HOMENS DE ESTILO: MODA E ARQUITETURA

Tanto a moda quanto a arquitetura são formas de expressão de uma época, de um povo e uma cultura. Ambas exercitam o olhar, trabalham a criatividade e são uma poderosa forma de dialogar entre as pessoas. Partindo deste princípio conversamos com três dos arquitetos pernambucanos mais requisitados do mercado que participaram da mostra Casacor PE 2023, onde foram fotografados em seus ambientes. São homens de estilos diferentes, percepções diferentes, porém o mesmo olhar aguçado e a mente em constante ebulição para criar o novo, transpor o tempo e deixar sua marca registrada em projetos memoráveis.

ANDRÉ CARÍCIO

Moda e arquitetura têm algo em comum? Consegue ver alguma relação? Não! Pra mim a boa arquitetura não segue modismos e nem tendências. A arquitetura de qualidade tem que durar, não deve seguir momentos. Mas já na decoração, acredito que pode ter algumas relações.

A forma como se veste um arquiteto traz alguma influência do seu estilo de projetos? Acredito que sim! Nós somos um reflexo daquilo que acreditamos e somos o nosso cartão de visitas.

Qual seu estilo? Meu estilo é casual. Gosto de roupas confortáveis.

Que peças não podem faltar no seu guarda-roupa? Roupa de academia. (risos)

ROMERO DUARTE

Moda e arquitetura têm algo em comum? Consegue ver alguma relação? Hoje considero que mais importante do que tendência é entender o comportamento que a gera, nos costumes, moda e, por que não dizer na arquitetura? Elas são expressões de uma época adaptadas à nossa cultura e como recebemos e percebemos estes comportamentos influenciando nossas vidas. Considero ambas bem interligadas com seus perfis efêmeros e outros perenes.

Qual seu estilo? Sou muito eclético. Me visto para ocasiões, sem rótulos específicos. Adoro roupas com cortes diferentes, procuro nelas atemporalidade e me sentir bem com o que estou vestido.

Que peças não podem faltar no seu guarda-roupa? As básicas. Uma pessoa pode ser elegante com poucas coisas: um bom par de sapatos, peças de corte inteligente, cores neutras e se vestir com seu melhor e mais sincero sorriso (pra mim, esse elemento tem poder de ofuscar todos os outros e abrir todas as portas!).

DIOGO VIANA

Moda e arquitetura têm algo em comum? Consegue ver alguma relação? Quando se fala em tendência, atemporalidade, o bom gosto e o mau gosto sim. Durante o período barroco, era medieval, o modernismo… Tem sim. As pessoas são a interseção da moda e da arquitetura.

Qual seu estilo? Se eu pudesse seria linhas retas e cor preta. Mas em Recife… É complicado. 

Que peças não podem faltar no seu guarda-roupa? O que queria mesmo era uma calça jeans tradicional, tipo a Levis 501 e uma camiseta de malha pima cor preta. Mas minha realidade hoje são as camisas de linho, super adequadas para o clima da cidade onde moro.

Fotos Carlos Cajueiro

Agradecimento CasaCor PE (Locação)