PALADAR: 10 NOVIDADES GASTRONÔMICAS PARA CONHECER NO RIO

DA PANIFICAÇÃO, CONFEITARIA, PASSANDO PELAS CULINÁRIAS JAPONESA, PORTUGUESA, ITALIANA ATÉ A CONTEMPORÂNEA – AS MELHORES DICAS DA BOA MESA

Assessor de imprensa carioca em destaque no cenário da gastronomia, hotelaria e carnaval, Alan Victor é versátil e leva seu profissionalismo a todos os lugares. Ele destacou dez novidades gastronômicas recém-inauguradas na Cidade Maravilhosa, que merecem atenção. Para quem gosta de gastronomia, vale salvar as dicas para vivenciar essas experiências incríveis da boa mesa. Alan ainda compartilha todas as suas experiências nos seus perfis no Instagram, @riofacil_destinos e no seu pessoal @alan.victorrr. Preparem seus paladares e confiram as melhores novidades da culinária no Rio de Janeiro.

ARTESANOS BAKERY (@artesanos.bakery)

A marca que é sucesso no Recreio, Zona Oeste da cidade, agora também está em Botafogo, na Zona Sul. Artesanos Bakery durante o dia funciona como padaria, de onde saem fornadas fresquinhas do clássico pão de fermentação natural, e, à noite, vira o QG das pizzas certificadas pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), sob o comando do casal Mariana Massena e Ricardo Rocha. Seguindo a tradição de Nápoles, as redondas são feitas com trigo italiano, 24 horas de fermentação e o cardápio conta com receitas autorais como a Margherita Verace, com molho de tomate italiano, fior di latte e basílico, e La Fresca Foresta, um mix de cogumelos frescos orgânicos com purê de alho confit, queijo fior di latte e basilicão.

A loja de 400m², com capacidade para 120 lugares, é dividida em três ambientes. Quem passa pela calçada pode acompanhar a produção dos pães através de um janelão de vidro. São versões de Sourdough feito com o trigo de origem do Paraná – como Multigrãos e o carro-chefe Rústico. A nova casa contempla ainda uma cafeteria comandada por um barista e um bar central. Da confeitaria, comandada por chefs da Escola Le Cordon Bleu, saem preparos como o Quindim, feito com gema de galinha caipira, que lhe traz uma textura e coloração únicas e a Cuca de Banana, massa de amêndoas recheada de doce de banana e creme da casa. Destaque também para o famoso croissant.

ESCAMINHA (@escaminha.rio)

Aberto no final de 2023 na badalada Dias Ferreira do Leblon, o Escaminha apresenta ambiente descontraído e ótimas receitas de peixes e frutos do mar e segue menu da casa-mãe, o Escama. Com a intenção de fugir do óbvio, o restaurante possui receitas como o Croquete de Polvo ao molho de tamarindo e a Lstra de Santa Catarina coberta por granita de pimenta-de-cheiro. O Caldo de Peixe vem enriquecido com água de tomate, peixe braseado e azeite de coentro. Outro destaque do menu é o Tataki de Atum, que reúne cubos do pescado, caldo dashi de alga kombu, gergelim torrado, pimenta togarashi e picles de maxixe. Para almoço ou jantar, há opções na brasa, como o Peixe Espalmado servido inteiro ou metade com acompanhamentos variados. O Arroz do Marujo é perfeito, feito com camarão, lula e polvo. Outra ótima sugestão para compartilhar é a Moqueca de Frutos do Mar com arroz de coco e farofa de dendê, em versões para uma ou duas pessoas.

GIARDINO TRATTORIA (@giardinotrattoria.vogue)

O italiano aberto recentemente na Barra da Tijuca, tem no comando o chef napoletano Vittorio del Gatto. Todo o ambiente do restaurante faz com que o cliente se sinta em Nápoles com as toalhas quadriculadas em vermelho, verde e branco, limões sicilianos e a vezpa. Localizada no Vogue Square, a cucina do chef Vittorio traz a autêntica gastronomia italiana super afetiva. Com passagens por vários países, onde atuou como chef, até chegar ao Brasil, no renomado restaurante Satyricon, Vittorio acumula histórias dentro e fora da cozinha. O chef napoletano, mas brasileiro de coração, prioriza a qualidade de suas receitas com os melhores insumos, ingredientes vindos diretamente da Itália como o molho de tomate San Marzano, azeites italianos. Outro destaque é que toda a massa seca da casa também vem da Itália.

Destaque para a Parmigiana di Melanzane, berinjela frita gratinada no forno com molho de tomate, manjericão e queijo; a Lasagna alla Bolognese, lasanha de pasta fresca ao molho de tomate com pancetta e ragu de carne ao vinho tinto. Além do Speciale Vittorio Polvo & Gamberi, paccheri com camarões VG e polvo ao molho especial do chef; e do Paccheri dello Chef, paccheri com camarões VG ao molho do chef.

HEAVEN CUCINA (@heaven_cucina)

Inaugurado no final de 2023, a nova unidade do Heaven Cucina, no Shopping Tijuca, leva o requinte e a culinária única da chef Heaven Delhaye para a região. O restaurante conta com sucessos no menu, como o tradicional, porém repaginado com o seu toque único, o espaguete Carbonara – a releitura de sucesso da chef Heaven é finalizada à mesa, flambada ao cognac no parmesão, Grana Padano de 32kg, finalizado com bacon, farofa de brioche Maison, cebolete e gema de ovo caipira e o inconfundível Alla Chitarra Al Mare – feito com massa fresca com molho cremoso de pesto, coberto com polvo, camarões VM e mini lulas sobre molho Romesco. Além do clássico Gnocchi Fritti, que traz um mix de geleias caseiras: goiabada picante, geleia de maçã e salsa picon, e a deliciosa sobremesa Sfera Di Cioccolato.

JAPPA DA QUITANDA (@jappadaquitanda)

A mais nova empreitada do Jappa da Quitanda é a unidade do BarraShopping, inaugurada em dezembro de 2023, e que mais recentemente abriu a sua expansão, se tornando a maior loja da marca, com 600m², com direito a bar e varanda panorâmica do andar térreo do shopping. Com capacidade total para 210 pessoas, o Jappa do BarraShopping tem projeto assinado pela arquiteta Patricia Nabuco. 

O sucesso do Jappa tem uma explicação coerente: um menu para todos os gostos, apresentação impecável e peixes frescos. Do sushibar saem sugestões como os Bobom´s Temari, sushi em formato de “bolinha”, uma alusão as luminárias artesanais feitas por japonesas, podem ser de Camarão com Cogumelos Brulee; Salmão com amêndoas, mel trufado e toque de pimenta; Atum, foie gras e lichia; e Peixe branco com shisô e vinagrete de umeboshi trufada; o Coral Tataki, com corte gordo do salmão, levemente maçaricado com azeite trufado, cream cheese, flor de sal e Coral, uma telha decorativa. Outro sucesso da casa é o Oisihi Tuna, tartar de atum com creme de cogumelos trufados brulée, tarê de lichia, massago orange e black, cebolinha, acompanhado de chips de Harumaki. Para se deliciar, não pode ficar de fora o Combinado do Chepph, que leva uma seleção de sushis, sashimis e rolls em criações exclusivas do Jappa.

PATO COM LARANJA (@patocomlaranja)

Considerado um ícone da gastronomia carioca, o Pato com Laranja, levantou novo voo e desta vez, acaba de aportar na rua mais gastronômica da Cidade Maravilhosa, a Dias Ferreira no Leblon, com a proposta ousada e futurista de um listening bar, conceito que nasceu no Japão, virou tendência mundial em Nova York, nos EUA e encantou o mundo, até chegar ao Brasil, nos melhores restaurantes de São Paulo. Hoje o Pato com Laranja da Dias Ferreira contempla a tríade gastronômica contemporânea asiática unfusion, mas, é claro, que a chef Andrea Tinoco resgata receitas clássicas que são sucesso há 30 anos no menu executivo da marca. Entre as delícias do menu, destaco a parte do japonês, com Guiozas, Sushis, Sahimis, Usuzukuris, entre outros. Há ainda, Bao de Barriga de Porco – barriga de porco laqueada com molho de amendoim, picles de abacaxi e coentro; Ceviche de Peixe Branco com leche de tigre de cajú e chips de aipim; Berinjela no Missô; e Canoli de Tartare de atum com repolho e molho de pimenta gochujang. Na ala dos principais, holofotes para a Barriga de porco laqueada no missô com amendoim, kimchi rice, nirá e gergelim e Camarão com arroz arbóreo caldoso e espuma de crustáceos. Para finalizar, a ótima pedida é a Pavlova de frutas vermelhas com pistache.

QUINTA DA HENRIQUETA (@quintadahenriqueta)

Uma excelente opção para quem busca boa gastronomia e um ambiente agradável e intimista é a Quinta da Henriqueta. Na parte do menu para começar, a dica é o “Abrindo o Picaporte”: pão fermentado natural, pão de enchidos, torrada, azeitona, pasta de atum, tremoços, manteiga de azeitona e de chouriço, torrerminhos, chouricinho do Alentejo, queijo fresco da casa, massa malagueta dos Açores (ideal para 4 pessoas). Nas entradas, Polvo a Solar, polvo português cozido no sous vide em baixa temperatura por 2h, finalizado com azeite e páprica doce. Uma homenagem a um dos mais tradicionais restaurantes de Lisboa. Outra sugestão é o Sashimi de Atum Especial, atum, melancia, servido com pipoca de alcaparras e endro e teriyaki português. Como principal Costeleta de Cordeiro, french rack grelhado, acompanhado de arroz de hortelã e vinagrete de feijão manteiga e para compartilhar Robalinho do Zé, robalo inteiro espalmado, assado com sal grosso, finalizado com azeite extra virgem português, ervas e alho, servido com batata portuguesa, crocante e macia por dentro. Para finalizar a sugestão é o bolo “Dona Amélia”, servido sob leito de creme inglês quentinho, Erva Príncipe e farofa de castanhas portuguesas, acompanhado de sorbet de capim limão e o Pudim Molotof, vistosa e tradicional sobremesa portuguesa, preparado com creme de ovοs.

SARDINHA TABERNA PORTUGUESA (@sardinhataberna)

Uma verdadeira “viagem” às terras lusitanas em pleno Rio de Janeiro. Aroma, sabor, ambiente e música, tudo no Sardinha Taberna Portuguesa faz lembrar Portugal. A autêntica culinária portuguesa do restaurante conquista cariocas e turistas nas três unidades da marca, no Leblon, no BarraShopping, na Barra da Tijuca e em Botafogo, no Botafogo Praia Shopping, o mais recente restaurante da marca. No menu típicas receitas da terrinha como os clássicos: o Bolinho de Bacalhau; Chouriço tipo Arganil, assado inteiro na aguardente portuguesa; Bacalhau à Brás; Misto do Mar com Chouriço – polvo, camarão VG, tamboril e lulinha. Acompanha legumes salteados e molho; Toucinho do Céu, o mais tradicional dos conventos; Pastel de Nata, entre outros. E as novidades, o Polvo à Moda das Beiras com molho de chouriço e batata a murro; e Berinjela Mediterrânea, assada com queijo, azeitona, tomate, nozes e redução de Vinho do Porto. Além da sobremesa, a Rabanada com Gelado e Amêndoas. Na parte das Bebidas Portuguesas, chamam atenção:  a Aguardente São Domingos velhíssima; Aguardente Bagaceira; Aguardente CRF Reserva; Amendoa Amarga Siciliana. E na categoria Bebidas sem álcool, o Mate da Casa natural ou com limão; a Laranjada da Fraga – uma autêntica receita portuguesa e a Água das Pedras, água natural portuguesa gaseificada.

SI-CHOU (@restaurantesichou)

O asiático dos restauranteurs Elia Schram (Babbo Osteria) e Menandro Rodrigues (Haru Sushi) é uma verdadeira viagem gastronômica com base nas culinárias japonesa, coreana, chinesa, vietnamita e tailandesa. A casa de dois andares na Rua Barão da Torre em Ipanema traz um menu autêntico, recheado de clássicos já conhecidos e outras receitas até então pouco conhecidas. A cozinha quente comandada pelo chef Rodrigo Tristão brilha com sugestões como o Bulgogui, feito com fatias de carne marinadas à moda coreana, salteadas na wok com cebola e cogumelos e o Dolsot Bibimbap, arroz frito na panela de ferro com carne marinada e temperada, cogumelos, legumes, gema e molho coreano levemente picante. Do sushi bar, não deixe de experimentar o Ussuzukuri de Peixe Brasileiro, com sunomono de manga e gochugaro e a clássica seleção de Sushi Moriwase, de salmão, atum, peixe branco especial, camarão e polvo. Para finalizar, as sobremesas dão o charme final, assinadas pela chef pâtisserie Julia Guimarães. Entram em cena sugestões como o Orient Express, um fondant de chocolate com sorvete de baunilha, bourbon e calda de caramelo salgado de missô e o Tropical Asia, cremoso de coco e chocolate branco, sobert de maracujá, compota de manga levemente spicy. 

YUJO (@yujo_rj)

Yujo significa amizade em japonês. E é isso que o restaurante, localizado na Barra da Tijuca, mais precisamente no cantinho mais charmoso do Jardim Oceânico transmite aos clientes: Um lugar para celebrar a amizade e encontrar os amigos, tudo regado a alta gastronomia japonesa. Quem assina o menu da casa é o renomado chef Marcelo Yamasaki com passagens por renomados restaurantes japoneses no Rio Janeiro e em São Paulo. Outro destaque da casa é o projeto, que leva assinatura arquiteto Rogério Antunes, que fez o aproveitamento do pé direito alto na entrada, onde há um grande balcão bar em mármore Carrara, local em que idealizou uma instalação artística espetacular e dramática com o tema baseado na representação de um rochedo no fundo do mar. Uma verdadeira obra de arte. No menu, chamam atenção as Ostras Frescas ao Molho Ponzu com Ovas de Salmão; Crispy Rice, arroz crocante com atum ou salmão spicy; Guiozas de lombo suíno ou camarão. Além do Roll Yujo nas versões: Centolla – enrolado de centolla desfiado com crisp de tempurá e maionese de ovas e Maguro Enguia – enrolado de enguia empanada com ovas. Outro ponto alto do chef Yamasaki é o Black Cod – bacalhau negro do Alaska grelhado ao molho de missô. A casa ainda apresenta uma iguaria da culinária nipônica, o atum bluefin em três duplas para surpreender o paladar. A começar pela dupla de Akami; na sequência, o Chutoro e o mais desejado, o Toro. E para harmonizar com as receitas, a carta de sakês do Yujo é super selecionada com opções para todos os gostos. Destaco a estrela da carta, o Dassai 23, que combina os melhores ingredientes, a produção à moda antiga e uma tecnologia sem precedentes. Polido até uma proporção de inéditos 23%.