couro, via de regra, não é um sapato social. Outro detalhe, a amarração paralela é mais aconselhada para sapatos sociais, pois dá um tom mais clássico e chique. Além de dar firmeza aos pés. As opções de modelos variam entre Oxford, Monk, Derby, Loafer e o Brogue, todos em couro.

DETALHANDO CADA UM…

 

COMO MANTER

Cuidado, pois o ato de engraxar os sapatos constantemente desgasta o couro com mais rapidez. O ideal é usar uma flanela úmida e, quando necessário, um produto próprio para hidratar o couro. Outra coisa, se for usar graxa prefira a líquida, agora em excesso tende a resseguir o couro. Se preferir aqueles produtos com esponjinha na extremidade eles servem para dar uma enganada de urgência. Outro detalhe, evite usar o mesmo sapato dias seguidos. O couro precisa “descansar”.

Na época de chuva cuidado redobrado com seu sapato de couro. Se pisou numa poça d´água não chegue em casa e coloque no sol para secar jamais. O sol vai ressecar e rachar o couro. O ideal é envolver com jornal, que é altamente absorvente. E para evitar mal cheiro, o ideal é passar 48 horas sem usar o sapato. E falando em mal cheiro, lembre-se de não repetir meias e usar desodorante ou talco para os pés (para quem não quer usar meias).

PARA GUARDAR – O ideal é guardar com a sola para baixo, se você não tem sapateira ou um closet, guarde em um saquinho de pano (em geral as lojas entregam assim) sempre um com a boca virada para o bico do outro. Se você quer manter o formado do seu sapato social mais que especial, o ideal é você usar uma forma de madeira (ou plástico) para colocar dentro do sapato mantendo os sapatos em forma.

Outro adereço legal para quem quer tratar bem os sapatos, e não amassar o calcanhar do sapato e deixa-lo mais bonito por mais tempo, é usar uma calçadeira. Os modelos mais comuns no mercado são de metal ou osso.