Por Larissa Lins

É cada vez maior a parcela da população masculina interessada em investigar e apurar seu estilo pessoal. Entre os principais benefícios, estão a consolidação da autoconfiança, a jornada de autoconhecimento e a economia de tempo e recursos. “O homem aprende o que valoriza sua imagem, entende como usar seu contraste e cores a favor de si mesmo, aproveitando essas ferramentas para comunicar aquilo que deseja”, explica a consultora de estilo Isabella Hazl.

Formada em Administração de Empresas e especializada em Consultoria de Imagem e em Coloração Pessoal, Isabella observa um aumento da procura pelo serviço entre os homens. “Escutamos sempre a frase: ‘vista-se como se ocupasse a posição que você almeja’. Assim, se você atua como assistente e deseja se tornar um gerente, deve se vestir como um gerente, para que as pessoas o observem como tal. A consultoria de estilo e a análise de coloração pessoal devem ser usadas de forma estratégica, nos âmbitos pessoal e profissional. Se você deseja parecer mais confiante ou mais acessível, as roupas podem contribuir”, detalha a profissional.

O processo de consultoria, que envolve a busca por autoconhecimento e a definição de estratégias de comunicação, inclui uma série de etapas. A princípio, Isabella conduz a análise do biotipo dos clientes, observando suas proporções corporais. Em seguida, identifica seus estilos: “Normalmente, cada pessoa tem um estilo base e passeia entre outros dois ou três estilos complementares”, revela.

O teste de coloração pessoal e o gerenciamento de closet também são dinâmicas bastante procuradas. Nesta última, a consultora investiga o armário dos clientes em busca do que deve ou não permanecer naquele acervo. “Identificamos o que não é mais utilizado, as peças que estão repetidas, as que não representam mais o estilo da pessoa, aquelas cujas modelagens não funcionam mais, o que precisa ser ajustado, o que não está mais em condição de uso”, lista Isabella. “Às vezes, o armário está tão cheio de elementos não utilizados que isso dificulta a visualização de peças que poderiam ser melhor aproveitadas”, complementa. De acordo com ela, os diferentes serviços relacionados à consultoria de estilo podem ser combinados de acordo com a necessidade de cada cliente e se estendem, ainda, a dinâmicas como a de personal shopper e montagem de looks. “Podemos fazer apenas uma parte ou associar algumas partes da consultoria”, pondera.

Com a retomada das atividades após o isolamento social de combate à pandemia de Covid-19, muitos têm se voltado ainda mais atentamente para o próprio estilo e suas possibilidades. “Com a pandemia, as pessoas olharam mais para dentro de si, de suas casas e de si mesmas, já que precisaram ficar reclusas. O trabalho remoto também ganhou força, e as pessoas passaram a se questionar sobre como deveriam se vestir adequadamente para os contatos através da tela do computador, do celular. Agora, com a retomada gradual das atividades, têm procurado esse conhecimento para se posicionar melhor em sua vida pessoal e em suas carreiras”, conclui.

ENTREVISTA MENSCH: ISABELLA HAZL

Quais as vantagens econômicas da consultoria de estilo? Economicamente, a consultoria de estilo nos leva a economizar tempo e dinheiro. Quando for às compras, você saberá o que lhe cai bem. Afinal, às vezes, compramos o que já temos apenas para atender à demanda de uma determinada ocasião, como um casamento, por exemplo. Assim, acabamos comprando aquilo que conseguimos encontrar, em vez do que realmente precisamos. Quando você entende suas cores, estilo e proporção corporal, sabendo o que mais lhe favorece, faz compras mais assertivas e adquire somente aquilo que, de fato, vai usar.

E em relação ao autoconhecimento e à comunicação, quais os benefícios? A consultoria envolve muito autoconhecimento, nos mostra como valorizar a própria beleza. Isso tudo traz segurança ao vestir e, consequentemente, afeta diretamente nossa comunicação. Descobrimos como comunicar o que queremos.

Quais as diferenças entre a consultoria masculina e feminina? A consultoria masculina é muito semelhante à feminina, já que segue os mesmos passos: identificação da proporção corporal, análise de cores e estilo, além dos serviços de personal shopper, gerenciamento de closet, montagem de looks, montagem de mala, entre outros. O que mais diferencia a consultoria para homens e para mulheres é a proporção corporal. Os homens, em geral, têm a proporção corporal de um triângulo invertido, com ombros mais largos do que a parte inferior do corpo.

Observa um interesse crescente dos homens pela consultoria? A consultoria de imagem masculina tem crescido muito, sobretudo no Sul e Sudeste do Brasil. Ainda existem alguns preconceitos e, por isso, muitos homens têm receio de se submeter à consultoria. Mas os que procuram o serviço sempre se perguntam por que não o fizeram antes.

E em relação ao trabalho remoto, quais os principais benefícios da consultoria? A consultoria faz com que as pessoas conheçam as cores ideais para tornar seu semblante mais saudável, iluminado. Em videochamadas, é muito importante entender o contraste ideal para que você chame atenção na medida certa. No caso dos homens, é importante considerar a cor da camisa, se há necessidade de usar um terno, dependendo do tipo de ocasião. Sempre com uma estratégia por trás.

 + SOBRE ISABELLA

A consultora de imagem Isabella Hazl (@isabellhazl) é formada em Administração de Empresas e ingressou no ramo da consultoria de imagem sendo treinada por Catarina Cavalcante, em 2019. Especializada em Coloração Pessoal com Luciana Ulrich, da Studio Immagine de São Paulo, referência na área, também concluiu curso de Coloração Pessoal Avançada, além de treinamentos complementares de Mechas Coloridas, Armário Cápsula, Personal Shopper e Consultoria de Imagem Masculina. Atua no Recife e se destaca pelo conhecimento aprofundado, enriquecido por suas experiências e atualizações.