Foi na hora certa e no momento exato que a pernambucana Camila Coutinho, em uma brincadeira entre amigas, resolveu criar o blog “Garotas Estúpidas”. O veículo, que foi pioneiro no Brasil, e este ano completa 10 anos, é sinônimo de sucesso, ao se posicionar em quinto lugar dentre os sites – em todo mundo – que abordam assuntos como moda e estilo. Hoje em dia, é impossível falar desses temas sem levar em consideração o poder que um digital influencer imprime sobre o seu público. De estúpida, Camila não tem nada e se revela uma mulher de atitude, beleza, energia e muita determinação.
“Quem trabalha com internet tem que se reinventar sempre. Tudo é muito rápido. É necessário ter muito planejamento e atingir metas. É aprendizado e dedicação. Comecei como uma menina estudante, que queria ser designer de moda, e tudo isso fez-me descobrir uma comunicadora na internet. Na época, comecei escrevendo sobre celebridades e só então, quando o assunto começou a se disseminar mundo a fora, foi que migrei para a moda, sendo a primeira aqui no Brasil”, conta Camila.
Com o passar do tempo, houve uma valorização das blogueiras e dos influenciadores, o que mexeu com toda a maneira de comunicar, com o mercado editorial e, consequentemente, com toda a parte financeira. “Começamos a atingir anunciantes que tinham parceria apenas com os veículos tradicionais. Para tanto, foi preciso um entendimento de notar e explicar que uma coisa não oculta outra. Há dois anos, compreendi que eu era detentora de dois produtos e não de um, como imaginava. Tinha o “GE” e o Camila Coutinho (marca) e estes andariam em paralelo, sem que houvesse sobreposições, até porque são caminhos distintos. O blog possui uma linha editorial e comercial definida e Camila também, além de acompanhar todo o meu processo de amadurecimento”, explica.
A velocidade com que a internet apresenta novas mídias e a elas atribui força e público é constante e imensa. Ao mesmo tempo que um ”veículo” precisa de planejamento, executá-lo torna-se uma tarefa desafiadora. “Não depende de nós esse controle, fazemos nossa parte. É importante ter a presença em todas as redes? Sim, mas também é fundamental saber como você vai estar e qual seu objetivo e não se deixar seduzir pela audiência fácil nesse sentido. É preciso ter muita humildade pra entender que mesmo fazendo dez anos e sendo o primeiro, isso não significa muita coisa, o que significa é ser o melhor.” Pontua Camila e exemplifica, “Há dois anos criei um canal no youtube, mas não o enxergava com a força que de fato ele tem. Comecei então a me dedicar mais e a pensar em projetos diferenciados como foi ”A casa dos youtubers” patrocinado pela MAC. Juntamos 12 youtubers numa casa pra trocar experiências. Foi uma ação importante para todos, e, principalmente, para fortalecer laços com o público que nos presenteou com mais de 15 milhões de views nos vídeos que produzimos.”
Com a dedicação e carinho que Camila possui elaborando seus projetos, o lado social não poderia ficar de fora. Uma ideia que atualmente gerencia é o Orgulho Pink. “Faço há dois anos e acredito que esse ano será o terceiro. Ele é voltado para mulheres com câncer e toda sua renda revertida em prol da causa. Nele, todo mundo pode ajudar, seja com dinheiro ou com seu ofício. No meu caso, eu faço conteúdo e essa é a melhor maneira que eu posso ajudar a causa. Fizemos uma série de vídeos abordando temas como alimentação, pele, maquiagem e moda, tudo com o objetivo de resgatar toda autoestima da mulher”, comemora.
A fama foi algo que aconteceu gradualmente na sua vida. Aos poucos e, no decorrer de sua trajetória, conquistou a fidelidade e respeito de todos ao se tornar uma das maiores potências da internet em lifestyle. Atualmente, figura a lista da revista Forbes “30 abaixo de 30”, que destaca os jovens de sucesso e de futuro. Corre o mundo em semanas moda, festivais e eventos de peso e recentemente passou a fazer parte do casting da The Society Management, divisão de Nova York da Elite World, que também cuida das carreiras de nomes como Kendall Jenner, Adriana Lima, Toni Garrn e Willow Smith. “Estou muito honrada e animada para embarcar nesse novo capítulo da minha carreira nos EUA, representada pela renomada agência The Society Management, ao lado de tantas mulheres bonitas e talentosas que admiro”, disse a brasileira em um comunicado liberado à imprensa.
E, foi com o olhar do fotógrafo Yuri Sandemberg, que Camila posou, com exclusividade, para a MENSCH. No ensaio produzido no charmoso L’Hotel Porto Bay, pitadas de ousadia sob o olhar de uma bela mulher que um dia foi “estúpida”. Confira! Ela merece muitos likes!