POR RENATA ASHCAR
Optar por um perfume sem ter uma ideia do que escolher é uma tarefa árdua. Com tantas opções disponíveis, não é fácil encontrar aquele que ficará em perfeita harmonia com o seu estilo. Para ajudar na escolha, vamos pensar em alguns pontos importantes: o seu gosto pessoal, onde usará e, principalmente, a sua personalidade. Anote algumas regrinhas infalíveis:
Nunca compre um perfume baseado no cheiro que ele tem em outra pessoa. O perfil genético, os hábitos alimentares, o grau de transpiração e até mesmo questões emocionais podem afetar a performance. A mistura dos odores corporais com a fragrância resulta em diferentes cheiros. É fundamental testar a fragrância na própria pele.
Para descobrir o real resultado de um perfume é preciso aguardar, pelo menos, uma hora após a aplicação, para o desenvolvimento das três fases da difusão da fragrância: notas de saída duram no máximo 15 minutos; notas de coração são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram 40 minutos; e notas de fundo são as mais tardias, porém mais persistentes.
TRABALHO
Fragrâncias cítricas reduzem a ansiedade e melhoram o humor e a disposição geral – o que pode ser bem útil às 7 da manhã, né?
ENCONTROS
Antes de sair de casa… aplique nos lugares certos: os pontos mais quentes, aqueles de maior circulação sanguínea são chaves: nuca, no peito e pulsos são os ideais
REUNIÃO COM O CHEFE
Cheiros como o da bergamota deixam você mais alerta assim como os amadeirados, que trazem com certeza mais foco.
PÉ NA ESTRADA
Cedro traz energia. Dizem até que algumas empresas japonesas pulverizam essa fragrância nos escritórios, no fim da tarde, para evitar a queda de produção.
TREINO
Estudos mostram que o cheiro de hortelã/menta pode turbinar a mente e o desempenho em atividades físicas, valendo até o uso de óleos essenciais para incrementar a performance.
BALADA
Aposte em perfumes com notas mais vibrantes e intensas, como de cardamomo, gengibre e pimentas, pois elas são revigorantes. Ideal para quem sai do escritório direto para a happy hour.
VITRINE COM PRODUTOS
BALADA
EROS PARFUM VERSACE
EDT original, de 2012, que já se tornou um clássico, recebeu o nome de Eros, deus grego do amor e filho da deusa Afrodite. A inspiração na Grécia antiga perdura desde a época em que Gianni Versace ergueu seu império da moda e tomou a deusa Medusa como símbolo da marca para enfeitar inúmeros produtos da casa, entre eles o frasco da fragrância.
SCANDAL POUR HOMME LE PARFUM – GAULTIER
O perfume original, de 2021, chamou a atenção por sua nota gourmand de caramelo e acabou entrando no top 20 dos mais vendidos no Brasil. Esta nova versão evidencia as notas amadeiradas, sendo mais intenso, com um toque ainda mais sexy e ousado.
DIA A DIA
2.10 AMYI
Inspirado na bebida Moscow Mule, tão popular no Brasil nos últimos anos, a fragrância se abre com a incrível refrescância do limão-taiti e logo evolui para um acorde cremoso de gengibre e cardamomo. O resultado é um efeito sensorial inusitado que é ao mesmo tempo quente e gelado. Uma fragrância agradável e energizante para ser usada em todos os momentos.
KAIAK O2 – NATURA
Inspirado no conceito de blue mind, que remete ao bem-estar gerado pelo contato com a água, Kaiak O2 traduz o oceano não só como frescor, mas como o sistema circulatório da Terra, produzindo mais da metade do oxigênio que consumimos. O perfume traz potentes moléculas aquáticas e cítricas efervescentes, que ganham personalidade com notas de madeiras úmidas e a refrescância do poejo.
NAUTICA BLUE
Para o homem aventureiro e em busca de emoções, revigorado pela energia de amplos espaços abertos e oceanos azuis cintilantes. Esta Eau de Toilette é fresca, ousada e aquática, ancorada por notas quentes de madeiras. Por trás da fragrância está o perfumista Maurice Roucel.
TRABALHO
SAUVAGE DIOR
Sauvage se inspira em lugares amplos e selvagens; céu azul que cobre paisagens rochosas, calor sob o sol do deserto. A composição é radicalmente fresca, rústica e nobre ao mesmo tempo. O sucesso colocou o perfume entre os mais vendidos no Brasil.
BOTICARIO MALBEC ULTRA BLEU
Inspirado na profundidade do oceano, Malbec Ultra Bleu traz um frescor intenso, combinado à força do amadeirado de Malbec. Como um mergulho à noite, a embalagem apresenta o tom do azul noturno e um efeito fosco que remete ao gelado do fundo mar, para você mergulhar nessa fragrância que apresenta mais refrescância e um toque novo de intensidade
JANTAR ROMANTICO
EXPLORER PLATINUM
Explorer original foi lançado em 2019, e o flanker Ultra Blue, em 2021. A nova versão traz uma aventura ousada pelas montanhas italianas, capturando a emoção e a beleza de uma jornada para altitudes mais elevadas. Esta fragrância autêntica, realçada por um toque de liberdade, irradia a masculinidade refinada, imponente e carismática.
ACQUA DI GIO PARFUM – ARMANI
O perfume original é de 1996, um clássico que segue entre os mais vendidos do mundo. Ingredientes sintéticos, como calone, dihidromircenol e hedione, são chaves da composição, que inspirou outros ícones – os novos flankers mantiveram o DNA da estreia: Absolu (2018), Profondo (2020) e EDP (2022).
ON THE ROAD
HERO BURBERRY
EDT foi lançada em 2021. A versão EDP vem com um acorde mais quente e especiado, explorando um novo e atraente lado do heroísmo. Um homem em uma jornada de autodescoberta. Um espírito exploratório, com uma sensibilidade centrada. Um perfume intenso e revigorante, uma fusão poderosa que lembra uma floresta perto do oceano, uma jornada ao longo de uma costa selvagem, correndo para a liberdade.
COACH GREEN
Uma fragrância como uma rajada de ar fresco. O sofisticado verde do frasco remete às cores encontradas na natureza e nos artigos de couro Coach, cujas bolsas têm um fecho que inspirou a tampa bronze do perfume. A carruagem e os cavalos, símbolos da marca, estão gravados no vidro.
#008 MOOD INDIGO – LENVIE PARFUMS
Fragrância inspirada pela música escrita por Irvin Mills e brilhantemente cantada por Nina Simone. Para representá-la, a marca criou uma nova abordagem para as notas de couro, misturando o frescor do cítrico. Resultado: um perfume profundo, com ritmo e alma.
*Renata Ashcar é uma verdadeira autoridade na perfumaria no Brasil e no exterior. Pioneira na divulgação da cultura do perfume no país lançou seu primeiro livro em 2001 e desde então já soma 16 obras publicadas entre elas o aclamado Guia de Perfumes que já está em sua 10ª. Edição. @renataashcar