hegou a época mais esperada do ano, para os momentos de lazer.  As praias, o mar, a natureza e o sol são bem aproveitados, ainda mais por ser um período de férias e festas. Com a temperatura aumentada, os cuidados com o corpo precisam ser redobrados. É importante dar preferência a alimentos leves e que mantenham nosso copo hidratado, como saladas, legumes, frutas, carnes frescas e magras, sucos naturais e água de coco.

A exposição excessiva ao sol, além de aumentar o risco de desidratação, pode acelerar o envelhecimento precoce da pele. Para garantir um bronzeado saudável e aumentar a proteção, é importante ingerir alimentos fontes de carotenoides, como luteína, zeaxantina e betacaroteno (que são responsáveis pelas pigmentações amarelo, laranja e verde escuro dos alimentos). Eles são potentes antioxidantes encontrados no mamão, laranja, manga, cenoura, couve, espinafre e agrião. A vitamina C, que também possui efeito protetor, não pode ser esquecida. Duas boas opções de suco que contemplam esses nutrientes são:

1) mamão + cenoura + laranja;

2) couve folha, abacaxi e limão.

Quando não coamos os sucos, ingerimos também as fibras presentes em suas frutas, o que promove aumento da saciedade e auxílio do bom funcionamento intestinal. Devemos evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas por conta de seu efeito inflamatório. Mas quando isso não for possível, algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o seu impacto. Entre elas estão:

1) Ingerir bastante água antes, durante e após o consumo da bebida. Manter-se hidratado é essencial para aliviar os sintomas de ressaca;

2) Dar preferência a petiscos proteicos e que contenham gorduras boas, como carnes leves (peixes, carpaccio) e nuts (amêndoas, castanhas, nozes);

3) Evitar frituras, massas e doces;

4) No caso dos drinks, dar preferência aos feitos com frutas fontes de vitamina C e pouco calóricas, como limão, kiwi, morango e maracujá. Tentar não adoçá-los ou consumir o mínimo possível de adoçante (100% Stévia).

O ômega 3, ácido graxo encontrado em alimentos ricos em gorduras boas, possui efeito anti-inflamatório e fortalece a imunidade, sendo sua ingestão também necessária. Ele pode ser encontrado em peixes, castanhas, sementes e azeites.

Outras recomendações importantes são a exclusão de refrigerantes e sucos de caixinhas. Para o preparo das refeições, deve-se evitar os temperos industrializados, especialmente aqueles em tabletes ou saquinhos que contém uma quantidade excessiva de sódio. É possível explorar os temperos como coentro, alho, salsa, cebolinha, manjericão, hortelã, alecrim, cebola, pimentas, cúrcuma, limão, orégano… Além de se deliciar com os seus sabores naturais, ainda usufrui dos benefícios à saúde que os seus nutrientes promovem.