Por Rodrigo Dantas

Em 2022 é o ano em que se celebra os 60 anos dos filmes do agente secreto 007 e a Land Rover, que tem uma parceria de décadas com a franquia, resolveu comemorar em grande estilo. Para isso criou um Land Rover Defender 90 muito especial, pronto para rally. Além de participar do Campeonato Bowler Defender Challenge 2022, com Mark Higgins, motorista dublê nos filmes de James Bond no volante competindo na etapa Norte do País de Gales, que aconteceu no sábado (26).

Higgins já participou de quatro filmes de James Bond (Quantum of SolaceSkyfallSpectre e Sem Tempo para Morrer) como piloto de acrobacias, além de ser três vezes campeão britânico de rally. O novo Defender é um dos modelos que protagonizam as perseguições emocionantes do mais recente filme 007 Sem Tempo para Morrer (2021), o que faz do modelo a escolha adequada para que Mark Higgins participasse da competição. 

O novo Defender 90 ganhou um design exclusivo com uma pintura preta na carroceria, com o logotipo especial com a escrita “007” e “60” no teto e nas laterais, e também os nomes de todos os filmes de James Bond inscritos em letras douradas no capô e na tampa traseira. 

Mark Higgins durante a competição

POTÊNCIA DO DEFENDER 90

O Defender 90 Bowler é alimentado por um motor P300 Ingenium powertrain com 300 cv de potência. A suspensão foi aprimorada com um sistema de amortecimento sob medida com estruturas modificadas com novas molas específicas para aumentar a estabilidade. Outras alterações de segurança incluem uma gaiola rolante completa, melhor refrigeração para o motor e para o transmissor, escapamento esportivo e novo spoiler de teto traseiro. Ele também é equipado com rodas Bowler de 18″ reforçadas com pneus off-road all-terrain.

Todas essas modificações ocorreram em parceria com a Bowler Motors, que customizou o veículo para o uso off-road profissional e teve como base as exigências da FIA, órgão internacional regulador do automobilismo.

O Campeonato Bowler Defender Challenge terá sete rodadas realizadas no Reino Unido, com 12 equipes na competição, cada uma delas competindo em idênticos Defenders preparados pela Bowler. O foco do evento é promover um ambiente divertido que estimule o desenvolvimento de habilidades de direção e competição, mantendo a sensação envolvente do automobilismo.