Quando se trata de se refrescar no calor mantendo a elegância, o que vestir faz toda a diferença. E nessas horas o linho é rei. Apesar disso, continua sendo um material surpreendentemente raro, especialmente em roupas masculinas. Em parte, isso se deve ao seu custo mais alto comparado ao algodão, mas também porque o linho polariza a opinião devido à sua propensão a dobras.

A história da alfaiataria de alguma maneira oposta aos vincos do linho, o que pode ser uma reprovação para o estilo rigidamente associado aos homens mais tradicionais. No entanto, como provaram várias faixas de homens dos italianos aos franceses mais exigentes, um efeito levemente amassado pode trazer um visual sofisticado e despreocupado em climas mais quentes. Requer apenas conhecer as propriedades da roupa e como tirar o máximo proveito desse material fino.

DA ÁPOCA DO FARAÓ

O linho é uma fibra natural feita a partir dos caules da planta de linho Linum. Há evidências que sugerem que a manufatura de linho estava em operação no Egito há mais de 4.000 anos. Quando a tumba do faraó Ramsés II, que morreu em 1213 aC, foi descoberta no final do século 19, as embalagens de linho estavam em perfeito estado de conservação após mais de 3000 anos.

Plutarco, historiador da Antiga Grécia, também escreveu que o linho era muito valorizado entre a antiga classe sacerdotal romana. E, por fim, usado como roupa de cama era cobiçada pelas classes mais altas por sua sensação fria e macia contra a pele, tornando-se uma marca de riqueza e posição social. Hoje em dia, as roupas constituem apenas uma porcentagem muito pequena da produção de roupas de cama – o que torna uma camisa de linho de boa qualidade ainda mais especial para seu guarda-roupa.

PROPRIEDADES DO LINHO

A roupa de boa qualidade é feita com um tecido muito durável, forte e confortável. As fibras não esticam e são resistentes a danos por abrasão e lavagens, e as cores não desbotam. A baixa elasticidade das fibras é o que confere às roupas de linho uma aparência levemente enrugada. Por isso o linho traz vários benefícios em comparação ao algodão:

Frieza: é altamente respirável e macio; muito mais que o algodão devido à sua menor contagem de linhas.

Resiliência e longevidade: enquanto o linho é 35% mais forte que o algodão, sua principal vantagem é a longevidade. Embora uma nova camisa de algodão pareça mais suave e sedosa ao toque, o linho estará no seu melhor dois ou anos após a compra. Também tende a ficar mais macio e brilhante a cada lavagem, enquanto o algodão faz o contrário.

Absolvição: O linho tem uma taxa de absorção de umidade muito alta, tornando-o o tecido ideal para climas quentes e úmidos. Também é hipoalergênico, o que significa que é menos provável que o suor quebre suas fibras. Combinada com sua falta de elasticidade, essa capacidade de absorver rapidamente a umidade do corpo é responsável pela facilidade com que o linho pode se enrugar.

COMO USÁ-LO

O linho é sem dúvida o melhor tecido para o clima quente. Uma camisa de linho é uma peça chave que cria uma aparência continental extremamente confiante. O que torna esse tecido particularmente versátil no verão também é sua capacidade de servir como roupa de dia e de noite.

Durante o dia, uma camisa de linho é uma alternativa inteligente ao estilo onipresente de usar polos de mangas curtas com shorts ou calção de banho. É confortável, mas não compromete a lógica de uso; uma qualidade que também o torna adequado para o uso noturno. De fato, em qualquer resort sofisticado do litoral nordestino ou do Caribe, por exemplo, uma camisa de linho é a peça de escolha para um aperitivo no início da noite ou para eventos um pouco mais formais.

No entanto, camisas de linho não devem ser apenas consideradas um item para usar em locais à beira-mar ou em áreas tropicais. Na atmosfera da cidade onde o calor combinado com a falta de vento pode criar um clima opressivo, o linho oferece a solução perfeita. Qualquer pessoa que tenha passeado por São Paulo, Nova York ou uma capital europeia em um dia quente de verão saberá o quão mais intolerável é o calor em uma cidade, em comparação com lugares próximos ao mar. A textura fria do linho e a qualidade de absorção de umidade fornecem a melhor solução nesses cenários.

NA HORA DE COMPRAR

Dado que a roupa nova é bastante rígida ao toque, é difícil discernir sua qualidade antes da compra. No entanto, não demora muito para ver a diferença. O linho de boa qualidade ficará mais macio e sedoso na textura, quanto mais você o usar. Roupa de qualidade inferior reterá sua textura rígida e áspera e perderá sua forma.

Fonte / fotos: Luca Faloni